5 camisas de futebol inspiradas na música


O futebol e a música tem uma grande sintonia e costumam andar juntos dentro e fora do campo. É no canto da torcida, é na dancinha na hora do gol, é a canção que embala a campanha vitoriosa ou a história de glórias de um time.

No Brasil a relação é de parceria e tem muita força. É tanto que nesta quarta-feira (11), Fluminense e Coritiba divulgaram os novos uniformes 3 que homenageiam ídolo e ritmo que tem forte relação com os clubes.

O Tricolor das Laranjeiras celebra a vida de Cartola, mestre do samba e torcedor fervoroso do Flu. O uniforme é inspirado na Mangueira com as cores verde e rosa. Tem a letra da canção “Corra e Olhe o Céu” do compositor e intérprete por toda a camisa. Ainda conta com uma ilustração da figura do saudoso sambista no calção.

Já o Coxa, se inspirou no rock’n roll, ritmo com forte presença em Curitiba, na torcida e na história do alviverde. Trazendo referências do clássico do rock AC/DC, a nova camisa preta do Coritiba é um “Back In Black”, grande hit da banda australiana.

Com slogan “Born to be Coxa”, o uniforme é todo preto com detalhes em verde.

Mais clubes de futebol do país e do mundo fizeram uniformes inspirados em músicas, confira a seguir 5 clubes que recentemente tiveram camisas relacionadas com canções.

Em abril de 2022, o Santos em parceria com a Umbro lançou a coleção de street lifestyle em homenagem aos 30 anos do Charlie Brown Jr., unindo o futebol com a música e o skate. A banda santista foi fundada em 1992 e tinha um grande torcedor como líder, o cantor Chorão. A colaboração idealizada pela Agência Ispartner teve o maior sucesso de vendas da história da empresa de material esportivo. Foi um dos finalistas do renomado prêmio Licensing Internacional Awards 2023 que reconhece as melhores práticas em licenciamento no mundo.

Em dezembro de 2021, o Fortaleza lançou a camisa “Glória Eterna” em homenagem aos 55 anos do hino do clube e ao compositor Jackson de Carvalho. Com a frase “Jogue por música!” estampada nas costas, celebra o hino do clube “Combativo, aguerrido, vibrante e forte” que inspirou a música Glória Eterna de 1967. A canção, entoada pelo torcedor do Laion, nas rádios, nas casas e nos estádios dando forças ao time centenário e campeão.

Na temporada 2022/23, o atual patrocinador do Barcelona, Spotify, fez uma campanha promovendo o álbum Motomami da cantora e torcedora culé Rosalía. A camisa blaugrana foi usada durante o El Clásico contra o Real Madrid em 19 de março de 2023, no Camp Nou. A logo do álbum ficou no lugar do patrocinador, escolhida por ter relação com o clube e ter sido a artista feminina mais tocada da cidade de Barcelona em 2022. A camisa limitada autografada pelos jogadores e vendida por 2 mil euros esgotou em 24 horas.

A camisa 3 de 2021/22 do Ajax homenageou o rei do reggae Bob Marley. O time holandês se inspirou nos 40 anos da morte do artista e na música “Three Little Birds”, um dos hits do cantor jamaicano. A canção é sempre entoada na Johan Cruyff Arena quando o clube atua como mandante. A camisa era toda preta com os em detalhes verde, amarelo e vermelho em referência à bandeira do reggae.

O terceiro uniforme de 2020/21 do Manchester City celebrou a cultura musical e a moda da cidade inglesa. Com o padrão Paisley, sinônimo de artistas das eras de Mod e Brit Pop da década de 1990, a camisa homenageou a cultura de Manchester daquela geração.  Os artistas e torcedores Citizens, Joe Donovan e Tom Ogden da banda de pop indie Blossoms, participaram da campanha que exaltou a relação da música, moda e futebol da cidade.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *