O Oxford United, time da League One (terceira divisão do sistema de ligas de futebol inglês) revelou recentemente os seus planos para um novo estádio de última geração, com capacidade de 16.000 lugares e cuja previsão de custo total é de £ 100 milhões (aproximadamente R$ 615 milhões).
Hoje, o time joga as partidas caseiras no Kassam Stadium, mas não pretende renovar o contrato após 2026 – último ano do acordo. Do contrário, apresentou nas redes sociais imagens que servem como protótipo para uma nova arena, que deve ser construída até o verão de 2026 no The Triangle, uma região ao sul de Kidlington.
“O clube tem a visão de criar um marco sustentável em esportes, entretenimento e estilo de vida em Oxfordshire, que seja localmente amado e internacionalmente reconhecido”, o clube escreveu em publicação no seu site oficial.
“Após intensa procura, o The Triangle em Kidlington foi identificado como o único lugar viável e potencialmente disponível para criar as melhores instalações como a nova casa do Oxford United”, o texto continua.
Além das instalações esportivas, o Oxford United planeja incorporar um hotel com 180 leitos, restaurante, centro de conferências e espaço de saúde e bem-estar no local.
Uma praça comunitária também faz parte do projeto e os seus arredores incluirão, ainda, uma nova loja do clube e outras lojas, restaurantes, bares e cafés.
Tudo isso será complementado por um novo paisagismo e espaços verdes e públicos, voltados para a comunidade, que pretendem aumentar a biodiversidade da região em mais de 10%.
Uma mudança importante do Kassam para o novo estádio é a inclusão de mais uma arquibancada, pois a antiga casa contava com um estacionamento atrás de um dos gols.
O espaço em Kidlington, por outro lado, seria todo envolto por assentos, o que pode deixar os fãs mais próximos à ação.
A ideia da diretoria é que ambas as equipes masculina e feminina utilizem o novo terreno e acreditam que o espaço é melhor conectado ao transporte público do que o Kassam Stadium, com novas rotas e instalações para pedestres e ciclistas.
“Com o nosso direito de usar o Estádio Kassam terminando em 2026 e sem opção de renovar o contrato, precisamos encontrar uma nova casa”, disse o presidente-executivo do clube, Tim Williams, em nota.
“O clube está empenhado em desenvolver uma proposta altamente sustentável e focada na comunidade, ao mesmo tempo que proporciona um destino de última geração para todos”, completou.
Ele afirmou, ainda, que os detalhes divulgados através do projeto publicado mostram o quão sérios são esses princípios, e que está satisfeito em apresentar essa primeira visão do estádio com o condado de Oxfordshire.
Para ouvir a avaliação do público, o clube realizará uma exposição dos protótipos do design no hotel Holiday Inn, em Peartree Roundabout, do dia 10 ao dia 21.
Quem quiser questionar sobre os planos pode discuti-los com a equipe responsável, que estará presente em três sessões durante os dias de evento para responder as perguntas – inclusive aquelas sobre instalações acessíveis para pessoas com deficiência.
“Espero que todos de Kidlington, das áreas vizinhas e de todo o condado venham à exposição e dêem uma olhada nos planos. Queremos ouvir o feedback de todos”, concluiu.
Segundo uma sondagem recente da BBC, as opiniões quanto ao novo estádio divergem: há quem ache que a proposta seja inovadora e possa atrair mais receita para Kidlington, mas há quem se preocupe com o aumento do congestionamento do tráfego e estacionamento.