A capacitação foi realizada pela Escola Major Alfredo Pedro Rabayolli, que é certificada pelo programa Escola do Futuro.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, localizada em Vitória, promoveu uma capacitação para os professores, sobre Metodologias Ativas com Uso de Tecnologia, com objetivo de promover a troca de conhecimento entre os docentes, os incentivando a compartilhar suas experiências e aprendizados.
Outro objetivo foi fomentar o uso de tecnologia de forma pedagógica e eficaz, tornando as aulas mais interativas e envolventes para os alunos da unidade escolar.
A escola visa promover um ambiente de aprendizado mais dinâmico, no qual os alunos se tornem participantes ativos de sua educação, e os professores estejam mais bem preparados para utilizar a tecnologia de maneira significativa em suas práticas pedagógicas, promovendo melhorias no desempenho dos alunos, crescimento profissional dos professores e uma cultura de aprendizado colaborativo na escola.
Segundo a professora coordenadora de área, Kamila Costa Gomes, a combinação de metodologias ativas e tecnologia tem sido transformadora, tornando o ambiente de aprendizado mais dinâmico e centrado no aluno. “A colaboração entre nossos colegas professores tem sido inspiradora, e estamos aprendendo uns com os outros a cada dia. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossas práticas pedagógicas e a preparar os alunos da melhor maneira possível para o futuro. Essa troca é um testemunho do nosso compromisso com a excelência na educação”, disse.
O diferencial da ação está na combinação de duas abordagens educacionais, sendo: metodologias ativas e tecnologia. Esse projeto não apenas capacitou os professores em metodologias ativas, mas também os ajudou a integrar a tecnologia de maneira pedagógica e eficaz em suas práticas de ensino.
“Essa abordagem única cria um ambiente de aprendizado mais dinâmico, envolvente e centrado no aluno, em que eles podem desenvolver habilidades do século 21 e aplicar o conhecimento de maneira significativa. Além disso, a ênfase na colaboração entre os professores e a avaliação contínua garantem que as práticas pedagógicas estejam sempre sendo aprimoradas, tornando essa ação um diferencial na promoção de uma educação de alta qualidade e preparação dos alunos para o futuro”, afirmou Kamila Costa Gomes.
Escola do Futuro
A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.
Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
[email protected] / [email protected]
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707