As produções audiovisuais de gastronomia dominam os catálogos de streaming e a grade televisiva de qualquer canal. Os programas são para todos os gostos e todas as rotinas, passando desde manhã até tarde da noite, com dicas de receitas e competições acirradas entre chefs.
As sensações provocadas por assistir o preparo de comidas são muito agradáveis, estimulando o cérebro e inspirando a se “aventurar” na cozinha. Também se torna muito interessante notar as inúmeras possibilidades que podem surgir a partir de diferentes matérias-primas, apenas pela forma do preparo, além de entrar em contato com outras culturas.
A crítica-membro do Critics Choice Awards, Fabiana Lima, acredita que a comida sempre esteve presente de uma forma ou outra nas narrativas cinematográficas, ainda que estivesse em segundo plano. “O que mudou um pouco nossa relação dos anos 2000 para cá com essas produções, foi o aumento do consumo de reality shows e, atualmente, as pessoas buscam cada vez mais um estilo de vida saudável”, acrescenta.
Existe um entendimento no cinema de que o documentário não é exatamente a realidade, mas, sim, um tratamento dela. “É o gênero que melhor se encaixa para passar a sensação de veracidade e urgência necessária à narrativa do tempo presente”, explica Fabiana.
Abaixo, fizemos uma seleção diversa de longa-metragens e séries documentais para ficar por dentro e explorar a cultura e a arte da culinária por todo o mundo!
1. Comida Ancestral (Spcine Play)
O Spcine Play disponibiliza em seu catálogo o documentário Comida Ancestral, que estreou em 29 de setembro e pode ser acessada gratuitamente de qualquer lugar do Brasil. Dirigido por Nicole Allgranti, o filme faz um retrato da soberania alimentar dos povos originários e as diversas formas de cozimento que provêm da natureza.
2. Expedição Terroá Paraíba (YouTube)
Apresentado e dirigido pela jornalista Marina Sá, percorre-se a gastronomia paraibana que possui influencias indígenas, portuguesas e africanas. Terroá é um festival de culinária e arte, que acontece na Paraíba, buscando, através de um movimento, destacar a identidade do estado.
3. A Coreia em um Prato (Netflix)
Explore as tradições do preparo e a história da carne na Coreia do Sul! O prato barriga de porco, samgyeopsal em coreano, é extremamente popular no país asiático, e o chef Baek Jong-won mostra o porquê.
4. Da África aos EUA: uma jornada gastronômica (Netflix)
A série documental tem quatro episódios e é inspirada no premiado livro homônimo da autora Jessica B. Harris, mostrando as mudanças da cozinha afro-americana nos Estados Unidos, e suas raízes no continente africano, expondo o impacto da escravidão nela. A produção venceu um prêmio no Peabody Award, na categoria de documentário.
5. Chef Virgilio (Netflix)
Virgilio Martínez, renomado chef peruano, estuda e se entrega as técnicas ancestrais de sua terra natal para construir sua base filosófica na cozinha do segundo melhor restaurante do mundo, o Central. O estabelecimento foi nomeado pela revista inglesa Restaurant no The World’s 50 Best Restaurants.
6. Bela Raízes (Prime Video)
O programa é um seriado de 13 episódios que busca espalhar o conhecimento de mulheres com papéis de liderança em comunidades tradicionais. A chef baiana Bela Gil viaja o Brasil para explorar costumes, medicina e cuidados antigos com a alimentação.
7. Cooked (Netflix)
O documentário do jornalista Michael Pollan reconta a história da culinária e como o fogo a definiu. Acompanhamos através de dados e segredos da indústria o que, porque e como comemos. Cooked não é simplesmente sobre comida, mas, sim, sobre a saúde e a alimentação.
8. Sabores Extremos com Gordon Ramsay (Disney+)
Gordon Ramsay pode ser conhecido por ser um dos jurados do MasterChef, mas ele com certeza não fica só olhando sem colocar a “mão na massa”. Durante três temporadas, Ramsay faz expedições para alguns dos locais mais incríveis e remotos da terra em aventuras épicas para buscar inspirações culinárias.
9. Tate of the Nation (Star+)
Viajando e comendo, a apresentadora e escritora Padma Lakshmi guia três temporadas da série documental por todos os cantos dos Estados Unidos e suas ricas e típicas comidas, enquanto aborda sérios temas, como imigração e pertencimento.
10. Somebody Feed Phil (Netflix)
O programa de televisão americano é um sucesso, com seis temporadas, onde Phil Rosenthal viaja para um lugar diferente do mundo e aproveita a cozinha local. A série foi renovada para a 7ª temporada em janeiro de 2023.
Novidade: Shaking the Bar
Para os que gostam de competição e emoção, o Sony Channel acaba de estrear o Shaking the Bar, um reality show nacional que desafiará os melhores bartenders do Brasil todas as terças-feiras, às 23h. Com o empresário Facundo Guerra como apresentador, os competidores terão que provar não só sua habilidade na criação de drinques, mas também a capacidade como potencial dono de um negócio.
Além de desafios de mixologia, os telespectadores poderão acompanhar as etapas necessárias para inaugurar e gerir um bar de sucesso, desde a concepção da ideia até a montagem final do empreendimento.