Adaptações de filmes sobre videogames e personagens da cultura gamer estão cada vez mais recorrentes. Só em 2023 são esperados quase 40 títulos, com sucessos quem incluem Super Mario Bros e The Last of Us (se você considerar as séries). E faz sentido, já que levar uma história já contada no mundo dos games para o universo dos filmes — seja em formato de animação ou em live action — contribui ainda mais para a memória de uma franquia.
Os filmes sobre games têm o poder de atrair tanto novos fãs, quanto consolidar antigos. E para você entrar de cabeça nesse universo, preparamos uma lista com mais de 100 pra maratonar. Confira:
Dos pixels às películas
Há muito tempo que os filmes vêm contando histórias fantasiosas, de reinos imaginados e de lendas épicas. Muitos deles baseados em livros ou sobre temas culturais à sua época. Alguns filmes, como A Lenda (1985, Ridley Scott) e Labirinto (1986, Jim Henson), surgiram próximos à época de lançamento de alguns jogos mais elaborados quanto ao seu universo, como The Legend of Zelda — que nunca ganhou um filme.

Querendo ou não, a ligação entre filmes e games possui um vínculo que parece nato, e a presença de longa-metragens que se inspiram nas histórias contadas nos jogos de videogames não poderia acontecer de forma mais natural. Era uma questão de tempo e hoje temos uma extensa e variada lista de filmes adaptados de videogames, sobretudo, de alguns dignos de aplausos, e essa moda só tende a crescer cada vez mais.
Cabe citar que esta lista de adaptações em filmes sobre games compreende apenas os filmes cujos roteiros estão diretamente ligados às histórias e ambientes dos seus respectivos jogos. Portanto, não estão inclusos aqui os filmes com tramas centradas em games, tais como Tron, Tetris, Pixels e The Wizard: o Gênio do Videogame, mas apenas aqueles cujos roteiros adaptam, de maneira fiel (ou não), o enredo dos seus respectivos jogos.

Com o intuito de deixar esta lista um pouco mais concisa, também não incluímos aqui documentários sobre games em formato de filmes ou curtas de filmes baseados em jogos. Deixamos essas três categorias de filmes sobre games (com temas centrados, documentários e curtas) para futuras listas aqui no site. Sendo assim, vamos agora aos famosos filmes de jogos!
Ace Attorney
Takashi Miike, de 13 Assassinos, dirigiu esta adaptação da consagrada série de jogos de aventura da Capcom que, contrariando todas as expectativas, deu muito certo. A chegada de Phoenix Wright e cia às telonas é caricata e engraçada, nunca se levando a sério e é isso que a faz ser tão boa.
No filme, Phoenix, um advogado de defesa japonês, tem que usar de toda a sua inteligência e habilidade para ajudar seu amigo injustamente culpado por um crime que não cometeu. O que ele não esperava era uma conspiração que pode trazer duras consequências, indo muito além do tribunal.
As atuações coloridas e exageradas do elenco batem bem com toda a maluquice que ocorre dentro e fora dos julgamentos retratados aqui, e é o mais perto que um filme poderia chegar dos jogos, sinceramente.
Estreia: 11 de fevereiro de 2012 (Japão)
Ace Attorney não está disponível por streaming no Brasil.
Alone in the Dark: O Despertar do Mal / Alone in the Dark II: O Retorno do Mal
Título original: Alone in the Dark / Alone in the Dark II
Adaptados pelo diretor alemão Uwe Boll, ambos filmes baseados no avô dos jogos de horror e de sobrevivência modernos não fogem ao padrão de qualidade do seu diretor, ou melhor dizendo, são bem fracos.
Apesar de estrelarem atores de certo renome como Christian Slater e Lance Henriksen, o resto das produções deixa a desejar em, praticamente, todos os aspectos. São filmes com começo, meio e fim, sim, mas o roteiro dos dois não comporta a sua duração, gerando momentos de puro tédio. Mesmo se você tiver curiosidade, fique longe desses desastres em celuloide.
Estreia: 28 de janeiro de 2005 (EUA) / 25 de setembro de 2008
Nenhum dos dois filmes Alone in the Dark está disponível por streaming no Brasil.
A Maldição das Formigas Gigantes
Título Original: It Came from the Desert
Adaptação do clássico de 1989 para o videogame Amiga, It Came from the Desert, o filme conta a história de três adolescentes que, em uma expedição ao deserto para uma festa, acabam se deparando com uma instalação secreta. Nela, descobrem que são realizadas pesquisas radioativas em formigas, tomando-as gigantescas e acabando de vez com as comemorações na região.
O longa A Maldição das Formigas Gigantes mistura terror com comédia e muita ação em um filme B com um elenco majoritariamente composto por adolescentes. Boas cenas de deserto podem ser vistas, assim como muita curtição entre amigos, mas também muita destruição.
Estreia: 24 de janeiro de 2018 (Brasil)
A Maldição das Formigas Gigantes não está disponível por streaming no Brasil.
Angry Birds: O Filme / Angry Birds 2 – O Filme
Título original: The Angry Birds Movie / The Angry Birds Movie 2
Em uma ilha cuja população é somente de pássaros felizes, porém, sem a habilidade do voo, Red, Chuck e Bomba — de característica temperamental, ágil e veloz, respectivamente — sentem-se excluídos. Isso até eles descobrirem que a ilha está sendo tomada por porquinhos verdes misteriosos, e que não poderão ficar parados diante de tal situação.
Angry Birds: O Filme trabalha reflexões em seu contexto, como o bullying e a auto estima, além de apresentar muitos momentos engraçados e se considerar um filme para toda a família.
Já o segundo filme da franquia, Angry Birds 2: O Filme, continua os eventos do primeiro, com Red e amigos protegendo a Ilha dos Pássaros dos ataques da Ilha dos Porcos, até que surge uma terceira ilha para deixar tudo ainda mais caótico. Também são adicionados novos elementos, como personagens, piadas e expansão do ambiente para tentar agradar aos fãs do primeiro longa.
Estreia: 12 de maio de 2016 (Brasil) / 3 de outubro de 2019 (Brasil)
Angry Birds: O Filme está disponível por streaming na Netflix.
Angry Birds 2 – O Filme também está disponível na Netflix.
Ao Oni / Ao Oni ver2.0
O primeiro filme Ao Oni (Blue Demon, ou Demônio Azul, em tradução livre) se baseia no jogo de terror, puzzle e sobrevivência de mesmo nome onde um grupo de amigos entra em uma casa mal assombrada e deve fugir de um ser humanóide hostil de aparência deformada. No longa, seis alunos do ensino médio vão até uma mansão próxima e acabam se deparando com um residente nada convidativo.
O primeiro filme ganhou também uma continuação, intitulada Ao Oni ver2.0, apresentado como se fosse uma atualização do game, com um elenco renovado, diversos seres inimigos, nova dificuldade e muito mais tensão.
Estreia: 5 de julho de 2014 (Japão) / 4 de julho de 2015 (Japão)
Ao Oni e Ao Oni ver2.0 não estão disponíveis por streaming no Brasil.
Assassin’s Creed
No filme, Callum Lynch (Michael Fassbender), um homem que sofreu muito na infância, irá reviver as aventuras de seu ancestral, o guerreiro espanhol do século XV Aguilar de Nerha através da memória genética. Para isso, ele irá contar com a habilidade tecnológica provinda da empresa Abstergo, através do programa Animus, e passará por muitas situações, sob uma nova perspectiva, para cumprir sua missão de encontrar a Maçã do Éden.
Assassin’s Creed mostra cenas de ação de tirar o fôlego enquanto entrega belas paisagens e uma trilha sonora pra lá de penetrante.
Estreia: 12 de janeiro de 2017 (Brasil) / 21 de dezembro de 2016 (EUA, França)
Assassin’s Creed está disponível por streaming no Amazon Prime Video, na HBO Max, na Netflix e no Star+.
Bayonetta: Destino Sangrento
Título original: ベヨネッタ ブラッディフェイト (Bayonetta: Bloody Fate)
Na animação Bayonetta: Destino Sangrento, podemos presenciar a história da bruxa Bayonetta em variadas lutas contra os anjos e sua constante busca pelas lembranças do passado. Alguns personagens curiosos aparecem no longa, tais como um jornalista inimigo, uma suposta filha e uma misteriosa e sábia mulher de cabelos brancos.
Adaptando a história do primeiro jogo da série, o filme entrega algumas mudanças em relação ao game e também muitas cenas de ação e lutas regadas a bastante sangue, o que pode agradar aos fãs da bruxa mais querida dos videogames.
Estreia: 23 de novembro de 2013 (Japão) / 30 de maio de 2016 (Brasil, através da Netflix)
Hoje, Bayonetta: Destino Sangrento está disponível por streaming através do Pluto TV.
BloodRayne / BloodRayne 2: Libertação / Bloodrayne 3 – O Terceiro Reich
Título original: BloodRayne / BloodRayne 2: Deliverance / BloodRayne: The Third Reich
O primeiro filme BloodRayne se passa na Romênia do século XVIII, onde a meia-vampira Rayne (Kristanna Loken) é exibida em um circo como uma atração, até ser atacada e experimentar o sangue humano pela primeira vez. Com seus poderes descobertos, a personagem irá buscar vingança por sua mãe, aliando-se a caçadores de vampiros para destruir Kagan, o rei dos vampiros, e que também é o seu pai.
Os três filmes da saga BloodRayne seguem histórias épicas, com o segundo se passando no velho oeste americano e o terceiro na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. A direção dos longas foi assinada pelo já conhecido Uwe Boll, tornando-se um fracasso nas bilheterias e transpondo para o DVD o lançamento do seu terceiro filme.
Estreia: 4 de janeiro de 2006 / 18 de setembro de 2007 / 2 de maio de 2011
BloodRayne está disponível por streaming no Looke, enquanto que as continuações BloodRayne 2: Libertação e Bloodrayne 3 – O Terceiro Reich não estão disponíveis por streaming no Brasil.
Company of Heroes: O Filme
Título original: Company of Heroes
A adaptação ao cinema de uma das franquias mais populares de jogos de estratégia em tempo real (RTS) começa como um filme normal com temática da Segunda Guerra Mundial, e, até aí, até que é mediano. O problema, de fato, aparece ao redor da marcação de meia hora, quando Company of Heroes torna-se uma aventura com teor mais fantástico.
Isso porque o esquadrão de protagonistas do filme acaba descobrindo um plano desesperado de Hitler para a criação de uma bomba, a GRANDE, que traria ao líder nazista a vitória suprema.
Apesar de ser uma premissa até realista — pois Adolf, de fato, buscou algo assim nos últimos momentos da guerra —, ela transforma o filme em um pastelão que se estende até o final, repleto de efeitos especiais risíveis e interpretações fracas de seu elenco.
E olha que os atores deste fiasco não são ruins; o filme conta com a participação de Tom Sizemore, Vinnie Jones e Neal McDonough, o último um velho conhecido dos fãs de videogames por ter interpretado M. Bison em Street Fighter: A Lenda de Chun Li.
Estreia: 26 de fevereiro de 2013
Company of Heroes está disponível por streaming na Netflix, no Apple TV+ e pelo YouTube.
Corpse Party / Corpse Party Book of Shadows
Baseado no jogo de terror japonês, os filmes da franquia Corpse Party colocam em seus roteiros, assim como nos games, histórias envolvendo um grupo de jovens alunos que realiza um ritual e logo se vêem aprisionados em uma escola primária, dentro de um universo cheio de espíritos vingativos.
Estreia: 1 de agosto de 2015 (Japão) / 30 de julho de 2016 (Japão)
Corpse Party e Corpse Party Book of Shadows não estão disponíveis para streaming no Brasil.
Dead Rising: Watchtower – O Filme / Dead Rising: Jogo Final
Título original: Dead Rising: Watchtower / Dead Rising Endgame
Apesar de não se tratarem diretamente da trama dos jogos da série Dead Rising, os filmes não deixam de lado a irreverência que faz parte da ficção por trás da franquia.
Mesmo assim, não há muito o que se dizer quanto à qualidade dos filmes, pois se assemelham bastante aos filmes modernos de zumbi em que o drama humano acaba ficando em primeiro plano, com os mortos-vivos jogados lá como complicação adicional.
No geral, são divertimentos sem muito compromisso mental, ou seja, muito melhores que a adaptação genérica que vemos de jogos em longas-metragem.
Estreia: 27 de março de 2015 / 20 de junho de 2016
Dead Rising: Watchtower – O Filme não está disponível para streaming no Brasil.
Dead Rising: Jogo Final está disponível para streaming no Amazon Prime.
Dead Space: A Queda / Dead Space: Aftermath
Título original: Dead Space: Downfall / Dead Space: Aftermath
Ambas as animações de Dead Space fazem um trabalho decente de converter o mundo sangrento e sombrio da série de jogos, contando histórias paralelas ou antecedentes aos acontecimentos envolvendo o azarado engenheiro espacial Isaac Clarke, o herói dos games.
O Marcador, o objeto ao qual toda a trama gira em torno, faz-se presente tanto em Downfall quanto em Aftermath, e, para quem curtiu a história dos jogos e quer ver uma expansão da lore por trás dele, conseguirá isso vendo essas animações.
A qualidade de produção é alta e há outros materiais disponíveis para se ler além das animações, como livros e quadrinhos que tratam do assunto, entrando em mais detalhes que acabaram não entrando nem nos jogos nem nesses longas animados.
Estreia: 17 de outubro de 2008 / 25 de janeiro de 2011
Nenhuma das duas animações de Dead Space está disponível para streaming no Brasil.
Dead Trigger: Tiroteio Zumbi
Título original: Dead Trigger
Filme adaptado FPS (first person shooter, ou tiro em primeira pessoa) de terror e sobrevivência para dispositivos móveis, em Dead Trigger: Tiroteio Zumbi, um vírus ataca transformando pessoas em zumbis e o governo, não vendo saída para um tratamento, acaba desenvolvendo um videogame de mesmo nome que recria os eventos que acontecem no mundo real.
Estreia: 18 de fevereiro de 2021 (Brasil)
Dead Trigger: Tiroteio Zumbi está disponível para aluguel no Prime Video, Looke, Pluto TV, Apple TV+ e Google Play.
Dynasty Warriors
Título original: 真·三國無雙 (Dynasty Warriors: Destiny of an Emperor)
Lançado inicialmente em Hong Kong, o filme Dynasty Warriors entrega uma história de fantasia, com muitas batalhas épicas entre guerreiros e belíssimas paisagens de tirar o fôlego. A história é centrada em três irmãos que irão combater o terrível Dong Zhuo durante o final da dinastia Han.
Estreia: 2 de julho de 2021 (Brasil) / 29 de abril de 2021 (Hong Kong)
Dynasty Warriors está disponível por streaming na Netflix.
DOA: Vivo ou Morto
Título original: DOA: Dead or Alive
Baseado no famoso jogo de luta desenvolvido pela Team Ninja, o filme DOA: Vivo ou Morto segue quatro rivais — a atleta Helena Douglas, a princesa Kasumi, a estrela de luta livre Tina Armstrong, e a ladra Christie Allen — que devem se juntar para abater uma ameaça. A trama ocorre em um torneio que reúne os melhores lutadores do mundo em cada categoria, o Dead or Alive, que acontece na remota ilha de Doatec.
Estreia: 8 de dezembro de 2006
DOA: Vivo ou Morto não está disponível por streaming no Brasil.
Doom: A Porta do Inferno
Título original: Doom
Doom se trata da adaptação dos games homônimos da id Software. O primeiro filme tentou ao máximo seguir o pouco de história que há nos jogos, trazendo alguns elementos deles para a telona. Karl Urban e Dwayne “The Rock” Johnson são os protagonistas e, mesmo com o diálogo pastelão, conseguem divertir bastante com suas interpretações.
O grande chamariz do filme na época foi a inclusão de uma cena filmada em primeira pessoa, a fim de se assemelhar à jogabilidade dos games. Acabou ficando bem piegas, mas foi bonitinho por parte dos produtores tentar trazer esse lado do jogo para o filme.
Vale citar que todo o design dos monstros foi realizado por Stan Winston e sua equipe, o mesmo time por trás de Aliens 2: O Resgate e O Exterminador do Futuro 2. Doom foi o último trabalho de Stan antes de sua morte em 2006.
Estreia: 17 de fevereiro de 2006 (Brasil)
Doom: A Porta do Inferno está disponível para aluguel e compra pelo Amazon Prime.
Doom: Aniquilação
Título original: Doom: Annihilation
Doom: Aniquilação segue mais de perto a trama geral do terceiro game da franquia. Nele, um grupo de fuzileiros se vê encarregado de conter a invasão de criaturas horripilantes a bordo de uma base de pesquisas na lua de Marte.
Em termos gerais, é uma adaptação bastante fiel do pouco material que se tem sobre os jogos, e, como filme de ficção científica/horror, funciona até bem. Porém, não espere que vá se lembrar muito dele depois de assistí-lo. É o típico filme-pipoca.
Bem como a adaptação de 2005, esta nova tentativa de trazer Doom para o cinema conta com a presença da arma BFG 9000, que, mesmo sem a piadinha sobre o que o nome B.F.G abrevia, é usada muito bem, causando a destruição que esperamos de algo de seu calibre.
Estreia: 1º de outubro de 2019 (Brasil)
Doom: Aniquilação está disponível para aluguel e compra pelo Amazon Prime.
Double Dragon
Double Dragon segue a cartilha das adaptações de games para filmes da época, como Mortal Kombat e Street Fighter, levando às telas de cinema algo que traz elementos dos jogos em que foi baseado, mas fugindo um pouco do conceito na hora da execução.
