Programação do Rec’n’play 2023 debateu a importância do conceito ESG para as startups — Foto: Reprodução/TV Globo
ESG é a sigla em inglês que significa Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança. É um conjunto de ideias e ações que unem sustentabilidade, impacto social e empreendedorismo. Medidas que podem se tornar rotina tanto para empresas quanto para as pessoas.
Essas medidas ganharam bastante espaço no mundo corporativo e têm chegado com força nas pequenas e médias empresas.
“Isso constitui uma oportunidade dessas organizações como realizadoras desse impacto. As startups figuram como muito importantes para atender a esta demanda pelos aspectos valorizados pelo ESG”, defendeu o analista de ESG Diogo Araújo.
Quem tem se especializado na área reforça que essa é uma atitude necessária para a manutenção e o crescimento das empresas.
LEIA TAMBÉM
O especialista em inovação Pedro Verda entende que todas as áreas estão conectadas e podem ter impacto em situações que o mundo tem presenciado na atualidade, como as mudanças provocadas pelo aquecimento global.
“Questões éticas fazem parte desse guarda-chuva; a forma com que você lida com seus colaboradores faz parte desse guarda-chuva; questões ambientais, obviamente, como você cuida da questão da água, da energia, tudo isso faz parte desse guarda chuva”, defendeu Verda.
Meio ambiente em destaque
Tecnologia que reproduz o impacto da poluição nos oceanos foi apresentada durante o Rec’n’play 2023 — Foto: Reprodução/TV Globo
Com um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia dá suporte para entender a importância da conservação do meio ambiente. Também na programação do Rec’n’play 2023, o público tem a oportunidade de mergulhar e entender a vida nos oceanos.
Utilizando óculos de realidade virtual, os visitantes são guiados e percebem como os oceanos são afetados pela poluição.
“A gente quer mostrar como a tecnologia de construção espacial, que a gente ouve muito falar como metaverso, de criar realidades virtuais, realidades imersivas, pode fazer com que essa experiência tenha um outro valor para quem está experimentando ela”, disse o gerente de inovação da Accenture, Saulo Machado.
Gabriel Ferreira falou sobre experiência de ver a poluição dos mares por realidade virtual