Surfe brasileiro tem aproveitamento 100% na abertura do ISA Games


ISA GAMES Gabriel Medina Yago Dora Filipe Toledo filipinho luana silva tatiana tati weston-webb taina hinckel porto rico surfe brasileiro brazilian stormISA GAMES Gabriel Medina Yago Dora Filipe Toledo filipinho luana silva tatiana tati weston-webb taina hinckel porto rico surfe brasileiro brazilian storm

ISA / Pablo Franco

Os seis surfistas brasileiros passaram pela primeira rodada no Mundial de Surfe organizado pela Associação Internacional de Surfe (ISA) neste sábado (24). O evento, conhecido como ISA Games, acontece em Porto Rico até o dia 2 de março e distribuirá 16 vagas olímpicas. Serão oito vagas individuais no feminino e seis no masculino. Luana Silva e Taina Hinckel buscam a segunda vaga para o Brasil no feminino e se enfrentam na segunda rodada. 

Além disso, as duas equipes buscam uma vaga extra para a equipe do Brasil. Tati Weston-Webb e Filipe Toledo já estão garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 que acontecerá nas icônicas praias do Taiti. Gabriel Medina e Yago Dora também tem uma “competição interna” para saber quem ficará com a vaga extra do Brasil, se conquistada.

MEDINA, DORA E FILIPINHO VENCEM NA ABERTURA DO ISA GAMES

Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a entrar nas águas porto-riquenhas. Na nona bateria ele sobrou e venceu com 13.93, soma de 7.50 e 6.43. O venezuelano Jose Lopez também passou em segundo, com 8.97. Juan Carlos Ramos, de El Salvador, e Luke Prosa, de Bahamas, somaram 6.27 e 2.73 respectivamente e foram para a repescagem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

Em seguida, Yago Dora conquistou a maior nota até então do surfe masculino no ISA Games. Na 17ª bateria ele conseguiu uma onda excelente (8.00) e com 6.67, somou 14.67. Ao lado do uruguaio Marco Giorgi, que fez 10.50, eles passaram tranquilo para a segunda fase. Joey Gale, de Bahamas, ficou em terceiro com 2.83, enquanto Bryan Perez, de El Salvador, não somou pontos.

Já pela 25ª bateria, Filipe Toledo disputou onda a onda a liderança contra o chileno Manuel Selman. Vitória do brasileiro por 11.93 e o chileno ficou com 10.50. Keoni Lasa, da Venezuela e Greyson Grant, da Suécia, foram para a repescagem.

TATI WESTON-WEBB E TAINA HINCKEL GANHAM SUAS BATERIAS

Pela disputa feminina, Tatiana Weston-Webb conseguiu as duas melhores ondas da 12ª bateria, e somou 5.83 e 3.83. Com 9.66 ela passou para a segunda fase, ao lado de Tiara vd Huls, dos Países Baixos, que ficou em segundo com 5.53. A local Mia Calderon somou 4.97 e vai para a repescagem.

Em seguida, na bateria 21 em uma disputa muito acirrada, Taina Hinckel passou em primeiro lugar com 8.83 (soma de 5.50 e 3.33). Havanna Cabrero, de Porto Rico, ficou em segundo com 7.63  e portanto também passou de fase. A holandesa Mirna Boelsma terminou em terceiro com 7.54.

LUANA SILVA FICA EM 2° EM BATERIA DE ALTOS E BAIXOS

Completando a equipe feminina do Brasil no ISA Games, Luana Silva enfrentou altos e baixos na bateria 24 para finalmente, depois mesmo do relógio indicar zero, garantir sua vaga. Ela liderou, em seguida ficou em último, mas terminou finalmente em segundo, com 8.70, com notas 5.13 e 3.57. A vencedora foi Zoie Zietz, dos Países Baixos, com 9.90 e Jolaris Carreras, de Porto Rico, terminou em terceiro, com 7.33.

BRASIL x EUA NA SEGUNDA RODADA

Já terá um confronto direto entre Brasil e EUA pela segunda rodada. Gabriel Medina é o representante da Brazilian Storm contra Santiago Muñiz, da Argentina, Tyler Gunter, dos EUA e Dwight Pastrana de Porto Rico pela bateria 5.

Já Yago Dora duela na nona bateria da segunda rodada contra o português Guilherme Fonseca, Elliot Paerata-Reid, da Nova Zelândia, e Maksymilian Michalewski, da Polônia. Já Filipinho ainda espera seus rivais nas próximas baterias. Um deles será o argentino Jose Gundesen. Ele está na 13ª bateria da segunda rodada.

Tati Weston-Webb enfrenta Lucy Jarrad, de Samoa Americana, Chelsea Tuach, de Barbados e Coral Wiggins, de Costa Rica pela sexta bateria da segunda rodada do ISA Games.

BRASILEIRAS DUELAM CONTRA CAMPEÃ MUNDIAL

Por fim, Taina Hinckel e Luana Silva vão se enfrentar na segunda rodada, em uma super bateria, a 11. Elas enfrentam, assim, a super favorita Caroline Marks, dos Estados Unidos, e a alemã Rachel Presti. Marks foi a campeã da Liga Mundial de Surfe (WSL) na temporada de 2023 e portanto já está garantida nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

DOMINGO DE MUITO SURFE NO ISA GAMES

São 36 baterias masculinas na primeira rodada e 32 baterias femininas na segunda rodada. O primeiro dia viu as 30 primeiras baterias de cada gênero. A expectativa é que a primeira rodada seja completada neste domingo e a segunda rodada também comece no dia 24. O destaque do dia fica para a estreia da skatista britânica Sky Brown, medalhista olímpica no park, na bateria 32 da primeira rodada.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *