O meia-atacante Eden Hazard anunciou o fim de sua carreira no futebol nesta terça-feira (10), aos 32 anos. Ele jogou futebol profissionalmente por 16 anos, com passagens vitoriosas pelo Chelsea, da Inglaterra, pelo Lille, da França, e pelo Real Madrid, da Espanha.
“Você deve ouvir a si mesmo e dizer pare na hora certa”, escreveu nas redes sociais. Sem clube desde junho de 2023, quando se encerrou seu contrato com o Real Madrid, Hazard já tinha se aposentado da seleção da Bélgica em dezembro de 2022, após a Copa do Mundo do Catar.
“Consegui realizar meu sonho, joguei e me diverti em vários campos ao redor do mundo”, continuou o ex-jogador. Agradeceu aos técnicos e colegas de time que teve e também aos clubes Lille, Chelsea e Real Madrid, além da Real Federação Belga de Futebol (URBSFA) pelas convocações.
Hazard estreou profissionalmente no esporte aos 16 anos, pelo Lille. Foi eleito o melhor jovem do Campeonato Francês em sua primeira temporada. Venceu a liga francesa e a Copa da França em 2011.
Leia mais: Flamengo anuncia oficialmente contratação de Tite
Medalhista olímpico de judô está entre os atletas que tentam deixar Israel
No ano seguinte, assinou com o Chelsea, onde viveu sua melhor fase e se destacou entre os melhores jogadores do mundo. Na mesma temporada, venceu a Liga Europa e foi vice-campeão do Mundial de Clubes da Fifa.
Ao longo de sua atuação na equipe inglesa, conquistou dois títulos da Premiere League, um da Copa da Inglaterra e uma Copa da Liga Inglesa, totalizando 352 partidas e 110 gols.
Foi transferido para o Real Madrid em 2019, onde teve desempenho mais questionável, devido a lesões e problemas com a forma física. Ainda assim, adicionou dois troféus da La Liga e um da Liga dos Campeões à sua prateleira.
Pela seleção, disputou três edições de Copa do Mundo: 2014, 2018 e 2022. Na Rússia, foi capitão do time que eliminou o Brasil nas quartas de final e que chegou à terceira posição do mundial, o melhor resultado da Bélgica até o momento. Foram 126 partidas e 33 gols pela equipe nacional, sendo o segundo maior artilheiro belga.