A trama se passa em uma Los Angeles até então futurista, em que as gangues dominam as ruas e o apocalipse nuclear é iminente. Há muitas piadas referentes à crise climática na qual vivemos, que até aquele momento não passava de uma mera superstição.
De qualquer modo, serviu como um bom filme de Sessão da Tarde, com interpretações engraçadas do elenco, que inclui Alyssa Milano e Robert Patrick.
Estreia: 4 de outubro de 1994 (Brasil)
Double Dragon não está disponível para streaming no Brasil.
Dragon Age: Dawn of the Seeker
A história de Cassandra Pentaghast é o foco desta animação em formato de filme baseado no famoso jogo de RPG eletrônico Dragon Age. A origem da “Mão Direita do Divino” é contada, desde o seu surgimento na terra de Orlais até sua luta para impedir uma grande conspiração.
Estreia: 11 de fevereiro de 2012 (Japão)
Dragon Age: Dawn of the Seeker não está disponível para streaming no Brasil.
Dragon Quest: Your Story
O longa de animação baseado na popular série de RPGs traz uma adaptação da trama do quinto volume, Dragon Quest V. E no geral, é bem fiel ao jogo ao contar a história do protagonista, começando em sua infância, levando-a no decorrer da vida dele.
A qualidade da animação é comparável aos animes produzidos totalmente por computador de hoje em dia, então, se você já não vai muito com a cara delas, poderá não curtir o resultado final desta daqui.
Estreia: 2 de agosto de 2019
Dragon Quest: Your Story está disponível para streaming na Netflix.
Em Nome do Rei: Ascensão e Luta / Em Nome do Rei 2: Entre dois Mundos / Em Nome do Rei: A Última Missão
Título original: In the Name of the King: A Dungeon Siege Tale / In the Name of the King 2: Two Worlds / In the Name of the King 3: The Last Mission
A trilogia de filmes Em Nome Rei (In the Name of the King, no original) segue histórias situadas na época medieval, com batalhas contra exércitos e a presença de criaturas como dragões. Elas se concentram, cada uma à sua maneira, na história de homens que lutam pelo que acreditam.
Estreia: 11 de janeiro de 2008 / 27 de dezembro de 2011; 20 de dezembro de 2021 (Brasil) / 11 de março de 2014
Em Nome do Rei: Ascensão e Luta não está disponível por streaming no Brasil.
Em Nome do Rei 2: Entre dois Mundos está disponível por streaming no Looke.
Em Nome do Rei: A Última Missão está disponível por streaming no Looke.
Facção Vermelha: Origens
Título original: Red Faction: Origins
O filme faz um trabalho até que bom em contar uma história que caberia muito bem entre os jogos, com o protagonista tendo que resgatar sua irmã, há muito perdida, das mãos do regime totalitário de Marte.
Sendo um filme feito direto para a TV, Facção Vermelha: Origens tem seus limites, tanto técnicos quanto de elenco, mas até que funciona bem para o que é, puxando uma trama do pouquíssimo que há de material no original.
Estreia: 4 de junho de 2011
Facção Vermelha: Origens não está disponível para streaming no Brasil.
Far Cry: Fuga do Inferno
Título original: Far Cry
Com muitas cenas de ação e adrenalina a mil, o filme Far Cry: Fuga do Inferno conta a história de Jack Carver (Til Schweiger), um ex-militar que agora passa a transportar pessoas e cargas no oceano. Tudo estava normal, até ele se envolver em uma missão perigosa: derrotar um cientista que está criando soldados superpoderosos, geneticamente modificados, em um local isolado.
Estreia: 2 de outubro de 2008 (Brasil)
Far Cry: Fuga do Inferno não está disponível por streaming no Brasil.
Fatal Fury: The Motion Picture
Com direção de Masami Obari e roteiro escrito por Takashi Yamada, o filme Fatal Fury: The Motion Picture coloca o jovem rico Laocorn Gaudeamus em uma missão para recuperar seis pedaços de uma armadura que é capaz de conferir os poderes de Marte, o Deus da Guerra, a quem vesti-la.
Enquanto isso, Sulia se junta a Andy, Joe, Mai e Terry para tentar impedir que Laocorn — que está ficando cada vez mais insano ao passo em que captura as peças — libere uma fonte de destruição incontrolável.
Estreia: 16 de julho de 1994
Fatal Fury: The Motion Picture não está disponível por streaming no Brasil.
Final Fantasy
Título original: Final Fantasy: The Spirits Within
Este filme foi a principal razão pela quase ruína da Squaresoft na época do lançamento. Sua produção milionária não gerou o retorno esperado nas bilheterias, o que fez com que a empresa entrasse em desespero por uma fusão, o que ocorreu tempos depois, com a Enix.
O filme em si foi revolucionário no sentido técnico, trazendo visuais avançados para a computação gráfica do começo do século XXI. Hoje em dia é bastante datado, mas em seu lançamento ele impressionou o público com a sua representação de seres humanos.
O elenco de voz de Final Fantasy deu o que falar, contando com a presença ilustre de nomes como Alec Baldwin, Ming-na Wen e Steve Buscemi.
A história é de longe o que mais decepcionou os fãs da franquia, pois não tratou de praticamente nenhum elemento presente nos jogos, optando por uma trama com pegada de ficção científica genérica.
Estreia: 11 de julho de 2011
Final Fantasy está disponível para compra ou aluguel no Apple TV+ e Google Play.
Final Fantasy VII: Advent Children
Regado a gráficos estonteantes e animações rápidas e cheias de detalhes, Final Fantasy VII: Advent Children foi um deleite para os fãs de games; não só para os que curtiam a franquia Final Fantasy; e que gerou um grande hype e comoção em sua época.
O filme baseado em jogo feito em computação gráfica, conta com muitas referências ao sétimo game da franquia principal e narra os eventos que ocorreram após dois anos da derrota de Sephirot.
Final Fantasy VII: Advent Children acompanhava um bônus em sua edição limitada, intitulado Last Order: Final Fantasy VII, e também ganhou uma versão mais completa em 2009, Advent Children Complete, que acrescentava 30 minutos de cenas animadas em complemento ao roteiro original.
Estreia: 14 de setembro de 2005 (Japão)
Final Fantasy VII: Advent Children está disponível para aluguel no Apple TV+.
Kingsglaive: Final Fantasy XV / Brotherhood: Final Fantasy XV / Final Fantasy XV: Episode Ardyn – Prologue
Os produtos secundários a Final Fantasy XV funcionaram bem para ajudar a pintar o pano de fundo que o jogo em si falhou em abordar, fazendo deles uma espécie de “complemento obrigatório” para quem quer, de fato, ter toda a história do jogo contada.
Isso é especialmente o caso de Kingsglaive e Brotherhood, pois eles contam os eventos que precedem a trama do jogo quase que diretamente. Já Episode Ardyn – Prologue se passa dois milênios antes dos eventos dos outros dois filmes e do jogo.
Estreia: 19 de agosto de 2016 / 30 de março de 2016 / 16 de fevereiro de 2019
Kingsglaive: Final Fantasy XV está disponível por streaming na Netflix e para aluguel e compra na AppleTV e no Google Play.
Brotherhood: Final Fantasy XV está disponível por streaming no Crunchyroll.
Final Fantasy XV: Episode Ardyn – Prologue está disponível por streaming no Crunchyroll.
Forbidden Siren
Forbidden Siren é a adaptação da saudosa série de jogos de terror lançados para o PlayStation 2. O filme conta a história de uma família que chega na ilha de Yamajima para começar uma vida nova. Ao se depararem com bizarros acontecimentos, os membros da família logo se dão conta do barraco em que se meteram.
Se formos procurar algo para elogiar neste filme, é que ele é bastante fiel ao material no qual ele foi baseado, e tudo o que os fãs mais fervorosos da série iriam querer em uma adaptação. Por outro lado, todo o resto é bastante passável, desde as interpretações macarrônicas do elenco até os irrisórios efeitos especiais.
Para quem é fanático por Siren, vale a pena a conferida, mas lembre-se me ficar com um dedo no botão de avançar do vídeo.
Estreia: 9 de fevereiro de 2006
Forbidden Siren não está disponível para streaming no Brasil.
Gekijōban Dōbutsu no Mori (Animal Crossing)
Dirigido por Jōjin Shimura, conquistando boa receptividade dos fãs e considerado pela crítica uma obra prima, o filme da famosa série Animal Crossing, Gekijōban Dōbutsu no Mori, utiliza muitos dos aspectos da série, principalmente do jogo, lançado recentemente à época para o Nintendo DS, Animal Crossing Wild World.
A história do filme se passa no verão, quando uma menina chamada Ai se muda para uma aldeia de animais. No caminho, a bordo do táxi de Kappai, ela começa a contar sobre os seus gostos e suas preferências pessoais, muito parecido com o que costuma acontecer nos jogos da série.
Durante o filme, dentro da Animal Village, encontraremos muitos rostos já conhecidos pelos jogadores, e lá seremos apresentados a uma história comovente, destacando a vida em comunidade com muitos personagens diferentes entre si.
Estreia: 16 de dezembro de 2006 (Japão)
Gekijōban Dōbutsu no Mori (Animal Crossing) não está disponível por streaming no Brasil.
Gekijōban Zero (Fatal Frame)
Neste filme que, primeiramente se baseia no livro Fatal Frame: A curse Affecting Only Girls ( Eiji Ōtsuka), que, por sua vez, é baseado no jogo Fatal Frame, ficaremos à frente dos acontecimentos sobrenaturais que ocorrem em um colégio interno feminino japonês.
Tudo começou quando a aluna popular Aya tomou a decisão de não sair mais do quarto, gerando inquietação por suas colegas. Isso permitiu que mais alunas desaparecessem e que uma especulação em torno do fantasma de Aya surgisse, pondo sua melhor amiga Michi a desvendar o caso.
Com boas técnicas de filmagem e de uso de maquiagem das personagens para dar um tom sombrio e pálido, o filme Gekijōban Zero se utiliza de situações elegantemente construídas para dar o tom horripilante e sério que a trama tanto merece. Outro ponto que merece destaque no filme é a sua trilha sonora, que, junto aos efeitos de som e de fotografias, geram efeitos imersivos de um terror oriental bem peculiar.
Estreia: 26 de setembro de 2014 (Japão)
Gekijōban Zero (Fatal Frame) não está disponível por streaming no Brasil.
Heavenly Sword
Baseado no game homônimo, Heavenly Sword é uma animação em formato de filme desenvolvido pela Sony em parceria com a Ninja Theory. Na trama, acompanhamos Nariko, uma heroína pertencente a um clã cuja missão é proteger uma espada divina. Durante a sua missão, ela terá que correr contra o tempo em busca de vingança e da salvação do seu povo.
Estreia: 2 de setembro de 2014
Heavenly Sword não está disponível por streaming no Brasil.
Hitman: Assassino 47 / Hitman: Agente 47
Título original: Hitman / Hitman: Agent 47
A pouca história que há nos jogos Hitman foi o suficiente para render uma boa desculpa para dois filmes de ação estrelados pelo careca mais querido dos games.
O primeiro teve a presença de Timothy Olyphant no papel principal, e, dos dois filmes, é o melhor. Não há muito material com o qual os atores podem trabalhar no que se diz construir uma personalidade para o 47, mas, dentre eles, Olyphant foi o que mais chegou a tecer um senso de humor para o silencioso assassino.
Estreia: 21 de novembro de 2007 / 21 de agosto de 2015
Hitman: Assassino 47 está disponível para streaming no Star+.
Hitman: Agente 47 está disponível para streaming no Star+.
House of Neko Atsume
Neste jogo baseado em Neko Atsume — um simulador de gato desenvolvido para dispositivos móveis —, acompanhamos a vida do romancista Masaru Sakumoto (Atsushi Ito) e sua crise na arte da escrita.
Após se mudar para uma nova casa, com o intuito de retomar sua disposição para escrever, ele se depara com um gato, que se aproxima em seu quintal e começa a travar com ele uma relação de proximidade. O desenrolar desta amizade faz com que outros gatos também surjam.
Estreia: 8 de abril de 2017
House of Neko Atsume não está disponível por streaming no Brasil.
House of the Dead: O Filme / House of the Dead: A Casa dos Mortos 2
Título original: House of the Dead / House of the Dead 2
Da mesma maneira de outros filmes de Uwe Boll, House of the Dead e sua sequência são filmes de qualidade duvidosa que usam a franquia na qual são baseados para trazer a mais básica das tramas.
Ao contrário de Alone in the Dark, House of the Dead nem sua continuação contam com ninguém de renome em seus elencos, e isso fica claro ao ver as atuações fracas de praticamente todos os atores.
Nem a nojeira explícita de filme de terror trash ajuda a elevar essas duas obras do polêmico diretor alemão. Fique bem longe desses desastres, pois eles não valem a pena nem de graça.
Estreia: 10 de outubro de 2003 / 11 de fevereiro de 2006
Nenhum dos dois filmes House of the Dead está disponível para streaming no Brasil.
Inferno de Dante: Uma Animação Épica
Título original: Dante’s Inferno: An Animated Epic
Inferno de Dante: Uma Animação Épica é um filme de animação que segue o personagem Dante em uma jornada pelos nove Círculos do Inferno — Limbo, Luxúria, Gula, Avareza, Ira, Heresia, Violência, Fraude e Traição. Ele irá enfrentar diversas forças do mal criadas pela sua imaginação e seguirá em busca da sua amada Beatrice, que corre perigo.
Estreia: 9 de fevereiro de 2010
Inferno de Dante: Uma Animação Épica está disponível por streaming no Globoplay e Lionsgate+.
Injustice
Injustice segue a fórmula das animações da Warner Bros. dos heróis do universo DC, trazendo uma adaptação fiel do conteúdo do jogo, bem como uma expansão dos acontecimentos vistos no game.
Curiosamente, também há uma série de quadrinhos que continuam com a trama dos jogos da série Injustice, e, ainda mais surpreendente, eles são excelentes. Já a animação é boa e até divertida, mas como não há a interação e agência que o jogo possui, acaba caindo no mesmo de sempre quando se trata do material produzido a partir de outros formatos.
Estreia: 19 de outubro de 2021
Injustice está disponível para streaming pelo HBO Max.
King of Fighters – A Batalha Final
Título original: The King of Fighters
No filme baseado no jogo de luta popular The King of Fighters (KOF), acompanhamos um trio de lutadores dispostos a enfrentar Rugal (Ray Park), que está de volta após ter sido expulso há 10 anos, em um torneio. Iori Yagami (Will Yun Lee), Shiruzu (Maggie Q) e Kyo Kusanagi (Sean Faris) fazem parte do elenco.
Estreia: 20 de outubro de 2010 (Brasil)
Like a Dragon
Outra adaptação de jogo para filme dirigida por Takashi Miike. Desta vez, é a série Yakuza, ou Like a Dragon, como a série agora é chamada, uma tradução direta do seu nome original, Ryu Ga Gotoku.
O filme conta, sem desvios, a trama do primeiro jogo da franquia, em que o mafioso Kazuma Kiryu acaba indo preso, acusado de um crime que não cometeu, a fim de livrar seus amigos da culpa. Anos depois, de volta a Tóquio, cabe a ele trazer de volta à glória sua família, que caiu em desgraça no tempo em que ele esteve na cadeia.
Todas as atuações são de nível mediano a bom e quem já é fã dos jogos vai curtir ver a pancadaria rolar solta em lutas até que bem coreografadas. É do tipo de filme que cumpre seu trabalho satisfatoriamente, mas não vai muito além disso.
Estreia: 3 de março de 2007 (Japão)
Like a Dragon não está disponível para streaming no Brasil.
Mass Effect: Paragon Lost
A animação Mass Effect: Paragon Lost se situa logo antes do jogo Mass Effect 3 e conta como foi a última missão de James Vega, quando este se juntou a um grupo de soldados para tentar proteger uma colônia humana dos desconhecidos Coletores.
Estreia: 6 de dezembro de 2022 (Brasil); 13 de novembro de 2012
Mass Effect: Paragon Lost está disponível por streaming no Crunchyroll.
Max Payne
Com Mark Wahlberg no papel do inveterado detetive nova-iorquino Max Payne, o filme adaptado da série de jogos trouxe para as telonas a história do primeiro game, com a morte da família de Max nas mãos de bandidos.
Payne, caído na amargura, faz de tudo para descobrir a identidade dos responsáveis, o que resulta em um típico filme de vingança. Ao contrário dos jogos, não há praticamente nenhum resquício de todo o caráter noir que fez dos games tão revolucionários para a época em que foram lançados.
Apesar da fama do ator, Wahlberg acabou não combinando muito bem com o papel e com um roteiro de qualidade mediana. Fato é que o filme sofre com um ritmo pesado e uma trama sem sal algum.
Estreia: 17 de outubro de 2008
Max Payne está disponível para streaming pelo Star+.
Monster Hunter
No filme que adapta a franquia de jogos Monster Hunter, vemos nas telonas um mundo diferente: cheio de monstros vorazes e perigosos dominando todo o ambiente. Dirigido por Paul W.S. Anderson (Resident Evil), o filme Monster Hunter focaliza a tenente Artemis, sua ida e batalha pela sobrevivência em um mundo hostil e brutal.
Estreia: 25 de fevereiro de 2021
Monster Hunter está disponível por streaming no Amazon Prime Video.
Mortal Kombat
Dirigido por Paul W.S. Anderson, o mesmo dos vários filmes de Resident Evil, Mortal Kombat é uma das adaptações de games para o cinema mais bem sucedidas e é de fato um filme divertido, especialmente para os adoradores dos jogos. Surgiu no auge da popularidade dos games, na febre que foi Mortal Kombat na metade dos anos 1990, fazendo frente à adaptação ao cinema de Street Fighter, da mesma época.
Estrelado por Christopher Lambert, que encarna o deus do trovão Raiden, o filme é uma galhofa só, e, por ser censurado para menores de 13 anos, não chega nem perto do nível de violência dos jogos. Mesmo assim, a adaptação tentou ser o mais fiel possível aos poucos jogos lançados até aquele momento.
Por incrível que pareça, apesar da idade e orçamento do filme, ele conseguiu trazer o espírito dos jogos eletrônicos de uma maneira muito mais crível que o reboot recente, pois foi filmado em locais paradisíacos ao redor do mundo, além de outros cenários físicos, onde a porrada come solta na aventura.
Personagens como Liu Kang, Johnny Cage e Sonya Blade foram convincentemente trazidos para a tela grande, sem falar da canastrice do grande vilão, o mago Shang Tsung, vivido pelo ator Cary-Hiroyuki Tagawa. A interpretação de Tagawa deixou uma marca tão grande na memória dos fãs que acabou voltando ao papel décadas depois, no pacote de expansão do jogo Mortal Kombat 11.
O sucesso do filme foi suficiente para garantir uma sequência alguns anos depois.
Estreia: 18 de agosto de 1995
Mortal Kombat (1995) está disponível para streaming pelo Amazon Prime Video.
Mortal Kombat 2: A Aniquilação
Título original: Mortal Kombat: Annihilation
Na sequência do primeiro Mortal Kombat, intitulado A Aniquilação, vemos o imperador Shao Khan atacar novamente o mundo dos humanos, restando a bravura de fortes guerreiros para salvar a Terra.
Estreia: 22 de maio de 1998 (Brasil), 21 de novembro de 1997 (EUA)
Mortal Kombat 2: A Aniquilação está disponível por streaming no Apple TV+, HBO Max e Prime Video
Mortal Kombat
O novo reboot de Mortal Kombat nas telonas tinha tudo para ser a mais fiel de todas as adaptações de games, e de fato, é o filme que mais chega perto de trazer todo o absurdo e violência dos videogames para o cinema, mas a duro custo.
A história gira em torno de Cole, um lutador de artes marciais que descobre ser descendente de um lendário ninja, ninguém menos que Hanzo Hasashi, o homem que veio a se tornar Scorpion na franquia de jogos de luta, criada por Ed Boon e John Tobias.
E não só isso, ele também é destinado a lutar pela Terra ao lado de outros combatentes, todos marcados na pele pelo logo do dragão, contra as forças de Shang Tsung, vindas de Outworld, que no filme não passa de CGI. Sim, foi essa a explicação que deram para o torneio, uma das raras ocasiões em que menos é mais, algo que o filme de 1995 acertou.
Apesar das bobagens da história — e olha, ela dá umas derrapadas bonitas no decorrer do filme —, a caracterização de boa parte dos personagens dos games ficou bem bacana, e as lutas são decentemente coreografas. O destaque fica para os fatalities, trazidos diretamente dos games para o celulóide, com a sanguinolência esperada.
O final deixa a entender que haverá uma continuação e que ainda mais dos personagens dos videogames aparecerão, como Johnny Cage e (se as fotos vazadas forem verdadeiras) Baraka.
Estreia: 13 de maio de 2021 (Brasil)
Mortal Kombat está disponível para streaming pelo HBO Max.
Need for Speed – O Filme
Título original: Need for Speed
Trabalhando com carros modificados em uma oficina mecânica que herdou de seu pai, o piloto de corridas ilegais Tobey Marshall (Aaron Paul) é, em dado dia, acusado pela morte de seu melhor amigo Pete. Dois anos após cumprir a pena na cadeia, ele sai em busca de vingança por aquele que o acusou injustamente.
Need for Speed – O Filme entrega uma história de muita ação com carros velozes, fugas policiais, momentos de rivalidade e cenas de romance. Contudo, não conseguiu um bom ranking entre público e crítica, alcançando nota 23% no Rotten Tomatoes.
Estreia: 13 de março de 2014 (Brasil)
Need for Speed – O Filme não está disponível por streaming no Brasil.
NiNoKuni
Animação baseada na popular franquia de jogos, cuja influência, por sua vez (e quem diria!), se dá na série de filmes dos Studio Ghibli. O enredo do filme NiNoKuni coloca os adolescentes Yu e Haru na busca pela amiga de infância Kotona, que está em outro mundo.
Estreia: 23 de agosto de 2019 (Japão) / 23 de maio de 2022 (Brasil)
NiNoKuni está disponível por streaming na Netflix.
OneChanbara / OneChanbara: The Movie – Vortex
Os filmes da franquia de jogos hack and slash OneChambara também não poderiam ficar de fora da nossa lista. Zumbis, lutas com espada, cabeças voando e garotas com chapéus de cowboy fazem parte do pacote.
Estreia: 26 de abril de 2008 / 2 de novembro de 2009
Nenhum dos dois filmes OneChanbara estão disponíveis por streaming no Brasil.
Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo
Título original: Prince of Persia: The Sands of Time
Grande sucesso nos cinemas, Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo é um ótimo exemplo de como as adaptações de filmes sobre videogames podem dar certo. A história do filme se passa em Alamut, uma cidade sagrada onde podem ser encontradas as Areias do Tempo, que confere o poder de voltar ao passado.
A trama ganha tensão quando o filho adotivo do Rei da Pérsia, o príncipe Dastan (Jake Gyllenhaal), consegue uma adaga para acessar as Areias e, logo, é acusado injustamente de matar o pai da princesa Tamina (Gemma Arterton). Juntos, Dastan e Tamina, devem desvendar o real assassino, fugir dos inimigos e, ao mesmo tempo, proteger o antigo e poderoso tesouro.
Estreia: 3 de junho de 2010 (Brasil)
Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo está disponível por streaming no Disney+.
Pânico Na Escola – Você Vai Morrer De Rir
Título original: Detention
Pânico Na Escola – Você Vai Morrer De Rir é um filme de terror e comédia baseado no jogo de terror psicológico com ação em point and click Detention. A história deste filme segue o rumo da jovem Riley, uma mascote da equipe de futebol da escola que se apaixona por um menino comprometido. Ao mesmo tempo, ela acaba se vendo ameaçada depois que um assassinato grotesco acontece com sua companheira.
Estreia: 6 de abril de 2012
Pânico Na Escola – Você Vai Morrer De Rir está disponível por streaming no Apple TV+.
Persona 3 The Movie: No. 1, Spring of Birth / Persona 3 The Movie: No. 2, Midsummer Knight’s Dream / Persona 3 The Movie: No. 3, Falling Down / Persona 3 The Movie: No. 4, Winter of Rebirth
As animações de longa-metragem de Persona 3 produzidas pelo consagrado estúdio Aniplex adaptam em sequência a trama do jogo homônimo. Nelas, um misterioso acontecimento toma as ruas de Tóquio toda noite ao badalar das 12 horas: todos os humanos acabam sendo presos em caixões e monstros rondam as ruas. E não é só isso: uma misteriosa torre se materializa em meio a cidade.
Como parte de um grupo de estudantes com poderes especiais, cabe ao protagonista e seus amigos explorarem a torre, cujo nome é Tartarus, a fim de chegar à causa dessa ameaça à humanidade antes que o mundo acabe sendo engolido pela escuridão.
O nível da animação dessa série é excelente e lembra muito as cenas animadas do jogo, o que não é de surpreender, pois foram produzidas pelo mesmo estúdio. Para quem não quiser gastar as mais de 100 horas que o jogo demanda para ver a história completa, essas animações quebram bem o galho.
Estreia: 23 de novembro de 2013 / 7 de junho de 2014 / 4 de abril de 2015 / 23 de janeiro de 2016
Nenhum dos quatro longas-metragem de Persona 3 está disponível para streaming no Brasil.
Pokémon O Filme: Mewtwo Contra-Ataca / Pokémon: O Filme 2000 – O Poder de Um / Pokémon 3: O Feitiço dos Unown / Pokémon: Mewtwo Contra-Ataca – Evolução
Título original: Pokémon: The First Movie: Mewtwo Strikes Back / Pokémon: The Movie 2000: The Power of One / Pokémon 3: The Movie / Pokémon: Mewtwo Strikes Back — Evolution
Os três primeiros filmes da franquia Pokémon fizeram um certo barulho no Brasil. Com a febre dos monstrinhos de bolso em alta, eles arrastaram multidões de crianças (e seus pais) para os cinemas, com recursos como distribuição de brindes e cujos temas dos filmes envolviam novos Pokémon a serem decorados pelas mentes mais aguçadas dos treinadores no mundo real.
A história de Mewtwo, o Pokémon psíquico mais forte criado por cientistas; de Lugia e dos três Pokémon pássaros lendários Moltres, Zapdos e Articuno; e do lendário Entei são postos em tramas que complementam os games e explicam ainda mais sobre o universo de cada monstrinho e sua relação com o planeta.
Cabe destacar que, antes de cada filme também foram apresentados pequenos, fofos e divertidos curta-metragens, menos históricos e mais voltados à linguagem dos Pokémon. Eles, por si só, já garantiam boa parte da risada e a atenção da criançada.
O primeiro filme Pokémon O Filme: Mewtwo Contra-Ataca ganhou, recentemente, um remake intitulado Pokémon: Mewtwo Contra-Ataca – Evolução (2020), trazendo a mesma história com novos gráficos e algumas curiosidades a mais.
Estreia: 7 de janeiro de 2000 (Brasil) / 21 de julho de 2000 (Brasil) / 6 de julho de 2001 (Brasil) / 27 de fevereiro de 2020 (Brasil)
Pokémon O Filme: Mewtwo Contra-Ataca não está disponível para streaming no Brasil. Contudo, seu remake Pokémon: Mewtwo Contra-Ataca – Evolução está disponível por streaming na Netflix ou para compra e aluguel no YouTube.
Pokémon: O Filme 2000 – O Poder de Um está disponível para aluguel no Google Play.
Pokémon 3: O Feitiço dos Unown está disponível para aluguel no Apple TV+.
Pokémon: Detetive Pikachu
Título original: Pokémon Detective Pikachu
Lançando um mundo mágico e real em live action de Pokémon para as telonas pela primeira vez e pegando emprestado o tema do jogo lançado para o Nintendo 3DS, Pokémon: Detetive Pikachu conta a história de Tim (Justice Smith), que, junto a seu fiel companheiro, o Detetive Pikachu (com Ryan Reynolds na dublagem americana), irá atrás do desaparecimento de seu pai, o famoso detetive Harry Goodman.
O filme mescla bem a existência de seres Pokémon em convivência com os humanos e possui muitos momentos engraçados e descontraídos. Divertido tanto para fãs quanto para quem apenas já ouviu falar dos famosos monstrinhos, Pokémon: Detetive Pikachu é, talvez, uma das melhores adaptações de filmes baseados em jogos que já fizeram.
Estreia: 9 de maio de 2019 (Brasil)
Pokémon: Detetive Pikachu está disponível por streaming no Amazon Prime Video e HBO Max, e para aluguel ou compra no Google Play.
Professor Layton and the Eternal Diva
Transpondo o mundo dos jogos da franquia Professor Layton para um filme completo, juntando seus quebra-cabeças e tramas misteriosas a serem decifradas, Professor Layton and the Eternal Diva é um excelente filme e que entrega bastante conteúdo para os fãs da série.
Na trama, Layton e seu ajudante Luke participam de uma gincana dentro de uma Casa de Ópera, cujo prêmio é a vida eterna. No entanto, a derrota pode significar a morte e eles deverão descobrir o que há por trás daquele que está controlando toda a cena.
O filme traz para as telas toda a ambientação dos games, com muitos personagens conhecidos, cenas envolvendo resolução de enigmas, momentos de ação ao melhor estilo de aventuras épicas, entre outras curiosidades.
Estreia: 19 de dezembro de 2009
Professor Layton and the Eternal Diva não está disponível por streaming no Brasil.
Rabbids: A Invasão – Missão para Marte
Título original: Rabbids Invasion: Mission to Mars
Os atrapalhados Rabbids são escalados para uma missão de exploração no planeta Marte pelo bem da nação. No filme, eles mostrarão que são valentes e fortes o suficiente a qualquer ameaça que essa jornada possa apresentar.
Estreia: 18 de fevereiro de 2022
Rabbids Invasion: Mission to Mars está disponível por streaming na Netflix.
Rampage: Destruição Total
Título original: Rampage
The Rock estrela em mais uma adaptação dos games. Rampage faz o possível para tecer uma história para um jogo de fliperama que pouco tinha uma trama a não ser destruir a cidade na pele de um dos monstrengos disponíveis.
O filme é surpreendente, divertido e descompromissado. Após uma experiência dar errado, criaturas de laboratório acabam virando temíveis monstros gigantes, e cabe a Rock achar uma solução para esse problemão.
A dica da hora para Rampage: Destruição Total é não procurar nele algo complexo, nem de muita substância. Como filme-pipoca, é uma belezura, regada a efeitos especiais bons e uma alta dose de ação desenfreada.
Estreia: 13 de abril de 2018
Rampage: Destruição Total está disponível para streaming no HBO Max.
Ratchet & Clank: Heróis da Galáxia
Título original: Ratchet & Clank
Os diversos títulos da franquia Ratchet & Clank já são jogos extremamente cartunescos, então não foi uma surpresa ver essa adaptação surgir após o lançamento do reboot da franquia no PlayStation 4. A animação segue a trama deste jogo e o resultado é bastante satisfatório.
Não há nenhuma surpresa aqui para quem jogou o game, mas para quem quiser apresentar o universo para seus filhos ou jogadores mais jovens que nunca sequer ouviram falar da dupla, é um prato cheio.
A qualidade da animação é bastante alta e vai agradar os pequenos com suas cores e muitas palhaçadas com uma certa dose de violência cartunesca, a mesma que se vê nos jogos.
Estreia: 29 de abril e 2019
Ratchet & Clank: Heróis da Galáxia está disponível para streaming pelo HBO Max.
Resident Evil: O Hóspede Maldito
Título original: Resident Evil
Outra franquia de filmes de jogos que teve um certo sucesso, rendendo diversas continuações, são os longas metragens da série Resident Evil. O primeiro filme baseado no jogo de terror conta a história de Alice (Milla Jovovich) e Rain Ocampo (Michelle Rodriguez), que devem destruir um dos laboratórios da corporação Umbrella para evitar que o T-Vírus, um vírus contagioso e capaz de transformar pessoas em zumbis, possa acabar se espalhando pelo mundo.
Resident Evil: O Hóspede Maldito reúne uma grande quantidade de elementos da franquia de sucesso da Capcom, com portas se abrindo em suspense, hordas de zumbis caminhando na direção dos protagonistas, corredores vazios e silenciosos, entre outros.
Estreia: 30 de maio de 2002 (Brasil)
Resident Evil: O Hóspede Maldito está disponível por streaming na Netflix, HBO Max,
e para compra ou aluguel no Google Play, Amazon Prime Video e Apple TV+.
Resident Evil: Apocalipse / Resident Evil 3: Extinção / Resident Evil: Ressurreição / Resident Evil: Retaliação / Resident Evil: O Último Capítulo
Título original: Resident Evil: Apocalypse / Resident Evil: Extinction / Resident Evil: Afterlife / Resident Evil: Retribution / Resident Evil: The Final Chapter
Desde o segundo Resident Evil, a franquia dirigida por Paul W. S. Anderson, o mesmo diretor de Mortal Kombat, e estrelada por Milla Jovovich, a cada filme que passa, as adaptações vão se distanciando mais e mais do cânone dos jogos.
O resultado é uma série de filmes com qualidade de média para baixa que os fãs dos games amam falar mal, mas continuam gastando dinheiro indo vê-los, tal qual a razão para a existência de tantas continuações.
Pouco pode-se falar da trama geral da série cinematográfica Resident Evil, pois não há quase nada digno de nota, apenas desculpas esfarrapadas para pegar emprestado elementos dos games e estampa-los na tela do cinema, sem nexo algum.
Estreia: 10 de setembro de 2004 / 21 de setembro de 2007 / 10 de setembro de 2010 / 14 de setembro de 2012 / 27 de janeiro de 2017
Resident Evil: Apocalipse está disponível para streaming pelo HBO Max.
Resident Evil 3: Extinção está disponível para streaming pelo HBO Max.
Resident Evil: Ressurreição está disponível para streaming pelo HBO Max.
Resident Evil: Retaliação está disponível para streaming pelo HBO Max.
Resident Evil: O Último Capítulo está disponível para streaming pelo HBO Max.
Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City
Título original: Resident Evil: Welcome to Raccoon City
Este filme é o que mais chega a fielmente adaptar a história das duas primeiras sequências dos jogos Resident Evil, mas mesmo assim acaba falhando e feio graças às atuações péssimas do elenco e efeitos especiais irrisórios.
Bem-vindo a Raccoon City é uma galhofa só e somente fãs dos jogos conseguirão tirar algum proveito do filme, mas não do modo que imagina: não, ele é para ser visto como uma pastiche e não ser levado a sério.
Se você conseguir entrar nesse estado mental, terá uma experiência muito melhor ao assistir a esse desastre, confie em nós.
Estreia: 24 de novembro de 2021
Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City está disponível por streaming no HBO Max.
Salve-Se Quem Puder!
Título original: Postal
Uwe Boll dirige este filme onde o personagem Postal Dude (Zack Ward) é colocado em uma trama cheia de azar e deverá enfrentar terroristas e figuras políticas para ajudar o seu tio Dave.
Estreia: 18 de outubro de 2007 (Alemanha)
Salve-Se Quem Puder! não está disponível por streaming no Brasil.
Street Fighter: A Batalha Final
Título original: Street Fighter
Street Fighter chegou aos cinemas quando os jogos estavam em plena ascensão de popularidade nos fliperamas mundo afora. Mesmo com sua qualidade geral duvidosa, os fãs que sentaram para assistir a este filme nos cinemas simplesmente o amaram.
