David Beckham voltou aos holofotes nesta semana. Estrela de um documentário na Netflix sobre sua carreira, o ex-jogador inglês foi um dos nomes mais famosos não só do futebol, mas do entretenimento nas últimas décadas.
David Beckham fez questão de ficar na fila por 12 horas para se despedir da Rainha
Beckham teve carreira vitoriosa no futebol, mas também fora das quatro linhas. Um dos galácticos do Real Madrid do início dos anos 2000, casou-se com Victoria, integrante do grupo Spice Girls, e, no fim da passagem como jogador, tornou-se empresário de sucesso – é um dos donos do Inter Miami, atual clube de Messi.
Abaixo, o ge separou 10 fatos sobre Beckham:
Victoria Beckham
O casamento de David Beckham com Victoria foi um dos mais comentados pelos tabloides ingleses. Eles se conheceram em 1997, quando ela foi a um jogo do Manchester United. Na época, Victoria era uma das estrelas do grupo pop Spice Girls, sucesso estrondoso no mundo.
David e Victoria se casaram em 1999, numa cerimônia vetada para a imprensa. O casal, porém, fez um acordo com a revista OK Magazine para a cobertura exclusiva da festa. O custo estimado do casamento foi de 500 mil libras.
Filhos de Beckham
Beckham e Victoria têm quatro filhos: Brooklyn Joseph (24 anos), Romeo James (21 anos), Cruz David (18 anos) e Harper Seven (12 anos).
O cantor Elton John é o padrinho de Brooklyn e Romeo. A atriz Eva Longoria é uma das madrinhas de Harper e Cruz.
Confira o gol de Romeo Beckham pelo Brentford
Rolls Royce
Um dos momentos curiosos do documentário diz respeito à criação de Beckham e Victoria. O ex-jogador teve uma infância modesta, ao contrário da cantora. Em uma entrevista, Victoria diz que os dois cresceram em famílias de operários, até que Beckham se surpreende e inicia o seguinte diálogo:
- Beckham: Seja honesta
- Victoria: Eu sou
- Beckham: Seja honesta. Qual carro seu pai dirigia quando te levava para a escola?
- Victoria: Nos anos 1980 meu pai tinha um Rolls Royce.
Lenda no Manchester United e treta com Ferguson
Beckham era torcedor fanático do Manchester United e iniciou a carreira no clube, após passar pela base. No time inglês, alcançou o estrelato e imortalizou a camisa 7, logo depois utilizada por Cristiano Ronaldo.
No United, Beckham conquistou 12 títulos, sendo seis vezes o Campeonato Inglês e uma vez a Liga dos Campeões (em 1999). Pelo clube, ele foi eleito duas vezes o segundo melhor jogador do mundo pela Fifa, em 1999 e 2001.
Entretanto, o relacionamento com Alex Ferguson nem sempre foi o melhor. A relação começou a se deteriorar no início dos anos 2000, por conta dos diversos compromissos fora do futebol do meia.
O ápice foi um incidente em fevereiro de 2003. Após uma derrota para o Arsenal na Copa da Inglaterra, Ferguson atirou uma chuteira e acertou Beckham na sobrancelha, causando um corte. O meia precisou levar pontos no local. Logo após a temporada, ele decidiu deixar o Manchester United.
Galáctico do Real Madrid
A política do Real Madrid em contratar estrelas do futebol, às vezes pensando mais no marketing do que no desempenho esportivo, teve Beckham como um dos garotos-propaganda.
Astro mundial, ele assinou com o Real Madrid em 2003, em um elenco que contava com Zidane, Figo, Roberto Carlos e Ronaldo Fenômeno.
Beckham ficou no Real Madrid até 2007, mas a passagem foi tímida em termos de troféus. Foram apenas dois títulos: o Campeonato Espanhol em 2007 e a Supercopa da Espanha em 2003.
Desbravando a MLS
Beckham foi um dos primeiros jogadores de renome a aceitar o desafio de jogar na MLS. Ele assinou com o Los Angeles Galaxy em 2007 e permaneceu por cinco anos na franquia.
Patrão de Messi
O negócio que levou Beckham para a MLS tem impacto até hoje. Como atrativo, o meia inglês recebeu a prioridade para adquirir uma franquia da liga no futuro. Ele exerceu a cláusula em 2014, quando pagou 25 milhões de dólares para comprar o Inter Miami, que estreou na liga em 2020.
Hoje, o Inter Miami é um dos clubes mais famosos do mundo, após contratar ninguém menos que Lionel Messi em 2023. O valor da franquia também disparou: a expectativa é de que atinja 1,5 bilhão de dólares no próximo ano.
Fortuna de Beckham
De acordo com a revista Forbes, Beckham tem um patrimônio avaliado em 450 milhões de dólares. O Inter Miami é só um de seus ativos: ele tem uma marca própria de moda com artigos de luxo, uma escola de futebol em Londres e Los Angeles e também adquiriu, em 2019, uma parte do Salford City, clube da quarta divisão inglesa.
Polêmica com o Catar
A popularidade no mundo e o status de Beckham são ouro para o Catar, porém ele deveria utilizar essa imagem para pedir à Fifa e as autoridades do Catar que cuidem dos terríveis abusos às dezenas de milhares de trabalhadores imigrantes nas obras de infraestrutura para o mundial – declarou Felix Jakens, um dos responsáveis pela Anistia Internacional no Reino Unido.
Expulsão na Copa do Mundo
Beckham virou vilão na Inglaterra após a Copa do Mundo de 1998. Nas oitavas de final do torneio, ele foi expulso no jogo contra a Argentina, após um lance com o então volante Diego Simeone, aos 2 minutos do segundo tempo. Após receber uma falta do adversário, Beckham chutou Simeone quando ele estava deitado (veja no vídeo abaixo).
O jogo terminou empatado em 2 a 2, mas a Argentina venceu por 4 a 3 nos pênaltis, eliminando a Inglaterra. Por conta disso, criou-se uma resistência contra Beckham, que resultou na perda da braçadeira de capitão da seleção. O jogador também recebeu ameaças de morte após o Mundial.
David Beckham se desentende com Diego Simeone e é expulso na Copa do Mundo de 1998