— Foto: Divulgação
A grande participação de 17 escolas – das redes pública e privada – mostrou que o Festival de Arte e Cultura Estudantil (Face) 2023 foi um grande sucesso. Sob o tema “Inclusão: O privilégio de conviver com as diferenças”, a organização apostou no interesse, inclusão e participação de todos os alunos que quisessem mostrar seu lado artístico.
A premiação do Festival aconteceu na última sexta-feira (06/10), no Teatro Municipal lotado. O Colégio Olindamir Merlin Claudino foi o campeão geral do Face 2023. Durante a premiação, houve a apresentação do grupo de dança do Teatro Municipal coreografada por Alex Cajé.
— Foto: Divulgação
Promovido pela Secretaria de Cultura, o Face é uma mobilização cultural que acontece anualmente para motivar estudantes a expressarem seus talentos nas categorias desenho, poesia, teatro, dança, música entre outras expressões artísticas.
A coordenadora do Face, Jaqueline Pacheco disse que o tema “foi baseado na capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Muitos alunos mostraram talentos e se sentiram acolhidos dentro dessa proposta”.
Dentro da ideia inclusiva houve participações de alunos que interpretaram músicas em Libras, danças em cadeiras de roda, além de alunos de outros países como jovens artistas venezuelanas.
Um desses talentos do Face é a estudante Tayná, de 16 anos, autista, que subiu ao palco para cantar na abertura da premiação. Ao lado das professoras Sofia, Terezinha Rangel e da diretora Andrea, Tayná falou que gosta de cantar desde cedo. “Gosto muito e já cantava antes”.
A estudante Micaela Dantas, 10 anos, participou das etapas anteriores dançando. “Gosto muito da dança e no futuro quero fazer teatro”.
— Foto: Divulgação
De acordo com a política de descentralização do acesso à cultura, promovida pela gestão municipal, o Face foi dividido em 2 fases: A primeira fase foi a de seletivas, realizada nas unidades escolares que contou com a participação da comunidade escolar: estudantes, pais e professores.
A segunda fase foi a de competição, realizada no Teatro Municipal que contou com os representantes de cada escola dentro das suas respectivas categorias, somando pontos para a classificação final.
O Face foi dividido entre as três etapas do ensino básico: Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, cada etapa teve sua competição específica, sendo premiadas com troféu as escolas classificadas em 1º, 2º e 3º lugar de cada etapa de ensino.
A escola campeã do FACE 2023 foi a escola que acumulou a maior pontuação durante o festival.
— Foto: Divulgação
Confira a classificação dos vencedores do ano de 2023:
Fundamental I
1º lugar: Escola Profª Isabel Cristina S. Borges
2º lugar: Escola Guisela Kuss Rieke
3º lugar: Escola 26 de Janeiro
Fundamental II
1º lugar: Colégio Olindamir Merlin Claudino
2º lugar: Colégio Proº João Hoinatz Andrade
3º lugar: Colégio Bayard Osna
Ensino Médio
1º lugar: Colégio Olindamir Merlin Claudino
2º lugar: Colégio Proº João Hoinatz Andrade
3º lugar: Colégio Bayard Osna