A Venezuela sediará a partir de 20 de janeiro do ano que vem o Pré-Olímpico de futebol masculino para os Jogos de Paris 2024. O anúncio foi feito no último sábado (14), pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), por meio das redes sociais. A competição de seleções Sub-23 ocorrerá na capital Caracas e também nas cidades de Valencia e Barquisimeto.
🥳 ¡𝘚𝘦 𝘷𝘪𝘦𝘯𝘦 𝘦𝘭 𝘊𝘖𝘕𝘔𝘌𝘉𝘖𝘓 𝘗𝘳𝘦𝘰𝘭í𝘮𝘱𝘪𝘤𝘰!
🔜 El CONMEBOL Preolímpico 2024 tiene fecha y sedes confirmadas 🤩
📍📆 Caracas, Valencia y Barquisimeto se alistan para una gran fiesta de fútbol ⚽🏆
🥳 Vem aí o 𝘊𝘖𝘕𝘔𝘌𝘉𝘖𝘓 𝘗𝘳é-o𝘭í𝘮𝘱𝘪𝘤𝘰!
🔜 O… pic.twitter.com/tfEm9mN8Co
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) October 14, 2023
Duas vagas
Atual bicampeão olímpico, o Brasil disputa uma das duas vagas para os Jogos de Paris com outros nove países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). A final do Pré-Olímpico está programada para 11 de fevereiro. Já a seleção brasileira feminina não precisará disputar o Pré-Olímpico, pois já assegurou a vaga ao vencer a Copa América no ano passado.
Histórico do Brasil
No Pré-Olímpico masculino para os Jogos de Tóquio, realizado na Colômbia em janeiro de 2021, o Brasil garantiu a vaga em segundo lugar, atrás da campeã Argentina.
A seleção brasileira faturou dois ouros olímpicos seguidos: o primeiro na Rio 2016 e depois na edição de Tóquio. Anteriormente, o país já havia faturado prata na Olimpíada de Londres (2012) e bronze nos Jogos de Pequim (2008).