Ativista da cultura, da agroecologia e idealizador da Casa do Hip Hop, Joel Cardoso morre em Piracicaba


Joel Cardoso de Oliveira morreu aos 73 em Piracicaba (SP). — Foto: Instagram/Casa do Hip Hop

Joel Cardoso de Oliveira morreu aos 73 em Piracicaba (SP). — Foto: Instagram/Casa do Hip Hop

Um dos fundadores da Casa do Hip Hop de Piracicaba (SP), o ativista cultural, produtor, agricultor agroecológico e comunicador comunitário Joel Cardoso de Oliveira morreu no último domingo (18), às 12h46, aos 73 anos, na cidade.

De acordo com informações do Grupo Bom Jesus, o morte de Joel ocorreu por insuficiência respiratória. O sepultamento acontece nesta segunda-feira (19), às 16h30, no Cemitério Parque da Ressurreição.

Joel deixa a esposa Naomi Ishii Torigoi e os filhos Reiwa Ishii Torigoi de Oliveira, Angelina Satie Ishii Torigoi de Oliveira, Maria Carla Fontana Gaspar Coronel e Sharon Kin Fernandes.

Em sua página no Instagram, a Casa do Hip Hop lamentou a morte e falou da importância do ativista para a entidade.

“Joel foi um dos fundadores da Casa do Hip Hop, que esteve conosco, em simplesmente todas as nossas lutas! Alguém que incessantemente nos apoiou e ajudou a concretizar nossos sonhos”, diz a postagem.

“Precursor e idealizador de muitos projetos voltados à comunidade, à juventude, à cultura e à agroecologia, como a Rádio Comunitária Paulicéia, Paulicéia Live e Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica”, aponta o texto.

Nos anos 1980, Joel Cardoso de Oliveira foi membro da FDP, uma das primeiras bandas punks de Piracicaba, que fez shows e participou de festivais no município num momento em que o estilo musical começava a ficar conhecido no Brasil e ganhar adeptos — Foto: Rafael Bitencourt/Arquivo pessoal/g1

Nos anos 1980, Joel Cardoso de Oliveira foi membro da FDP, uma das primeiras bandas punks de Piracicaba, que fez shows e participou de festivais no município num momento em que o estilo musical começava a ficar conhecido no Brasil e ganhar adeptos — Foto: Rafael Bitencourt/Arquivo pessoal/g1

Agroecologia

A página do Seminário Agroecológico da Produção Orgânica (Sapo), também lamentou a morte de Cardoso em uma postagem e abordou sua importância para a agroecologia local.

“Joel além de idealizador da Sapo, foi um farol que iluminou os caminhos da agroecologia em Piracicaba, eterno defensor do rio Piracicaba, local onde cresceu e aprendeu a nadar, ator, comunicador nato e agitador cultural”, afirma a organização do evento em trecho da postagem.

A coordenadora de educação e políticas públicas do projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, Karine Faleiros, afirma que Joel fará falta para a agroecologia, pela sua capacidade de mobilizar pessoas em busca de uma transformação da sociedade.

“A esperança constante dele na transformação nos inspirava muito. Fica para nós esse legado dele principalmente na forma de atuar com esperança e na busca constante pela mobilização das pessoas, conciliando áreas do conhecimento como as artes, a comunicação e a agroecologia. Uma pessoa realmente muito inovadora”, diz.

Nos anos 1980, Joel Cardoso de Oliveira foi membro da FDP, uma das primeiras bandas punks de Piracicaba, que fez shows e participou de festivais no município num momento em que o estilo musical começava a ficar conhecido no Brasil e ganhar adeptos.

Ele teve papel de destaque em diferentes iniciativas culturais e sociais da cidade, como explica o doutor em filosofia da educação e produtor cultural Antonio Filogenio de Paula Junior.

“O Joel tem uma importância histórica para a cultura da cidade, para a organização popular, desde o Centro Comunitário da Paulicéia, o Carnaval da Paulicéia, a Rádio Livre Paulicéia, a comunicação em tempo real das atividades realizadas principalmente na periferia, a preocupação ambiental, com a alimentação. Era uma pessoa muito ativa, que nunca parou”, diz.

Joel é idealizador da página Paulicéia Live, no Facebook, que transmitia ao vivo eventos ligados à Casa do Hip Hop, à cultura e agroecologia local. O próprio velório do ativista foi transmitido pela página ao longo desta segunda-feira.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *