Tecnologia leva mais segurança para Fazenda Rio Grande


A alta tecnologia tem se tornado uma grande aliada de Fazenda Rio Grande no combate à criminalidade. O uso de câmeras de reconhecimento facial durante a Expofazenda (entre 20 e 24 de setembro) foi – segundo a Secretaria de Defesa Social – um projeto piloto que se mostrou eficaz, com o reconhecimento de pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto e outras pendências com a justiça.

O sucesso fez com que os equipamentos passassem a ser utilizados nas ruas do município. No momento, os equipamentos estão sendo ajustados e suas localizações estão sendo definidas.

 — Foto: Divulgação
2 de 5
— Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Por conta de estratégia, a Defesa Social não informou a quantidade de equipamentos, mas irão cobrir todas as regiões.

Com o sucesso dessas ações, a gestão prevê a compra de mais equipamentos de tecnologia.

As câmeras de reconhecimento facial focam no rosto da pessoa que está no ambiente protegido. Como cada pessoa possui características faciais próprias, o software captura de forma rápida a imagem e a compara com as outras que estão armazenadas em bancos de dados.

Depois disso, caso a Central de Monitoramento verifique semelhanças com algum foragido ou pessoa que tenha pendência com a Justiça (o índice de semelhança é de 95%), o alerta é dado para a abordagem.

 — Foto: Adalto Cassins
3 de 5
— Foto: Adalto Cassins

— Foto: Adalto Cassins

Já as câmeras móveis que utilizam a tecnologia License Plate Recognition (LPR), fazem a leitura da placa dos carros e verificam se há alguma indicação de furto ou irregularidades.

A tecnologia tem sido utilizada pela Guarda Municipal e é apontada como uma das responsáveis pela redução do número de furtos de veículos.

 — Foto: Adalton Cassins
4 de 5
— Foto: Adalton Cassins

— Foto: Adalton Cassins

Recentemente, dados do governo estadual apontaram também, uma redução de 13% no número de homicídios dolosos em Fazenda Rio Grande, também resultado da ampliação da vigilância com a presença ostensiva de guardas municipais nas ruas, além do reforço de mais 16 policiais militares no último mês. Outro grupo com novos 16 policiais militares é aguardado para reforçar, em breve, o policiamento em toda a região.

 — Foto: Adalto Cassins
5 de 5
— Foto: Adalto Cassins

— Foto: Adalto Cassins


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *