Coral Unipê propicia integração entre cultura e estudos


Unir cultura e ensino superior podem ser benéficos para a formação de profissionais. E no Centro Universitário de João Pessoa, com sua área cultural em ação há muitos anos, os alunos conseguem aliar os estudos com desejos pessoais em relação à arte do canto. Uma prova disso é o Coral Universitário Unipê.

Fundado em maio de 2001, o Coral Unipê tem o intuito de oferecer entretenimento e cultura dentro do campus e no ambiente acadêmico, sendo regido pelo maestro João Alberto Gurgel e em contato constante com a população paraibana.

“Através da música e do resultado geral que o Coral Unipê entrega, o aluno vive experiências únicas e enriquecedoras, contribuindo para o seu desenvolvimento como pessoa e profissional de qualquer área. Ajuda no senso total de coletividade, de autoestima, de construção, disciplina, organização e doação”, afirma João.

Na Instituição, o Coral Unipê é um espaço para a prática musical que traz lazer, bem-estar, qualidade de vida, congraçamento e integração entre os participantes.  “Quando você entra na Instituição, tem a oportunidade de realizar esse sonho musical. É um excelente ambiente extraclasse, que proporciona tanto um relacionamento entre os participantes quanto a atividade”, considerou Gurgel.

Marina Accioly, estudante de Direito do Unipê, diz que cantar no Coral é uma das melhores partes do dia dela e que a música ajuda a aliviar o estresse diante da rotina de estudos e provas. Para ela, estar no grupo contribui para expressar sua paixão pela música, e ressalta que isso lhe proporcionou amizades de diferentes cursos, o que melhorou a vida acadêmica.

“Também me ensinou muito sobre trabalho em equipe, disciplina e comprometimento. Aprender novas músicas, ensaiar e se apresentar requerem dedicação e isso se reflete positivamente no meu desempenho acadêmico”, conta. “Enfim, ser parte do Coral Unipê não é apenas sobre cantar, é sobre desenvolver habilidades e tornar minha experiência na Instituição ainda mais especial. Agradeço o apoio do Unipê em manter e promover essa importante iniciativa cultural dentro do nosso campus”, finaliza.

Já Carmem Gadelha, estudante de Psicologia, diz que tem “um grande prazer em fazer parte de uma Instituição que preserva a cultura e o entretenimento, enaltecendo o talento de seus alunos através do canto coral. O canto fez e faz parte da minha construção individual e social.”

Tradição e inovação

São mais de 20 anos de tradição e inovação nesse estilo musical na Paraíba, tendo na bagagem centenas de performances realizadas ao longo de sua existência, inclusive fora do estado. Segundo o maestro, o Coral Unipê é pop, mas toca músicas tradicionais também.

“O Coral cresceu e criou o seu próprio perfil de montagem, repertório e apresentação, sendo um grupo jovial e muito dinâmico que tenta sempre conquistar sua plateia com sua integração, alegria e inovação”, pontua João Alberto Gurgel.

Inscrições

As inscrições para seleção de novos participantes do Coral Unipê ocorrerão entre os dias 15 e 23 de fevereiro. Podem se inscrever alunos, egressos e professores da Instituição, além da comunidade externa.

Para participar não é necessário ter experiência musical em canto, mas a disposição para cantar. O processo de seleção envolve audições realizadas com o maestro João Alberto Gurgel. Os contemplados são informados após o processo.

Mais informações e detalhes sobre as inscrições podem ser obtidas por e-mail para [email protected].


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *