Brooklyn Museum apresenta ‘Spike Lee: Creative Sources’


Nascido em 1957, em Atlanta, e criado no Brooklyn, Spike Lee se tornou um dos diretores americanos mais influentes de sua geração, que transformou a paisagem do cinema contemporâneo e a arte de fazer cinema. Concebida em torno de temas da história e cultura negra americana, o Brooklyn, os esportes, a música, a história do cinema e família do diretor, Spike Lee: Creative Sources, aberta ao público a partir deste sábado, 07.10, estabelece conexões entre pessoas, lugares e ideias como parte do recurso criativo do diretor.

Através de uma instalação imersiva de objetos que foram pontos de contato em seu processo criativo, os visitantes descobrirão as fontes de inspiração que alimentaram o trabalho de Lee. Também marca a primeira grande exposição do Brooklyn sobre Lee, um artista cuja personalidade é sinônimo do bairro.

Spike Lee — Foto: Jamel Shabazz / Divulgação
Spike Lee — Foto: Jamel Shabazz / Divulgação

Conhecido por seu trabalho no cinema, tendo dirigido, escrito e produzido vários filmes, comerciais, vídeos musicais e peças gravadas ao longo do últimos quarenta anos, a coleção pessoal do cineasta também formada ao longo de décadas e anteriormente exposta na exposição no Academy Museum of Motion Pictures, em Los Angeles, se junta ao acervo da mostra.

'Investiture of Bishop Harold as the Duke of Franconia', 2005. Kehinde Wiley (1977). Coleção de Spike Lee and Tonya Lewis Lee. — Foto: Cortesia do artista / Divulgação
‘Investiture of Bishop Harold as the Duke of Franconia’, 2005. Kehinde Wiley (1977). Coleção de Spike Lee and Tonya Lewis Lee. — Foto: Cortesia do artista / Divulgação

Organizada por Kimberli Gant, curadora de arte moderna e contemporânea, e Indira A. Abiskaroon, assistente curatorial de arte moderna e contemporânea do Brooklyn Museum, a exposição conta com mais de 350 objetos, distribuídos em sete seções, compostas por fotografias históricas de David Lee, seu irmão, e Tseng Kwong Chi; pinturas, capas de álbuns, pôsteres de filmes, cartas, figurinos e cenários de filmes como Do the Right Thing (1989) e Ela Quer Tudo (1986). Peças da coleção de Lee também contém inúmeras obras que celebram os feitos históricos de atletas negros e um setor dedicado à sua paixão e colaboração com a indústria da música.

Spike Lee: Creative Sources. Brooklyn Museum: 200 Eastern Parkway, Brooklyn, Nova York. @brooklynmuseum; Até 4 de fevereiro de 2024.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *