Médicos humanistas conciliam o uso da tecnologia e a atenção com as pessoas


No cenário atual da medicina, a tecnologia avança rapidamente, permite a realização de exames e diagnósticos cada vez mais precisos e já é possível fazer cirurgias robóticas à distância, com técnicas minimamente invasivas e em curtos períodos de tempo.

Mas em meio a essa evolução, nunca foi tão importante olhar para as pessoas e compreender as razões que as levam aos consultórios. Por isso, o médico com formação humanista – que sabe usar os aparelhos mais modernos, ao mesmo tempo em que sabe escutar, conversar de um jeito simples e oferecer conforto emocional aos pacientes – será cada vez mais valorizado.

“É preciso cuidar para proporcionar um ambiente de respeito, valorizar a identidade e particularidade de cada pessoa e inibir, ao máximo, eventos que possam levar à despersonalização”, explica o diretor da Escola de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni.

Combinação de saberes

Para atender essa singularidade da inovação e dos cuidados fundamentais no atendimento individual, promover uma formação clínica de excelência e priorizar o aspecto humano, o Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) – que tem nota 5 na avaliação do MEC – oferece o curso de medicina.

A graduação atrai estudantes de todo Brasil e as atividades práticas acontecem desde os primeiros meses de aula, quando são estimulados a planejar e criar seu projeto de vida e carreira. Em laboratórios equipados, com infraestrutura das melhores universidades do país e do exterior, os futuros médicos aprendem a desenvolver múltiplas aptidões técnicas e socioemocionais para se destacarem na profissão.

Tecnologia e comportamento

Na graduação em medicina do Integrado, os acadêmicos utilizam equipamentos e instalações de ponta como o Hospital Simulado, o Laboratório de Ultrassonografia, o Centro Cirúrgico Educacional e os Simuladores de Realidade Avançada; que são ambientes inovadores no Brasil e permitem um aprendizado com padrão internacional.

Ao mesmo tempo, aprendem habilidades comportamentais que envolvem a comunicação simples e assertiva, a empatia para entender o ponto de vista alheio, o trabalho em equipe, a flexibilidade, as técnicas para solucionar conflitos – tudo para saber lidar com o outro e consigo mesmo em diferente situações, inclusive sob pressão e na construção de seu projeto de vida e carreira.

“A tecnologia é uma grande aliada da assistência médica com qualidade, em especial quando ela é reconhecida como tal, e não como o centro do processo de cuidado. O arsenal terapêutico da medicina é embasado no contato humano, na linguagem, nas relações e não nos meios pelos quais isso se processa”, destaca Marangoni.

Atendimentos gratuitos à comunidade

Para reforçar o aspecto humano da profissão, os estudantes têm o Ambulatório Acadêmico de Especialidades Médicas; uma ampla estrutura com mais de 1.800 m2. Nesse espaço – sob a supervisão de um professor e que também é médico profissional – os acadêmicos prestam atendimentos gratuitos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campo Mourão e região.

Para reforçar o aspecto humano da profissão, os estudantes têm o Ambulatório Acadêmico de Especialidades Médicas; uma ampla estrutura com mais de 1.800 m2. Nesse espaço – sob a supervisão de um professor e que também é médico profissional – os acadêmicos prestam atendimentos gratuitos aos pacientes do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Campo Mourão (Cis COMCAM), do Cis Ivaiporã e do Cis Paraná Centro, que juntos envolvem 48 municípios paranaenses.

Todos os meses são realizados cerca de mil atendimentos, que abrangem mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas. Além de facilitar o aprendizado prático, os universitários se integram com as comunidades locais e ajudam a melhorar a qualidade de saúde da população.

“É preciso colocar a necessidade das pessoas como prioridade. Assim, o futuro médico experimenta a plenitude, a realização e o encontro entre a pessoa e sua função social”, complementa o diretor da Escola de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni.

Vestibular de medicina Integrado

Aula pratica laboratorial do curso de medicina — Foto: Divulgação
2 de 3
Aula pratica laboratorial do curso de medicina — Foto: Divulgação

Aula pratica laboratorial do curso de medicina — Foto: Divulgação

As inscrições para o vestibular do curso de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) estão abertas, podem ser feitas pelo site grupointegrado.br/vestibular e são oferecidas 90 vagas para o primeiro semestre de 2024 e 25 vagas para o segundo semestre de 2024.

A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e o valor pode ser pago via PIX, boleto bancário ou no cartão de crédito. As provas acontecem no dia 28 de outubro, das 8h30 às 13h30.

A lista dos aprovados sai no dia 6 de novembro. Além do vestibular, também é possível participar do processo seletivo usando a nota do Enem.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima no Conceito Institucional. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Laboratório do curso de medicina — Foto: Divulgação
3 de 3
Laboratório do curso de medicina — Foto: Divulgação

Laboratório do curso de medicina — Foto: Divulgação

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *