Disputa acirrada em Arecibo
Catorze cotas individuais para Paris 2024 estão em jogo na competição – seis para os homens e oito para as mulheres.
As outras vagas individuais foram alocadas anteriormente por meio dos ISA Games 2023, do Championship Tour da Liga Mundial de Surfe (WSL) de 2023 e dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.
Os surfistas que não receberam cotas provisórias no ano passado ganharão cotas para seus respectivos CONs em Porto Rico.
Além das vagas individuais, serão disponibilizadas em Porto Rico duas cotas por equipes, uma para homens e outra para mulheres.
Um Comitê Olímpico Nacional (CON) poderá ter, como máximo, quatro representantes nos próximos Jogos Olímpicos, dois em cada gênero. Este número poderá ser de três (por gênero), com a vaga sendo direcionada à equipe do CON melhor colocada nos ISA Games 2024.
Os pontos dos diferentes membros da equipe serão combinados para determinar as equipes masculina e feminina vencedoras, que poderão então levar um terceiro surfista extra para Paris 2024.
Os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, por isso a participação dos atletas em Paris 2024 depende, portanto, de seus CONs selecioná-los para fazerem parte da delegação para os Jogos.
ENTENDA | Surfe em Paris 2024: sistema de classificação