Jean Claude Van Damme está especialmente canastrão nesta adaptação do aclamado jogo de luta que pegou alguns dos elementos da até então parca história e teceu uma trama em que o grande vilão M. Bison, interpretado pelo saudoso Raul Julia, busca dominar o mundo.
Há inúmeros memes que surgiram deste filme, o último a ser filmado com Julia ainda vivo. Segundo relatos, ele só aceitou o papel por insistência dos seus filhos, fanáticos pelos jogos. Mesmo em estado terminal, ele trouxe ao filme um charme inegável, com sua interpretação pastelona e hilária do malvadão dos jogos. “Para mim só foi uma terça-feira!”.
Estreia: 23 de dezembro de 1994
Street Fighter: A Batalha Final está disponível para aluguel e compra pelo Google Play e Amazon Prime Video.
Street Fighter II: The Animated Movie
A animação oficial do clássico jogo de luta Street Fighter II é muito melhor do que tem direito de ser. Ela adapta fielmente os eventos do game e traz cenas de luta extremamente bem animadas, especialmente para a época em que foi lançado.
Muitos dos visuais lembram bastante o seriado Street Fighter II V (também conhecido como Street Fighter II Victory), e é digno de nota a alta qualidade desta adaptação, um marco para o momento da história dos jogos em que foi lançado.
Estreia: 6 de agosto de 1994
Street Fighter II: The Animated Movie não está disponível para streaming no Brasil.
Street Fighter Alpha: The Movie
Bem como o longa de SFII, Street Fighter Alpha: The Movie faz um belo trabalho de adaptação da trama da subsérie de jogos de luta que mostra a origem de muitos dos personagens dos jogos principais.
O grande barato deste longa é sua excelente qualidade de animação e seu uso de técnicas computadorizadas que mesclam a ação desenfreada em tela com as tradicionais técnicas de animação à mão.
Estreia: 26 de abril de 2000
Street Fighter Alpha: The Movie está disponível para streaming pelo Amazon Prime Video.
Street Fighter: A Lenda de Chun-Li
Título original: Street Fighter: The Legend of Chun-Li
Chun-Li (Kristin Kreuk) é a estrela deste filme e também a líder de um grupo que visa combater as forças das trevas que estão dominando as regiões mais pobres.
Estreia: 29 de maio de 2009 (Brasil)
Street Fighter: A Lenda de Chun-Li está disponível por streaming no Amazon Prime Video.
Super Mario Bros.: The Great Mission to Rescue Princess Peach!
Título original: Sūpā Mario Burazāzu: Piichi-hime Kyūshutsu Dai Sakusen!
Lançado nos cinemas japoneses, Super Mario Bros.: The Great Mission to Rescue Princess Peach! é uma animação em desenho animado onde Mario e Luigi embarcam em uma missão para resgatar a Princesa Peach das garras de Bowser, o Rei Koopa.
O filme foi uma das primeiras adaptações de ambientes de jogos para filmes e mostra um Mario jogador de Famicom que trabalha junto a Luigi em uma loja e que se vê tentado a resgatar uma princesa que saiu e voltou para as telas de seu jogo.
Estreia: 20 de julho de 1986 (Japão)
Super Mario Bros.: The Great Mission to Rescue Princess Peach! não está disponível por streaming no Brasil.
Super Mario Bros.
O filme baseado nas aventuras de Mario e seus amigos foi um verdadeiro sofrimento para seus produtores, que tiveram muita dificuldade em encontrar diretores capazes de transportar sua visão para a telona.
O resultado final é um típico filme regado de efeitos especiais inovadores para a época do lançamento, mas que pouco se assemelha aos jogos nos quais ele é baseado.
O elenco do filme conta com grandes nomes, como Bob Hoskins, John Leguizamo e Dennis Hopper, que é macarronicamente brilhante no papel de Bowser.
De certa forma, Super Mario Bros. tem seu próprio charme, mas este só veio nas décadas seguintes ao lançamento, pois foi um grande fracasso de bilheteria e crítica.
Estreia: 28 de maio de 1993
Super Mario Bros. não está disponível por streaming no Brasil.
Super Mario Bros. – O Filme
Título original: The Super Mario Bros. Movie
A Illumination fez um excelente trabalho ao trazer o mundo de Super Mario em forma de um charmoso longa-metragem de animação, cheio de piadas bonitinhas, gags e muita cor.
Este filme mostra que é sim possível converter um jogo como esse para o formato sem perder as características que o fazem ser o que é. Uma diversão tanto para crianças quanto para adultos.
Estreia: 6 de abril de 2023 (Brasil)
Super Mario Bros. – O Filme está disponível para aluguel pelo Amazon Prime Video.
Terror em Silent Hill / Silent Hill: Revelação
Título original: Silent Hill / Silent Hill: Revelation
Silent Hill sofreu bastante em sua transição para os cinemas. O primeiro longa contou com uma trama interessante e bem executada, dando espaço para uma continuação que veio anos depois e deixou muito dos fãs decepcionados.
Apesar de trazer todo o visual dos jogos para as telas de cinema, muito do drama humano presente no material original acabou perdendo o rumo, especialmente no segundo filme. Mesmo assim, há o que se valorizar na tentativa dos cineastas em adaptar os assustadores monstros da franquia, que ficaram excelentes em ambos os filmes.
Estreia: 21 de abril de 2006 / 26 de outubro de 2012
Terror em Silent Hill está disponível para aluguel pelo Amazon Prime.
Silent Hill: Revelação está disponível para streaming pela Pluto TV.
Sonic – O Filme / Sonic 2 – O Filme
Título original: Sonic the Hedgehog / Sonic The Hedgehog 2
Dois filmes divertidos e impactantes da maior franquia da Sega surgiram para dar um gás às produções de filmes sobre games. Sonic – O Filme e Sonic 2 – O Filme colocam atores reais em um enredo recheado de momentos descontraídos, com direito a cenas conhecidas dos gamers e muita emoção em alta velocidade.
No primeiro filme em live-action, Sonic cai no planeta Terra, causa uma enorme pane elétrica e precisa escapar do Dr. Robotnik. Já no segundo longa, Sonic é posto junto a seu amigo Tails em uma jornada rumo ao encontro de uma esmeralda mística.
Estreia: 13 de fevereiro de 2020 (Brasil) / 7 de abril de 2022 (Brasil)
Sonic – O Filme está disponível para aluguel ou compra no Apple TV+ e Google Play.
Sonic 2 – O Filme está disponível por streaming no Telecine ou para aluguel ou compra no Apple TV+ e Google Play.
Tales of Vesperia: The First Strike
A adaptação em animação de Tales of Vesperia conta uma história que serve de prequela para os eventos do jogo e, por incrível que pareça, ficou boa. Muitos dos atores de voz do game voltam para reprisar suas atuações e a qualidade da animação está no mesmo nível das cenas animadas do RPG no qual é baseado o longa.
Em termos gerais, é uma adaptação boa, só que sem muitas surpresas. Para quem jogou Tales of Vesperia, é um prato cheio.
Estreia: 3 de outubro de 2009
Tales of Vesperia: The First Strike não está disponível para streaming no Brasil.
Tekken: The Motion Picture
Não há muito o que se dizer deste daqui. O pouco que há de história nos jogos até aquele momento foi trazido para as telas, o que resultou em uma animação que tenta mostrar o lado humano do protagonista Kazuya e seu relacionamento com seu pai, Heihachi.
O que sobra é uma animação de luta até que decente, mas sem muito conteúdo, seguindo à risca a cartilha de produtos semelhantes da época. Para os fãs da série de jogos de luta, vale a pena conferir, mas sem muita expectativa.
Estreia: 21 de janeiro de 1998
Tekken: The Motion Picture não está disponível para streaming no Brasil.
Tekken / Tekken 2: A Vingança de Kazuya
Título original: Tekken / Tekken 2: Kazuya’s Revenge
Os dois filmes em live action Tekken entregam muitas cenas de lutas e coreografias, como era de se esperar, mas também muitas críticas por parte dos fãs, principalmente na continuação A Vingança de Kazuya.
Estreia: 20 de março de 2010 / 6 de agosto de 2014
Ambos os filmes Tekken não estão disponíveis por streaming no Brasil.
Tekken: Vingança de Sangue
Título original: Tekken Buraddo Benjensu / Tekken: Blood Vengeance
Animação em computação gráfica 3D que conta uma história situada entre os jogos Tekken 5 e 6. No enredo, a artista marcial Ling Xiaoyu faz amizade com a robô Alisa Bosconovitch e investiga experimentos ligados ao sobrenatural. Com direção de Yōichi Mōri, o filme, além da versão lançada em Blu-Ray, também recebeu uma versão (o primeiro filme do portátil) para o Nintendo 3DS com o título Tekken 3D: Edition Prime.
Estreia: 26 de julho de 2011
Tekken: Vingança de Sangue não está disponível por streaming no Brasil.
Tokimeki Memorial

Inspirado no jogo de simulador de namoros dos anos 90 da Konami, Tokimeki Memorial apresenta uma história em live-action cujo personagem Shiori Fujisaki é uma das poucas coisas que remetem ao game.
O filme se passa no isolado Mar Interior de Seto e conta a história de Akihiko (Yoshinori Okada), que está nos períodos finais do ensino médio e se candidata, junto a seu amigo Kosuke (Hiroyuki Ikeuchi), para um trabalho de meio período em um clube de praia com o intuito de tentar se dar bem com quatro garotas.
Estreia: 9 de agosto de 1997
Tokimeki Memorial não está disponível por streaming no Brasil.
Lara Croft: Tomb Raider
No primeiro e emblemático filme de Tomb Raider para os cinemas, acompanhamos Lara Croft (Angelina Jolie) em uma aventura de exploração em busca de tesouros preciosos e de muita luta contra vilões em cenas de tirar o fôlego. Na trama, Lara deve encontrar o Triângulo de Luz — uma relíquia poderosa e capaz de alterar o espaço e tempo — antes que ele caia nas mãos dos Illuminati.
O primeiro filme Tomb Raider trouxe muito impacto, com uma pitada à lá Indiana Jones, cenários de tirar o fôlego e uma atriz protagonista que se encaixou muito bem com a personagem do jogo homônimo.
Estreia: 6 de julho de 2001 (Brasil)
Lara Croft: Tomb Raider está disponível por streaming, através de aluguel ou compra, no Amazon Prime Video, Apple TV+ e Google Play.
Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida
Título original: Lara Croft: Tomb Raider – The Cradle of Life
Em Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida, Lara Croft (novamente interpretada por Angelina Jolie) parte para a África em busca da Caixa de Pandora antes que ela caia em mãos erradas, mais especificamente nas do Dr. Jonathan Reiss (Ciarán Hinds).
Estreia: 15 de agosto de 2003
Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida está disponível por streaming, através de aluguel ou compra, no Amazon Prime Video, Apple TV+ e Google Play.
Tomb Raider: A Origem
Título original: Tomb Raider
A tentativa de reboot da franquia Tomb Raider nos cinemas é um filme divertido e descompromissado. Estrelando Alicia Vikander, este novo Tomb Raider é bem coreografado, trazendo lutas mais intensas, bem como o próprio reboot pelo qual os jogos passaram.
A trama do filme adapta bem a história do primeiro dos jogos da nova trilogia, mudando alguns elementos para o bem do desenvolvimento do ritmo da aventura. O resultado final é intenso, bombástico e surpreendentemente violento, mas digno de ser assistido.
Estreia: 15 de março de 2018 (Brasil)
Um Lobo entre Nós
Título original: Werewolves Within
Baseado no famoso jogo de RPG Werewolves Within, o filme Um Lobo entre Nós apresenta um roteiro em que uma tempestade de neve deixa moradores de uma cidade presos em uma pousada. Ao passo deste acontecimento, a funcionária dos correios Cecily e o guarda florestal Finn investigam sobre uma misteriosa criatura que está aterrorizando o local.
Apesar dos momentos de tensão, Um Lobo entre Nós trata-se de um filme de comédia com muitos acontecimentos loucos acontecendo e habitantes pra lá de questionáveis.
Estreia: 25 de junho de 2021
Um Lobo entre Nós está disponível por streaming no Amazon Prime Video, HBO Max, e por compra e aluguel no Apple TV+ e Google Play.
Uncharted: Fora do Mapa
Título original: Uncharted
A adaptação da excelente série de jogos de ação da Naughty Dog é bastante fiel aos games, mas deixa a desejar quanto a caracterização dos personagens. Sully, o personagem de Mark Wahlberg é especialmente mal interpretado, e Nate, com Tom Holland no papel, parece jovem demais quando comparado ao personagem dos jogos.
Todo o resto é bem aproveitado, e as cenas do game que foram traduzidas para as telonas ficaram incríveis, como a do avião em pleno vôo. No geral, é uma boa pedida para os fãs dos jogos em busca de algo mais.
Estreia: 17 de fevereiro de 2022 (Brasil)
Uncharted: Fora do Mapa está disponível para streaming pelo HBO Max.
Wing Commander
Freddie Prinze Jr é o “grande” nome dentre o elenco deste daqui, a adaptação da querida série de jogos espaciais, uma das poucas a ter bastante história na época em que foi lançada.
O filme até que tenta trazer o mesmo peso para sua trama, mas acaba capengando, o que resulta em um típico filme-pipoca para passar na TV aberta, divertindo em sua simplicidade sem conteúdo.
Estreia: 12 de março de 1999
Wing Commander não está disponível para streaming no Brasil.
WarCraft: Entre Dois Mundos
Título original: WarCraft
O filme baseado na série homônima de jogos de estratégia trouxe bastante do sabor dos games, contando a história do início do conflito dos humanos contra os orcs. É uma pena que acabou sendo um fracasso, pois a promessa deixada pelo seu final foi de um grande épico.
Os efeitos especiais são o grande destaque desta adaptação, com criaturas bastante convincentes e lugares reconhecíveis para os fãs dos jogos, especialmente World of WarCraft.
Estreia: 12 de junho de 2016
WarCraft: Entre Dois Mundos está disponível para streaming pela Netflix.
Warlord: O Senhor da Guerra
Título original: Mirai Ninja: Keigumo Kinin Gaiden
Um dos primeiros filmes baseados em jogos — neste caso, o platformer de ação da Namco Mirai Ninja (1988) —, em Warlord: O Senhor da Guerra, estamos no futuro e uma guerra é travada entre humanos e ciborgues.
Rebeliões, vingança, invocação, resgate à princesa e um castelo tecnológico são elementos presentes neste filme em live action.
Estreia: 2 de dezembro de 1988 (Japão)
Mirai Ninja não está disponível por streaming no Brasil.
Yo-kai Watch: The Movie / Yo-kai Watch: Soratobu Kujira to Double no Sekai no Daibōken da Nyan! / Yo-kai Watch Shadowside: Oni-ō no Fukkatsu / Yo-kai Watch: Forever Friends
A série de filmes Yo-kai Watch também ganhou vida e entrega quatro longa-metragens animados cheios de humor e mistérios.
Estreia: 20 de dezembro de 2014 / 17 de dezembro de 2016 / 16 de dezembro de 2017 / 14 de dezembro de 2018
Nenhum dos três primeiros filmes Yo-kai Watch estão disponíveis por streaming no Brasil.
Yo-kai Watch: Forever Friends está disponível por streaming no Mubi.
Zombie Massacre
Uwe Boll ataca novamente e tem seu dedo nesse desastre em forma de filme, que conta mais uma vez uma história de zumbis, o resultado de uma experiência do governo dos EUA em uma cidadezinha européia.
Nem como filme de terror trash este daqui serve, já que muito do que se passa é de uma qualidade tão ruim que dá a volta e continua sendo péssimo, sem nada do charme esperado em produções de baixo orçamento.
Estreia: 1º de julho de 2013
Zombie Massacre não está disponível para streaming no Brasil.
Veja mais
Conheça alguns dos melhores filmes voltados aos amantes dos games.
Fontes: Cine POP, JustWatch, Rotten Tomatoes, Vídeo Pérola, Vulture, Apple TV+, ULTRAVERSO, Toca o Terror, Wikipedia 1 | 2 | 3, Plano Crítico, Nintendo Blast, Papo de Cinema
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (11/09/23)
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_form { }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_column_with_background { padding: 10px; }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_form_column:not(:first-child) { margin-left: 20px; }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_paragraph { line-height: 20px; margin-bottom: 20px; }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_segment_label, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_text_label, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_textarea_label, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_select_label, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_radio_label, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_checkbox_label, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_list_label, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_date_label { display: block; font-weight: normal; }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_text, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_textarea, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_select, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_date_month, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_date_day, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_date_year, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_date { display: block; }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_text, #mp_form_below_posts10 .mailpoet_textarea { width: 200px; }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_checkbox { }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_submit { }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_divider { }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_message { }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_form_loading { width: 30px; text-align: center; line-height: normal; }
#mp_form_below_posts10 .mailpoet_form_loading > span { width: 5px; height: 5px; background-color: #5b5b5b; }#mp_form_below_posts10{border-radius: 0px;text-align: left;}#mp_form_below_posts10 form.mailpoet_form {padding: 20px;}#mp_form_below_posts10{width: 100%;}#mp_form_below_posts10 .mailpoet_message {margin: 0; padding: 0 20px;}#mp_form_below_posts10 .mailpoet_paragraph.last {margin-bottom: 0} @media (max-width: 500px) {#mp_form_below_posts10 {background-image: none;}} @media (min-width: 500px) {#mp_form_below_posts10 .last .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}} @media (max-width: 500px) {#mp_form_below_posts10 .mailpoet_form_column:last-child .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}}