Com muita música e dança, foi inaugurado, ontem (24), o Instituto Cultural Zilá Benevenuto, no Centro de Sorocaba. O evento de lançamento ocorreu na praça Coronel Fernando Prestes, das 10h às 14h. Já a sede do instituto está localizada na rua Santa Clara, 145. A iniciativa irá oferecer diversos cursos pagos, bolsas de estudo, assim como atendimentos gratuitos em várias áreas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A entidade leva o nome de Zilá Rodrigues Alves Benevenuto — musicista, compositora de hinos e canções, autora de livros, regente e professora — que viveu em Sorocaba.
Para celebrar a inauguração do Instituto, um palco foi montado na praça central. Os espectadores puderam desfrutar de apresentações de dança, música e outras formas de expressão artística. Trata-se de uma amostra do que será ensinado na nova instituição. Houve também exposições de arte local e regional, além de voluntários oferecendo atendimentos sociais de áreas como psicologia e enfermagem. A troca de livros também foi uma das atrações.
Durante a cerimônia, houve ainda o corte da faixa. O ato simbólico foi realizado pelas filhas de Zilá Benevenuto e do revendo Matheus Benevenuto Júnior, Zilma, Andréia e Noemi Benevenuto. Para elas, um momento de grande emoção. “O instituto está sendo instalado hoje e é bem a cara da minha mãe. Meus pais faziam tudo visando principalmente o jovem e o lado social e cultural da igreja. Meu pai foi fundador do movimento escoteiro aqui na cidade de Sorocaba e na região e uma liderança na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) — mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. Então, em tudo que o que vocês possam imaginar, eles estavam presentes e carregavam a nossa família junto”, declarou Noemi.
A ideia de abrir o instituto em Sorocaba surgiu de representantes da Igreja Presbiteriana, na qual o reverendo Matheus, ao lado da esposa, atuou por mais de 40 anos. Segundo o reverendo Wellington Scacinatti, da Igreja Presbiteriana de Sorocaba, o objetivo é resgatar a cultura na cidade. “O que estamos fazendo é abrir as portas da comunidade cristã, dos artistas que existem dentro da igreja, músicos, pintores, professores de teatro, professores de canto. Muitos dos movimentos culturais, inclusive na história, aconteceram a partir da igreja. Então, estamos resgatando essa história”.
De acordo com o reverendo, o instituto recebe o nome de Zilá como forma de homenagear a trajetória e herança deixada pela artista. “Dona Zilá construiu um legado de música, tanto dentro da igreja como na cidade, então, estamos homenageando esse legado, a construção dessa ponte que a dona Zilá fazia com a igreja e com a cidade através da arte. Então, o instituto também faz essa ponte da igreja e da cidade por meio da arte”.
Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, também esteve presente no evento, representando o secretário Roberto de Lucena, titular da pasta. Ela ressaltou a importância do instituto para a expansão da cultura e do serviço social em Sorocaba.
O público presente no evento pode efetuar o cadastro para os atendimentos sociais. Quem não compareceu e tiver interesse em participar deve se inscrever pelo e-mail [email protected]. É preciso encaminhar nome completo, endereço, idade, atendimento desejado e número de WhatsApp/telefone para contato. (Vanessa Ferranti)