Casa de Cultura Mario Quintana recebe espetáculo “Corpo Casulo”


No domingo (25/2), às 19h, o Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe sessão única de Corpo Casulo, espetáculo que tem como tema central a transgeneridade e é encenado pelo artista e produtor cultural Gustavo Deon, uma pessoa transmasculina. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Sympla.

A narrativa do espetáculo apresenta as vivências de um corpo transmasculino, costuradas a histórias de outras pessoas trans e à Memória Social na qual vivemos culturalmente. O trabalho é um monólogo, construído a partir do conceito de Biodrama, de Viviana Tellas, e de experimentações corporais fundamentadas na performance e inspiradas na dança contemporânea. 

A linha dramatúrgica é construída a partir das fases da vida, iniciando na infância, passando pela adolescência e fase adulta – em diálogo aos estágios da metamorfose. As cenas realçam as nuances da trajetória do ator em seus diferentes períodos de transição, propondo ambientações que transitam entre o cômico, a franqueza acerca de sua identidade e a visão sobre ela, costuradas com a poesia, que abre espaço para linguagens mais abstratas e metafóricas.

A pesquisa para essa construção se dá em conjunto com a produção de pessoas trans que pensam sobre gênero dentro da literatura, filosofia, psicologia e teatro, tendo referências como Paul Preciado, Jota Mombaça, Letícia Nascimento, Dodi Leal e Jonas Maria.

O espetáculo conta ainda com a codireção de Luka Machado, atriz, produtora cultural, gestora de projetos e comunicadora. A realização é do Coletivo Intransitivo, formado integralmente por artistas trans, com diferentes linhas de pesquisa e áreas de atuação. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *