Xodó de Sampaoli no Atlético-MG hoje é destaque em LALIGA e desafia o Real Madrid


Cria do Atlético-MG, Savinho é um dos grandes destaques do surpreendente Girona, que enfrentará o Real Madrid por LALIGA, neste sábado (30), às 13h30 (de Brasília), com transmissão pelo Star+. No duelo, que será realizado no Estádio Municipal de Montilivi, ele terá a oportunidade de jogar contra os astros Rodrygo e Vinicius Jr.

“Estou ansioso e com um friozinho na barriga, mas me preparei bem para ajudar o time. Fico feliz de jogar contra os meus ídolos. Sou muito fã do Rodrygo pela qualidade do futebol e pela pela pessoa que ele é. O Vini é o melhor jogador do mundo disparado, os adversários têm medo de enfrentá-lo. Mas quando o juiz apitar, não vai ter moleza, é cada um para o seu lado e vamos ver quem conseguirá os três pontos”, disse ao ESPN.com.br.

Curiosamente, o nome do atacante é uma homenagem a um jogador que fez história no Real: Sávio. O ídolo do Flamengo venceu vários títulos, incluindo três taças da Champions League, pelo clube merengue.

“Meu pai foi jogador e gostava muito do Sávio. Uma vez a gente trocou mensagens na rede social e contei para ele”, afirmou.

Na atual temporada, Savinho é o jogador brasileiro com mais participações em gols entre as cinco maiores ligas da Europa: são quatro assistências e duas bolas nas redes.

“Tenho que agradecer aos meus companheiros, ao treinador e ao clube que acreditaram em mim. Eles disseram que eu teria oportunidade de mostrar meu futebol”.

Segundo colocado de LALIGA, com 19 pontos, o Girona voltará a liderar o torneio se derrotar o Real Madrid.

“Tenho recebido mensagens sobre esse nosso começo de campeonato. A ficha ainda não tinha caído, mas quero continuar assim porque tenho muitos objetivos para conquistar”.

“O segredo é a mentalidade e o treinador que nos faz crescer. Nosso time tem humildade, personalidade, alegria e talento. Nosso treinador é muito fã do Guardiola, que é o melhor do mundo. Dá para ver que temos muita posse de bola, como é o Manchester City, e um jogo bonito”.

Vida na roça

Criado no interior do Espírito Santo, Savinho ajudou a família na roça dos avós antes de ser jogador.

“A gente plantava quiabo, alface… Eu tirava leite e gostava de andar de cavalo, mas capinar no sol quente é ruim para c*** (risos). Todas as férias eu volto para lá e trabalho porque é uma coisa que gosto”.

O garoto, que desde cedo se destacava no futebol, mudou-se com a família para Vitória-ES e começou a jogar em escolinhas. O convite para jogar na base do Atlético-MG surgiu depois de uma partida em Belo Horizonte contra o próprio Galo.

“Mudei aos 11 anos, mas não poderia ficar no alojamento. Por isso, morei na casa do Tavares, que jogava na base e virou meu amigo”.

Neste período, ele enfrentou diversas vezes o atacante Vitor Roque, do Athletico-PR.

“Ele é meu ‘pato’ (risos). No América-MG e no Cruzeiro eu ‘deitava nele. Os times dele eram bons, mas não aguentavam o nosso. O Vitor ficava bravo porque fazia gols, mas a gente sempre vencia no final. Ele sempre fez gols no Galo, incrível!”.

“Eu brincava: ‘Hoje não vai dar para você’. Ele é um grande jogador, não é à toa que vai para o Barcelona, que é pertinho daqui. É um menino espetacular. A gente defendeu juntos a seleção sub-20 e ele é muito alegre. É um craque”.

Em 2020, Savinho foi chamado pelo técnico Jorge Sampaoli para integrar o elenco profissional do Atlético-MG.

“Não esperava por isso porque vivia um momento bom na base. Nem joguei no time sub-17 e já subi. Foi tudo muito rápido! Treinei bem, e o professor pediu para ficar de vez. Sou muito grato ao Sampaoli”, contou.

Aos 16 anos, o jovem estreou na vitória alvinegra fora de casa contra o Atlético-GO por 4 a 3 pelo Brasileirão.

“Fui colocado como titular no treino e fiz gol. O Arana raspou a minha cabeça e senti que poderia jogar. Entrei em campo por uns 16 minutos e fiquei muito cansado (risos). Foi o maior sonho realizado e batalhei muito para estar lá”.

Durante a época no Galo, o jovem lembra que foi a um churrasco para todo o elenco – e os familiares – na casa de Hulk. “Minha avó, que é muito fã dele, foi lá e se divertiu muito. Foi o assunto do treino no dia seguinte”.

Parte do plantel que venceu em 2021 o Mineiro, o Brasileirão e a Copa do Brasil, Savinho fez os primeiros gols como profissional no ano passado. Ele balançou as redes nos jogos contra o Independiente del Valle, pela CONMEBOL Libertadores, e contra o Santos, pelo Brasileirão.

“Foram os momentos mais especiais. Queria ser titular em uma partida, fazer um gol e ver a torcida gritar o meu nome. Um mês antes de ir embora, consegui tudo isso! Recebo mensagens dos torcedores até hoje para voltar. Sou um jogador tranquilo e nunca dei problemas fora de campo”.

Grupo City

Em junho de 2022, Savinho foi vendido ao Grupo City, dono de vários clubes no mundo (incluindo o Manchester City), e emprestado logo em seguida ao PSV.

“Vieram propostas de Arsenal, Red Bull Bragantino e Grupo City para o Atlético-MG. A melhor oferta era do City”.

Durante a última temporada na Holanda, Savinho sofreu uma lesão que o tirou dos gramados por alguns meses. No entanto, foi um dos destaques do Brasil no Mundial sub-20 deste ano.

No meio de 2023, o atacante ficou um tempo treinando no Manchester City com os jogadores que estavam sem clube até acertar o novo time.

“O novo técnico do PSV queria contar comigo e me ligou. Recebi contato de várias equipes, mas escolhi o Girona pelo projeto e porque queria muito jogar na Espanha”.

Com o ótimo momento vivido no clube, que tem o irmão de Guardiola como acionista ao lado do Grupo City, o atacante diz que o objetivo é buscar uma vaga nos torneios europeus.

“A gente fala isso todos os dias. É um trabalho que não começou agora, vem de outras temporadas. O clube está crescendo a cada ano”, finalizou.

Onde assistir a Girona x Real Madrid?

Girona x Real Madrid, válido por LALIGA, terá transmissão pelo Star+, neste sábado (30), às 13h30 (de Brasília).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *