Segundo a prefeitura da Paty, os editais de seleção visam democratizar o acesso à cultura, promovendo a pluralidade cultural como força empreendedora, econômica e geradora de empregos. A ideia é ter o setor cultural como condutor de desenvolvimento social e econômico.
Este é o maior recurso destinado à cultura em que o Ministério da Cultura (MinC) fará a transferência dos recursos diretamente para estados e municípios. A maioria desses repasses são do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e, por isso, serão destinados ao segmento.
Podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas, coletivos, espaços e grupos sem personalidade jurídica estabelecidos no município para a seleção de projetos nas linhas de produção, formação, distribuição, pesquisa, contemplando também as demais linguagens artísticas-culturais e pessoas interessadas em atuar como pareceristas no processo de seleção dos editais.
A secretária de Cultura e Economia Criativa, Dolores Lustosa, comentou a importância desta conquista para o setor cultural, pois, segundo a chefe da pasta, é fundamental garantir ao poder público a possibilidade de investir na cultura para que o acesso à arte seja democratizado.
— Nós queremos que mais pessoas conheçam a lei e sejam beneficiados por ela. Eu já realizei duas palestras no Centro Cultural tirando dúvidas e trazendo informações sobre a Lei Paulo Gustavo, e gostaria de dizer que a nossa secretaria está à disposição dos proponentes para tirar dúvidas e apoiá-los nos projetos— destaca.
Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria municipal de Cultura e Economia Criativa pelo telefone (24) 98167-0088 ou presencialmente na Praça Manoel Congo, s/n, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.