Sesi-DF e Senai-DF participam de eventos de ciência e tecnologia promovidos pelo governo federal


19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 1 12 2022 Foto Victor Hugo Pessoa 2Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável é o tema da edição de 2023 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou nesta segunda-feira, 16 de outubro, e segue até dia 22, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A iniciativa busca mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e a inovação.

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e participa da programação com exposição de trabalhos educacionais e apresentações de música e de teatro. Também será apresentado o programa F1 in Schools, apoiado pela Fórmula 1, que desafia crianças e jovens a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. Os estudantes precisam desenvolver um protótipo de veículo e preparar um plano de negócios.

Simultaneamente, nos mesmos dias e local, ocorre a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que é organizada pelo Ministério da Educação. O evento está na terceira edição e visa divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre essa modalidade educacional, além de estimular o conhecimento científico como ferramenta de transformação social. O tema é Futuro Conectado: Educação Profissional Para Reconstruir o Brasil.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — maior rede de educação profissional da América Latina —, por meio do departamento do DF, é um dos expositores. A instituição está com minicursos das áreas de tecnologia da informação e de vestuário, workshop de criação de currículo e inscrição em cursos de qualificação.

A junção dos dois eventos é para integrar ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal. Ambos são abertos ao público e gratuitos. O horário de visitação é das 9 às 17 horas, de 16 a 22 de outubro, exceto na quarta-feira (18), quando a programação será estendida até as 21h30.

Projetos do Sesi-DF
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia completa 20 anos nesta edição e é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A abertura oficial será no dia 17, às 11 horas.19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 1 12 2022 Foto Victor Hugo Pessoa 1

Alunos da Rede Sesi-DF de Educação destacam a importância da aplicação da ciência e da tecnologia na busca por soluções para os desafios ambientais e socioeconômicos do planeta. A partir de projetos escolares construídos em sala de aula, eles apresentam as ideias em protótipos:

– Aqualoop

O projeto reutiliza a água das pias na descarga dos vasos sanitários, após um tratamento prévio. Contribui para a conservação da água e, consequentemente, para a sustentabilidade ambiental.

– Artéria

A solução, voltada para irrigação em um sistema de agricultura familiar, é uma tubulação de baixo custo feita de pó de borracha de pneu triturado prensado com selante de poliuretano e revestida por resina, que também pode ser adaptada para passagem de esgoto residencial.

– Ecodrone

É a criação de um ecodrone dispersor acoplado com nanopartículas de cobre para monitorar lavouras, coletar dados sobre o crescimento das plantas e otimizar o uso de fertilizantes e pesticidas, além de reduzir a exposição de pessoas a substâncias químicas.

– Ecohouse

O projeto tem como objetivo a produção de tijolos ecológicos para pavimentação e construção, utilizando resíduos plásticos como matéria-prima. Uma alternativa sustentável para o setor de construção.

– Infiltrado

É um filtro ecológico sustentável que utiliza carvão ativado extraído da planta leucena e quartzos, ambos encontrados no Cerrado, visando à melhoria da qualidade hídrica das comunidades.

– Moveplus

A pulseira transforma as energias cinética e térmica produzidas pelo corpo humano em energia elétrica. A conversão possibilita o carregamento por indução de aparelhos celulares e contribui para o meio ambiente, uma vez que reutiliza energia que seria desperdiçada.

– Ponto Certo

Busca trazer acessibilidade no transporte público para pessoas com deficiência visual, fornecendo informações por meio de um sistema eletrônico, que ficará disponível dentro dos ônibus e nos pontos de embarque e desembarque através de áudios de avisos.

– Reles

É a sigla para Reutilização de Energia de Lixo Eletrônico e Solar. O projeto consiste em um conjunto de baterias plugadas a um painel fotovoltaico capaz de alimentar lâmpadas ou eletrodomésticos de baixa voltagem.

O Sesi-DF também leva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia dois projetos da instituição na área de cultura. O Sesi-DF Cultural, que contribui para a democratização do acesso à arte com apresentações gratuitas de artistas locais e nacionais, promoverá um espetáculo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães no dia 18, às 15 horas. O Circo dos Irmãos Saúde transforma esquetes tradicionais por meio manobras acrobáticas e números de malabares do circo moderno.

O Vozes da Indústria é um concurso musical voltado para trabalhadores da indústria e seus dependentes com o objetivo de descobrir e valorizar o potencial de novos talentos. Na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será apresentado o show Brasilidades, com Josiane Alves, vencedora da edição de 2021 do concurso. Será nesta segunda, dia 16, às 13h.

Participação do Senai-DF
A programação da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica conta com seminários, exposição de projetos e de pesquisas de instituições de educação profissional e tecnológica, além de oficinas e apresentações culturais. O Senai-DF leva ao espaço:

– Currículo Profissional 4.0 — Potencializando Carreiras com Tecnologia

Oficina para desenvolvimento de currículos inovadores e adaptados ao mercado de trabalho atual. Apresentação de ferramentas e estratégias para potencializar a apresentação profissional dos participantes e aumentar as chances de sucesso na busca por oportunidades de emprego.

– Conhecendo o Potencial da Realidade Virtual: Desbravando o Futuro do Trabalho e da Educação

Simulação de um metaverso por meio do uso de realidade virtual (óculo 3D) direcionando os visitantes para cursos do Senai atrelados a profissões que estão sendo impactadas pelo avanço tecnológico.

– Combo Tecnológico Sustentável

Protótipo de microambiente urbano (casa de cinco cômodos) com uso de energia elétrica renovável, que compreende a captura de energias solar, fotovoltaica, hídrica pluvial, eólica e térmica — comprovando a possibilidade de gerar energia limpa para atendimento de necessidades básicas domésticas.

– Unidades Móveis de Tecnologia da Informação e do Vestuário

Serão expostas as estruturas móveis do Senai-DF para execução de cursos fora das instalações físicas da instituição de ensino. Haverá minicursos para os visitantes: de cibersegurança, com 30 minutos de duração; e de fabricação de bolsas com tecidos de peças reaproveitadas, com tempo médio de 3 horas. Também será possível se inscrever para cursos gratuitos.

Texto: Dayane dos Santos

Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF — 1.12.2022

Assessoria de Comunicação do Sesi-DF


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *