Yago Dora revela se conversou com Medina sobre ‘disputa’ por vaga olímpica no ISA Games e esclarece critério de classificação


Os Jogos Mundiais de Surfe de 2024, ou ISA Games, começam neste sábado (24) em Porto Rico (EUA) e vão funcionar como um Pré-Olímpico para distribuir as últimas vagas da modalidade para as Olimpíadas de Paris.

O surfe vai para sua segunda edição de Jogos Olímpicos e, desta vez, será disputado bem longe da cidade que recebe a maior parte da competição. Os surfistas vão encarar as ondas de Teahupo’o, praia icônica do Taiti, na Polinésia Franesa, e o Brasil está confirmado na disputa tanto no masculino como no feminino.

Filipe Toledo, o “Filipinho”, atual bicampeão do circuito mundial da WSL, e João Chianca, o “Chumbinho”, são os representantes entre os homens, enquanto Tatiana Weston-Webb é a única representante, por enquanto, entre as mulheres.

A seleção brasileira de surfe pode conquistar mais uma 3ª vaga no masculino caso seja a melhor equipe entre os homens nesta edição do ISA Games. Os convocados para representar o Brasil nesta competição organizada pela Associação Internacional de Surfe (ISA) em Porto Rico são Filipinho, Gabriel Medina, tricampeão mundial da WSL, e Yago Dora.

Yago Dora, que sonha com a classificação para sua primeira olímpiada da carreira, contou em entrevista exclusiva para a ESPN como está a expectativa para a competição em Porto Rico.

“É doido porque para mim eu nem tinha mais chance de disputar as Olimpíadas. Agora, apareceu essa oportunidade. Estou animado para o ISA Games. Era um campeonato que eu não esperava estar participando, mas essa vaga apareceu para mim. Estou feliz e parece que a onda lá é bem legal.”

play

0:28

Surfe: Yago Dora esclarece critério em disputa por última vaga brasileira para Olimpíadas

Surfista profissional concedeu entrevista exclusiva à ESPN

Apesar de alguns rumores apontarem que caso o Brasil consiga a 3ª vaga olímpica no masculino o escolhido seria Gabriel Medina (que terminou como o 3º melhor brasileiro na WSL do ano passado), a convocação de Dora, no lugar de Chumbinho que se lesionou em dezembro, fez com que essa definição ficasse em aberto.

“Segundo a informação deles (da Confederação Brasileira de Surf, o time brasileiro (masculino) terá mais uma vaga se ganhar. E entre eu e o Gabriel, o atleta que mais ajudar a dar essa vitória ao time vai ganhar essa vaga extra.”

play

0:29

Yago Dora revela se conversou com Medina sobre ‘disputa’ por vaga olímpica no ISA Games

Surfista profissional concedeu entrevista exclusiva à ESPN

Ou seja, o Brasil vai disputar com outros países que também são potências no surfe, como Estados Unidos e Austrália, por essa 3ª vaga, e, dentro da própria equipe, Yago e Medina vão estar “competindo” um com o outro por um lugar nas Olimpíadas.

“Não falamos nada sobre isso. Mas é algo legal porque incentiva os dois a realmente darem o seu melhor para irem às Olimpíadas. Então, terão dois atletas dando o máximo de si para ir, além de ajudar o nosso time.”

play

0:44

Yago Dora fala em ‘estresse mental’ dos surfistas da WSL após prestar apoio a Filipe Toledo

Surfista profissional concedeu entrevista exclusiva à ESPN

Filipinho também vai disputar o ISA Games, apesar de ter abandonado o circuito da WSL para priorizar sua saúde mental, o que pegou os compatriotas de surpresa.

“Eu super o respeito. Se ele teve dois anos de conquistas foi por muito trabalho. A galera acha que quando o surfista está ganhando é ‘ah ele está feliz, está amarradão’, mas mesmo ganhando é muito trabalho, estresse mental e muita força que é usada para conquistar esses objetivos.”

“Imagino que ele realmente esteja muito cansado e precisa desse tempo para ele. Já até encontrei ele na praia depois no Havaí.”

Associação Internacional de Surfe colocou o ISA Games como um requisito para os surfistas competirem nas Olimpíadas, mesmo aqueles que já se classificaram pela colocação na WSL do ano passado. A exceção será apenas para os atletas lesionados, como é o caso de Chumbinho.

No feminino, o Brasil será representado em Porto Rico por Tatiana Weston-Webb, que assegurou sua segunda participação olímpica da carreira no Isa Games do ano passado, Luana Silva e Hinckel. Caso a equipe brasileira seja a melhor entre as mulheres, Tati pode ganhar a companhia de Luana ou Tainá no Taiti.

O Brasil é o atual campeão olímpico do surfe masculino, uma vez que Ítalo Ferreira levou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio disputadas em 2021.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *