Nesta terça-feira (21), o número dois do mundo do tênis, o espanhol Carlos Alcaraz, enfrentou o brasileiro Thiago Monteiro pela fase de 32 do Rio Open. O jogador mais importante do torneio, teve uma participação que durou apenas dois games, já que logo no começo sofreu uma torção no pé direito e precisou deixar a partida.
A lesão e a desistência
A lesão ocorreu no terceiro ponto da partida, quando o placar estava em 15 a 0. O jogo foi paralisado para o atendimento do jogador, que retornou a quadra e ainda conseguiu quebrar o saque do brasileiro. Entretanto, o desconforto era notório e no game seguinte à quebra foi devolvida por Thiago. O espanhol então preferiu abandonar a partida por não ter condições de continuar a disputa.
Momento em que Alcaraz torce o tornozelo e abandona a partida (Vídeo: reprodução/Instagram/Rio Open)
Com a desistência de Alcaraz, Thiago Monteiro avançou para as oitavas de final e enfrentará outro brasileiro, Felipe Meligeni.
Carlos Alcaraz que não vêm tendo um começo de temporada como era esperado, com eliminações nas quartas de final do Australian Open e semifinal de Buenos Aires, fará exames hoje para avaliar a gravidade da lesão.
A princípio não houve nada de mais grave, mas devido ao incômodo e a cautela com o corpo, o jogador achou melhor não continuar a partida.
“Eu me senti mal. Estava com dor. Sabia que seria difícil continuar. Amanhã, farei exames. Já me falaram que não parece ser tão grave, mas preciso resfriar o corpo e ver as sensações que tenho” , disse Alcaraz.
Histórico no Rio Open
Alcaraz tem uma boa relação com a etapa carioca do circuito. Esta foi a quarta edição que o espanhol participou. Em 2020, quando tinha apenas 16 anos, realizou sua estreia como profissional no saibro do Rio Open, quando ainda era número 406 do ranking mundial. Depois, ainda viria a conquistar o troféu pela primeira vez em 2022, seguido de um segundo lugar em 2023.
Brasileiros no Rio Open
Com a classificação do Thiago Monteiro, quatro brasileiros ainda estão na disputa pelo troféu do torneio. Além de Monteiro que enfrenta Felipe Meligeni, há o jovem João Fonseca, de apenas 17 anos, que disputa com o francês Arthur Fils, no round de 32 e o Thiago Wild compete com o espanhol Jaume Munar, nas oitavas de final do torneio.
A final da competição tem previsão para ocorrer no domingo, 25 de fevereiro. O atual campeão, o britânico Cameron Norrie, também avançou na primeira rodada e enfrentará o chileno Tomas Barrios Vera, nas oitavas de final, rumo a defesa do título.
Foto Destaque: Thiago Monteiro consolando o Alcaraz após a desistência do Rio Open (Reprodução/Rio Open)