No início de fevereiro, Itu deu início a uma série de atividades culturais e educativas, marcando o começo de uma jornada que se estenderá até o final de abril.
Essas iniciativas, todas gratuitas, são parte dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo e refletem o compromisso da cidade com a promoção da cultura, inclusão e diversidade.
Uma das primeiras ações foi o projeto Educa-Arte, que estreou com uma animada aula de capoeira no Ginásio Ditinho Xavier, no Jardim Estância Bom Viver, proporcionando momentos de aprendizado e integração para crianças, adolescentes e adultos.
O resgate das tradicionais marchinhas carnavalescas também marcou presença com o projeto Micareta Ituana – Grito de Carnaval, da Banda União dos Artistas, que trouxe de volta o clima festivo ao coreto da Praça Padre Miguel, integrando-se à programação oficial de carnaval da cidade.
Além disso, no dia 22 de fevereiro, uma palestra sobre Distribuição Internacional de Filmes e Séries no Centro de Integração Latino-Americano (CILA) enriqueceu ainda mais a agenda cultural da cidade.
Estas ações são resultados do Chamamento Público 06/2023 da Prefeitura da Estância Turística de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, referente à Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022, que visa incentivar e apoiar iniciativas culturais e artísticas na região.
O calendário de fevereiro e março apresenta uma variedade de atividades para todos os gostos e idades. Desde apresentações musicais até oficinas práticas e cursos que visam resgatar e celebrar a cultura afro-brasileira, a diversidade e a inclusão estão no cerne de cada evento.
Destacam-se também as oficinas voltadas para crianças, como a Semeando a Inclusão promovida pelo Instituto Eu Incluo, que busca proporcionar momentos de aprendizado e interação em um ambiente acolhedor e inclusivo.
A partir de março, a agenda cultural continua repleta de oportunidades para os moradores e visitantes de Itu. Além das atividades já mencionadas, estão previstas apresentações teatrais, exposições de arte e muito mais, todas pensadas para enriquecer o cenário cultural da cidade.