Um dos órgãos estatais mais avançados do mundo, em termos de pesquisas e equipamentos para melhoria da segurança pública, com uso de tecnologia e da inteligência artificial está situado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Trata-se do Instituto de Tecnologia Avançada (TII), com amplas e modernas instalações e reunindo mais de 1.000 pesquisadores de vários países em 10 centros especializados.
Ali estão concentrados engenheiros com mestrado e doutorado, especialistas em informática, eletrônica, segurança e inteligência artificial de vários continentes, representando 30 países.
A comitiva catarinense que cumpre esta semana roteiro pelos Emirados realizou longa visita à sede do TII. Ouviu uma exposição técnica do brasileiro Marcos Degaut, já conhecido das autoridades estaduais e do presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar. Degaut foi Secretário Nacional de Segurança Pública no governo brasileiro.
Um vídeo com imagens de alta qualidade mostrou o funcionamento da organização, suas novas descobertas e pesquisas em andamento.
No Instituto são estudados e fabricados equipamentos especiais de segurança, monitoramento pessoal, investigações sobre atuação de hackers, identificação de pirataria e fraudes nos equipamentos de informática, invasões do sistema bancário e outras irregularidades.
O governador Jorginho Mello sugeriu acordos de cooperação com o governo e os institutos que atuam no Sapiens Park. E o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, já acionou a equipe técnica da Federação para montar um projeto de transferência de tecnologia e cooperação internacional.
Na próxima semana, técnicos da Federação irão a Abu Dhabi para iniciar tratativas de um acordo internacional.
Esta visita foi considerada pelo secretário de Articulação Nacional, Juliano Froehner, como uma das mais ricas e a que trouxe benefícios imediatos pelos acordos que serão firmados em breve.