Martin Scorsese diz que é preciso “lutar” contra a cultura dos super-heróis


Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O aclamado diretor Martin Scorsese afirmou em entrevista recente que é preciso “lutar” contra a cultura do cinema de super-heróis.

Em entrevista à GQ Magazine, Scorsese voltou a vocalizar suas críticas aos filmes de Marvel e DC, e clamou por mais cineastas que produzam obras de outros gêneros cinematográficos.

O diretor se tornou notório por sua posição contrária ao formato atual de lançamentos nos cinemas, onde os grandes blockbusters de super-heróis dominam a grande maioria das salas de exibição.

Confira o que Martin Scorsese declarou abaixo:

“O perigo é o que isso está fazendo com a nossa cultura. Porque agora haverá gerações que pensarão que os filmes são apenas isso.” afirma o diretor: “Eles já pensam isso. O que significa que temos que lutar com mais força. E tem que vir de baixo. Tem que vir dos próprios cineastas. E você terá, sabe, os irmãos Safdie, e você terá Chris Nolan, entende o que quero dizer? E acertá-los por todos os lados.” 

“Acerte-os por todos os lados e não desista. Vamos ver o que vocês tem para mostrar. Vá lá e faça. Vá reinventar. Não reclame disso. Mas é verdade, porque temos que salvar o cinema.”

“Eu acho que o conteúdo fabricado não é realmente cinema. É quase como se a IA estivesse fazendo um filme. E isso não significa que você não tenha diretores incríveis e pessoas de efeitos especiais fazendo belas obras de arte. Mas o que isso significa? O que esses filmes fazem, o que isso vai te dar? Fora uma espécie de conclusão de alguma coisa e depois eliminar da sua mente, do seu corpo todo, sabe? Então, o que isso está te acrescentando?”

Próximo filme de Scorsese, Assassinos da Lua das Flores, chega aos cinemas em 20 de outubro.

Na trama, Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio) é um americano apaixonado por uma indígena (Lily Gladstone) que se associa a empresas para tomar terras nativas e explorar petróleo.

Leia mais sobre Martin Scorsese e Assassinos da Lua das Flores:

O longa reeditará mais uma vez a parceria de sucesso entre Leonardo DiCaprio e o cineasta, que já trabalharam juntos em Gangues de Nova YorkO AviadorOs InfiltradosIlha do Medo, e O Lobo de Wall Street.

Outro grande nome no elenco é Robert de Niro, que também tem uma carreira marcada por trabalhos aclamados com Scorsese nos filmes Taxi DriverTouro Indomável, O Rei da ComédiaOs Bons CompanheirosCabo do MedoCassino, e O Irlandês.

Adaptando o livro homônimo de David Grann, a trama, é inspirada em uma história real, apresentando a investigação de uma série de assassinatos de membros indígenas da tribo Osage. Os crimes ocorreram em Osage County, Oklahoma, no início dos anos 1920, depois que grandes depósitos de petróleo foram descobertos sob suas terras.

DiCaprio viverá Ernest Burkhart, sobrinho de um poderoso fazendeiro local vivido por Robert De Niro e marido de Mollie Kyle (Lily Gladstone).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *