Lufthansa Cargo equipa o quarto Boeing 777 cargueiro com tecnologia de pele de tubarão


Imagem: Lufthansa Cargo


O Grupo Lufthansa informou ontem que outro Boeing 777F da Lufthansa Cargo equipado com tecnologia AeroSHARK entrou em serviço na última sexta-feira, dia 13 de outubro. Este é o quarto cargueiro equipado pela Lufthansa Technik com a tecnologia desde fevereiro deste ano.

AeroSHARK é um filme de superfície funcional que imita a estrutura microscópica da pele de tubarão. Ele reduz o arrasto aerodinâmico na fuselagem e nas naceles dos motores do Boeing 777F, resultando em economias significativas de combustível e emissões.

Esta tecnologia, desenvolvida em conjunto pela Lufthansa Technik e pela BASF, será aplicada sucessivamente a toda a frota de 777 cargueiros da Lufthansa Cargo, tornando-os mais eficientes. Tal como acontece com os cargueiros modificados anteriores, a Lufthansa Technik espera uma economia de combustível de cerca de 1%.

Calculado sobre toda a frota de 777 da Lufthansa Cargo, isso poupará mais de 4.000 toneladas de querosene por ano e, portanto, quase 13.000 toneladas de emissões de CO2. Isso corresponde a cerca de 53 voos de carga entre Frankfurt, na Alemanha, e Xangai, na China.

Imagem: Lufthansa Cargo

“O revestimento especial reduz significativamente a resistência ao atrito da aeronave. Juntamente com os equipamentos de carga leve que já utilizamos hoje, esta tecnologia nos permitirá economizar 5.493 toneladas de querosene por ano. Este é um passo importante no nosso caminho para nos tornarmos 100% neutros em termos de CO2 nas operações aéreas até 2050”, disse Ashwin Bhat, CEO da Lufthansa Cargo.

O planejamento da empresa é que todos os 777 cargueiros serão revestidos com AeroSHARK até 2027. A modificação da próxima aeronave começará em agosto de 2024, durante as escalas regulares de manutenção.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *