Estreia no Cine Cultura o documentário Elis & Tom – Secretaria de Estado de Cultura


Produção mostra os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum que é considerado um dos mais importantes na história da música brasileira

Chega ao Cine Cultura nesta quinta-feira (28/09), o tão aguardado documentário Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você, que dá nome ao álbum considerado um dos mais importantes na história da música brasileira. Na programação da sala também seguem em cartaz o relançamento do sucesso sul-coreano Oldboy, obra-prima de Park Chan-wook, e os filmes A Ilha dos Ilús, Estranha Forma de Vida e Retratos Fantasmas.

Gravado em Los Angeles, no início de 1974, as imagens de Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você foram registradas em película pela equipe de cineastas liderada pelo diretor Roberto de Oliveira, idealizador do encontro. Os rolos originais das filmagens ficaram guardados por 45 anos até serem restaurados e remasterizados em 2018. São essas imagens raras e inéditas que conduzem o filme musical.

O filme mostra os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações a ponto de o projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos a uma obra-prima. 

Na produção, o espectador é levado numa viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas. A obra é também um emocionante reencontro do diretor com os artistas e o material filmado há quase cinco décadas.

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive nos fins de semana. O ingresso tem valor de R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) e devem ser adquiridos na bilheteria da unidade, apenas em dinheiro. Lembrando que toda segunda-feira tem ingresso único de meia-entrada.

Sinopses

1º – Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você (2023, Brasil, livre, 101 min, dir: Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay)
Os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum Elis & Tom a ponto do projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos à uma obra prima.

2º – A Ilha dos Ilús (2020, Brasil, Livre, 85 min, dir: Paulo G. C. Miranda)
Pocó está pronto para nascer e viver o melhor dia da sua vida de cachorro! Porém, é enviado para uma família errada obrigando ele a voltar para a Ilha dos Ilús, local mítico onde todos os animais vivem antes de nascerem. Inconformado, Pocó quer conhecer sua verdadeira família, mesmo que, para isso, precise descobrir a todo custo uma passagem secreta, que somente Rinco, o líder do clã dos animais rejeitados, sabe encontrar. Sua melhor amiga Oli o ajuda nessa jornada, mesmo Pocó nem imaginando que ela é uma espiã da Gakra, uma réptil maligna que pretende invadir a ilha e sacudir com todo o reino animal.

3º – Retratos Fantasmas (2023, Brasil, 12 anos, 91 min, dir: Kleber Mendonça Filho)
Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

4º – Estranha Forma de Vida (2023, Espanha/EUA, 16 anos, 82 min, dir: Pedro Almodóvar)
Após vinte e cinco anos, Silva cavalga um cavalo pelo deserto para visitar seu amigo xerife Jake. Eles comemoram o encontro, mas na manhã seguinte Jake lhe diz que a razão de sua viagem não é relembrar os velhos tempos de amizade. O filme é acompanhado de uma entrevista exclusiva com Pedro Almodóvar, feita para ser exibida nos cinemas.

5º – Oldboy (2003, Coreia do Sul, 16 anos, 120 min, dir: Park Chan-wook)
Depois de ter sido raptado e preso por quinze anos, Oh Dae-Su é libertado, e descobre que tem 5 dias para encontrar seu sequestrador.

Confira a programação de 28/09 a 04/10

De 28 a 30/09
14h20 – A Ilha dos Ilus (livre)
16h – Oldboy (16 anos)
18h15 – Estranha Forma de Vida (16 anos)
20h – Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você (livre)

Dia 01/10
14h20 – A Ilha dos Ilus (livre)
16h30 – Retratos Fantasmas (12 anos)
18h15 – Estranha Forma de Vida (16 anos)
20h – Elis & Tom: Só tinha de Ser Com Você (livre)

De 02 a 04/10
14h30 – Retratos Fantasmas (12 anos)
16h15 – Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você (Livre)
18h15 – Estranha Forma de Vida (16 anos)
20h – Oldboy (16 anos)

Foto: Divulgação

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *