Seduc investe mais de R$ 13 milhões em tecnologia para reforçar proteção escolar


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está iniciando o ano com um investimento significativo na segurança dos alunos, professores e comunidade escolar por meio da tecnologia. Uma empresa especializada em soluções inteligentes e integradas de Segurança Eletrônica foi contratada para fornecer um sistema de captura e gestão de imagens, integrando um sistema de segurança por videomonitoramento.

Foto: Governo do Piauí/SeducSegurança escolar

Segurança escolar

O projeto inclui equipamentos, acessórios, componentes e materiais relacionados à segurança, bem como sua implantação, manutenção preventiva e corretiva, treinamento operacional e suporte técnico. Inicialmente, 123 prédios em Teresina e 18 em Parnaíba serão contemplados, com um investimento total de R$ 13.192.703,98.

Essa iniciativa é parte das ações do Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e a Cultura de Paz nas Escolas, formado em abril do ano passado e que envolve a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e outras entidades.

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou as ações executadas pela Seduc em relação à cultura de paz nas escolas em 2023. “Posso citar o fortalecimento da atuação das nossas equipes multiprofissionais, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas, inclusive, com a convocação de novos profissionais. A convocação e capacitação de novos agentes de portaria nas escolas, a contratação do serviço de vigilância nas escolas, dentre outras ações. A Seduc, a SSP e todos os representantes das entidades envolvidas no Grupo de Trabalho estão atuando em conjunto para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas, educativas aos alunos, aos gestores educacionais e aos familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas”, explicou o gestor.

Segundo Arielma Oliveira, diretora da Unidade Administrativa da Seduc, o monitoramento será realizado em tempo real nas áreas internas e externas das instalações das unidades administrativas e das escolas. Isso contribuirá para obtenção de informações e identificações, além da responsabilização junto aos órgãos de segurança pública de delitos praticados dentro da instituição.

“A Seduc tem como objetivo contratar soluções que colaborem com a diminuição dos índices de criminalidade nas escolas, de forma a inibir a violência nas unidades que compõem a rede pública estadual de educação”, explicou Oliveira. O prazo para a conclusão da instalação da central de monitoramento é de 140 dias.

Fonte: Governo do Piauí


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *