Com boa estrutura, com vários ex-profissionais e investimento alto, o Clube Atlético Sapopema, de Sapopema, localizada a 120 quilômetros de Londrina, tem sido a sensação nos últimos anos nos campeonatos amadores da região Norte e Norte Pioneiro do Paraná.
Jogadores do Clube Atlético Sapopema comemoram um dos muitos títulos conquistados pela equipe nos últimos anos
Com apoio da prefeitura e patrocínios de empresas privadas, o Sapopema chegou a nove finais de 2019 para cá. Foram cinco títulos e quatro vice-campeonatos. A última conquista foi neste início de 2024. A equipe foi convidada e disputou a tradicional Copa Osvaldo Bernardes, organizada pela Liga de Futebol de Cornélio Procópio, sendo vice-campeã em 2023 e campeã nesta temporada.
“O time é a grande atração da cidade. Todo o jogo o estádio fica lotado. Já tivemos partidas com mais de duas mil pessoas”, afirma o prefeito Paulo Maximiano Júnior (PSD), que também é o presidente do clube. A maior parte das despesas da equipe são bancadas pelos patrocínios das empresas do prefeito, que possui fazendas e uma empresa do ramo de mineração. Sapopema tem 6,7 mil habitantes.
Do atual elenco de 25 jogadores, pelo menos 20 são ex-profissionais e alguns deles se aposentaram recentemente. Nomes como o atacante Fabinho, com passagens por Ponte Preta e futebol dos Estados Unidos, do goleiro Camilo, ex-Fortaleza, e do zagueiro Alisson, ex-Goiás, integram o elenco do Atlético Sapopema. Vários jogadores de Londrina também compõem a equipe.
Sapopema tem jogado sempre com casa cheia no estádio Calixto Jorge Abrão
“Tem clubes profissionais que não têm a estrutura que o Sapopema tem hoje. O clube dá todo o suporte para o trabalho”, ressaltou o técnico Irani de Almeida, que chegou ao clube em 2021 e que já treinou equipes profissionais no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. “Mesmo no futebol amador, se não tiver investimento, o projeto não evolui”. Em média, os jogadores da equipe ganham R$ 300 por jogo.
O próximo desafio do Atlético Sapopema será a Mini Copa, organizada pela Liga de Ibaiti, com início previsto para o final do mês de março. “Vencer a Mini Copa é a nossa principal meta no ano”, frisa Almeida, que revelou também um convite da Liga de Futebol de Londrina para disputar uma competição organizada pela entidade no primeiro semestre de 2024.
Revelação
Além do time principal, o trabalho de base também é valorizado em Sapopema. As escolinhas do clube tem mais de 200 meninos e meninas a partir de quatro anos. O município investe com recursos para o pagamento de técnicos e professores, estrutura de treinamento e manutenção do estádio Calixto Jorge Abrão.
“Quando assumimos, iniciamos também este trabalho na base, que não existia. Montamos toda a estrutura e recebemos respaldo do prefeito. Por ser uma cidade pequena, o trabalho é a longo prazo. Mas já temos colhido os frutos com algumas equipes disputando finais de competições e teremos quatro garotos agora integrando o elenco do nosso time principal”, afirma Irani de Almeida, que também coordena as categorias menores.
Sapopema tem jogado sempre com casa cheia no estádio Calixto Jorge Abrão
Jogadores do Clube Atlético Sapopema comemoram um dos muitos títulos conquistados pela equipe nos últimos anos