Conheça a Casa da Cultura de Paraty, um dos imóveis mais antigos da cidade


Um dos imóveis mais antigos de Paraty, a Casa da Cultura, conhecida como sobrado da Rua Dona Geralda, é um espaço cultural que abriga eventos e exposições durante todo o ano. Localizado na esquina das ruas Dona Geralda e Samuel Costa, o prédio, construído em 1754, era usado como escola pública até o fim do século XIX. Ou seja, o sobrado vai completar 270 anos em 2024. As igrejas de Nossa Senhora dos Remédios, de Santa Rita, de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito também são centenárias.

  • Xerém: Zeca Pagodinho ganhará estátua em Caxias, na Baixada Fluminense
  • EXTRA Cidades: Site ganha subeditorias direcionadas para 10 municípios do interior

O espaço é o principal espaço cultural da cidade e foi criado pela prefeitura em 1990. Desde então, tornou-se referência no setor. Em 2003, foi sede da primeira Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e, no ano seguinte, passou por uma restauração.

Dados da Associação Paraty Cultural, organização responsável pela gestão da casa, revelam que, entre de 2014 a 2020, foram realizadas cerca de 300 apresentações e exposições no imóvel. Além disso, a associação também informou que, em média, 400 alunos da rede pública e privada passam por ano pela casa e realizam atividades educativas no local.

  • Paixão nacional: Paty do Alferes tem o primeiro museu dedicado à cachaça no país

Foram realizadas cerca de 150 exposições individuais e coletivas de artistas paratienses e vinculados à cidade e de temas relevantes do patrimônio cultural, mais de 150 apresentações musicais e uma série cursos regulares de temas do patrimônio cultural, de artes visuais e do Programa de Educação Musical, segundo a Associação Paraty Cultural.

Há quatro anos, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), reconheceu a cidade de Paraty como patrimônio Cultural e Natural Mundial. A partir de 2021, a Casa da Cultura de Paraty começou a buscar a reposição do espaço como órgão cultural defensor e promotor do patrimônio.

A entrada na Casa da Cultura de Paraty é gratuita e está aberta aos visitantes de terça a sábado, de 11h às 19h. Neste ano, a organização iniciou a campanha “Seja amigo da Casa!” para continuar com a realização frequente de atividades artísticas, culturais e de qualificação que a Casa oferece para adultos, jovens e crianças.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *