Evento ocorre dias 21 e 22 de março, no auditório da Reitoria da Uerr. – Foto: Ascom/Uerr

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) é parceiro na realização da 3ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI-RR), que neste ano traz como tema central “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido“. O evento promete reunir especialistas, pesquisadores e interessados no tema a partir das 18h do dia 21 de março, e durante o dia 22, no auditório da Reitoria da Uerr.

As inscrições, gratuitas, vão até 21 de março, por meio deste link. A conferência visa fomentar discussões e apresentar novidades sobre ciência, tecnologia e inovação em Roraima. O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), mais parceiros.

Reconhecido por sua atuação na área educacional e tecnológica, o IFRR se une à iniciativa para promover o debate e o compartilhamento de conhecimento sobre temas relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado. A participação da instituição no evento reforça seu compromisso com a promoção da ciência e da inovação como ferramentas essenciais para o progresso social e econômico da região.

Durante a conferência, estão previstas palestras e formação de grupos de trabalho, proporcionando uma oportunidade para troca de experiências e networking entre os participantes. A expectativa é que o evento contribua para o fortalecimento da comunidade científica e tecnológica de Roraima, impulsionando o desenvolvimento de projetos e iniciativas inovadoras em diversas áreas do conhecimento.

A professora do IFRR Márcia Brazão explica que como parceiro desse importante evento para a ciência, tecnologia e inovação de Roraima, haverá representantes do instituto nas relatorias e sub-relatorias dos grupos de trabalho. “A parceria, a presença do IFRR, serve como forma de estabelecer contatos, outras parcerias e colaborações entre diferentes agentes envolvidos na inovação, incluindo estudantes, professores, pesquisadores, empresários e representantes do setor público. A expertise institucional contribuirá para, por meio de ideias inovadoras, promover o desenvolvimento socioeconômico”, disse.

Para a representante da comissão gestora do CECTI, Cíntia Castro, essa é uma oportunidade para pesquisadores, gestores, empresários, representantes da sociedade civil organizada, estudantes e interessados se reunirem para discutir os principais desafios. “E proporem soluções para os desafios enfrentados pelo desenvolvimento científico e tecnológico em Roraima, tanto no âmbito público quanto privado”, destacou.

Resultados

As propostas geradas durante a conferência serão compiladas em um documento único do Estado de Roraima e encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília (DF). O documento contribuirá para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030, com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

Programação

Dia 21/03

18h – Credenciamento

19h – Cerimônia de Abertura

20h – Palestra “Democracia e Acesso a CT&I”

21h – Encerramento

Dia 22/03

8h – Abertura

8h20 – Palestra “Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: diagnóstico e prognóstico da ciência em Roraima, como contribuir localmente”.

8h50 – Palestra “Setores produtivos e apoio à inovação nas empresas: os desafios e oportunidades no processo de integração da ciência e inovação aos setores produtivos”.

9h20 – Palestra “Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos: perspectivas socioculturais na transfronteira”.

9h50 – Palestra “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social: segurança alimentar de populações vulneráveis”.

10h – Intervalo

10h20 – Grupos de Trabalho

12h – Intervalo

14h – Grupos de Trabalho

17h – Apresentação geral das propostas

18h – Encerramento

Rebeca Lopes