A Federação Paulista de Futebol definiu nesta quinta-feira os detalhes da nova divisão estadual que será disputada a partir de 2024, a Série A-4.
Os 16 clubes deverão inscrever jogadores sub-23, com a possibilidade de cada time também inscrever cinco atletas acima dessa idade. O Paulista A-4 vai começar em 28 de janeiro e dará duas vagas, para o campeão e vice, à Série A-3 de 2025.
Segundo a FPF, a nova divisão integrará a Primeira Divisão do Estado, assim como as séries A-1, A-2 e A-3. São Paulo também tem a Segunda Divisão, disputada por atletas sub-23, que a partir do ano que vem será a equivalente à quinta e última divisão estadual.
Clubes participantes
Participam da nova divisão os clubes remanescentes da terceira fase da quarta divisão estadual deste ano e os rebaixados da Série A-3. São eles:
- América
- Audax
- Barretos
- Francana
- Independente
- Jabaquara
- Joseense
- Nacional
- Penapolense
- Rio Branco
- Taquaritinga
- São-Carlense
- SKA Brasil
- União Barbarense
- VOCEM
- XV de Jaú
Formato de disputa
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam para as quartas de final e os dois últimos colocados serão rebaixados para o Paulista sub-23 Segunda Divisão.
No mata-mata, as equipes disputam jogos de ida e volta e, em caso de igualdade, avança de fase quem tiver a melhor campanha.
Os clubes participantes da A-4 poderão disputar a Copa Paulista no segundo semestre, o que não era permitido a quem estava na quarta divisão até este ano.