No mês da Consciência Negra, a Secretaria de Cultura (Secult) promove o ‘2º Santos Arte Preta’, festival gratuito com exposições, shows musicais, sessões de cinema, feira de arte, literatura, gastronomia, arte urbana, dança e diversas atividades ligadas à cultura afro.
O evento será realizado a partir desta quinta-feira (9), no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), ocupando vários equipamentos como os teatros Municipal e Rosinha Mastrangelo, Galeria de Arte Braz Cubas, Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), Espaço Juan Serrano (palco queijo) e todo o piso térreo do Centro de Cultura, local que abrigará o projeto de afroempreendedorismo ‘AfroTu’, coletivo de artesãos, artistas e designers que trabalham a identidade afro-brasileira por intermédio de ações coletivas de arte, cultura, sustentabilidade e ação social.
“Depois do sucesso do Santos Festival Geek, estamos dando sequência à nossa agenda de eventos gratuitos, desta vez, celebrando a força da arte que vem das nossas raízes africanas, com as cores, formas e vozes que dão vida à nossa cultura”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
A abertura do 2º Santos Arte Preta, às 19h, no Teatro Municipal, terá a exibição gratuita do filme ‘Nosso Sonho’, que conta a trajetória da dupla Claudinho e Buchecha. Na sequência, o cantor Buchecha sobe ao palco para um show, também gratuito. A retirada de ingressos acontece a partir das 10h de quinta, na bilheteria do teatro. Serão entregues, no máximo, dois convites por pessoas. A classificação indicativa é 12 anos.
Na sexta-feira (10), a comunidade carnavalesca da Cidade se reúne para escolha do Cidadão e Cidadã Samba, a partir das 19h30. O casal fará parte da corte do Santos Carnaval 2024. Para este evento, a entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível.
No final de semana, uma série de atividades agitam o Centro Cultura Patrícia Galvão, a partir das 11h. Destaque para o bate-papo com o ator Christian Malheiros, sábado (11), às 20h, no Teatro Municipal, com exibição gratuita do filme ‘A Última Festa’, onde o ator formado pela Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo é um dos protagonistas. A classificação indicativa é 16 anos.
Já no domingo (12), às 20h, a banda santista Musirama faz um show com a participação da cantora Paula Lima, encerrando a programação do evento. Os dois eventos principais também necessitam de retira de ingressos, a partir das 10h de sábado, para filme ‘A Última Festa’, e no domingo, para o show do Musirama e Paula Lima, com mesmo limite de dois convites por pessoas.
Clique aqui e confira toda a programação do festival.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.
Conheça os outros artigos dos ODS