EE Maria da Glória Muzzi Ferreira recebe premiação em projeto de tecnologia


  • Compartilhar:

Projeto foi escrito através das ações realizadas em 2022 com os professores do itinerário formativo, onde desenvolveram a robótica sustentável.

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, recebeu oficialmente, no dia 18 de setembro, a placa do Fundo Social, da Cooperativa Sicredi, evento sobre prestação de contas e divulgação das entidades que conseguiram ganhar o Fundo Social.

A instituição E.E. Maria da Glória Muzzi Ferreira teve seu projeto aprovado na categoria de tecnologia, a servidora Vitória Nazareth da Silva e o professor Herbert Lee, foram representando a escola para receber a placa, um projeto escrito pela PCPI através das ações realizadas em 2022 com os professores do itinerário formativo, onde desenvolveram a robótica sustentável,  os resultados foram apresentados na FECILIM de 2022.

Roboação

O projeto “Roboação: Despertando a paixão pela robótica na escola pública” aprovado pela cooperativa, sua base foi a ação realizada no ano anterior, onde os alunos foram desafiados por sala para trazerem materiais recicláveis para a produção da nossa robótica, os estudantes trouxeram garrafas pet, elásticos, cd, canudos, palitos de picolé e tampas de garrafas.

Projeto tecnológico premiado teve enfoque na paixão pela robótica 

De acordo com os itens arrecadados foram distribuídos os desafios por sala, onde eles recebiam de volta o material, juntamente com um vídeo de passo a passo e um professor orientador, os discentes tinham total autonomia para adaptar o projeto desde que não perdesse o objetivo inicial. E assim os alunos ao final do período apresentaram suas criações para a coordenação.

A ex-PCPI quando recebeu o comunicado sobre o programa Fundo Social, na hora pensou em levar a robótica para os alunos, já que eles aceitaram o desafio da sustentabilidade sem questionar por que eles não tinham materiais apropriados.

“Pensando em todos os alunos e na motivação de seus estudantes, eu escrevi o projeto de Roboação, onde o principal objetivo era que os alunos pudessem ter a oportunidade de estudar robótica, uma escola de periferia com alunos das mais diferenças nacionalidades proporcionando uma experiência única”, menciona.

No projeto foi solicitado um laboratório de robótica e uma impressora 3d, pois pensamos na inclusão e igualdade de oportunidades: A disponibilidade desses recursos em nossa escola, por meio do apoio da instituição bancária, garantirá que todos os alunos, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham acesso a essa tecnologia. Isso contribuirá para reduzir a desigualdade de oportunidades e promover uma educação mais inclusiva e equitativa.

O desenvolvimento de habilidades essenciais do século XXI, como o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração. Os alunos terão a oportunidade de projetar, iterar e melhorar seus próprios projetos, estimulando a autonomia e a capacidade de resolver desafios complexos.

A justificativa para ganhar o laboratório móvel de robótica de uma instituição bancária baseia-se na relevância educacional, na inovação tecnológica, na responsabilidade social, na parceria estratégica, na transformação da educação e no legado duradouro que esse investimento trará para nossa escola e para a comunidade.

A cooperativa declarou um compromisso sólido com o bem-estar da comunidade, por meio de sua agência dos Jequitibás, oferecendo apoio integral à escola na divulgação do programa e incentivando sua participação. Além disso, a escola localizada como meta realiza uma feira anual de robótica, aberta à comunidade, na qual os alunos terão a oportunidade de expor seus projetos e compartilhar seus conhecimentos com pais, colegas e professores. Essa iniciativa promove a interação e o aprendizado colaborativo, fortalecendo ainda mais a parceria entre a escola e a cooperativa.

No dia 10 de outubro a unidade recebeu oficialmente a impressora 3d, kit de robótica e alguns insumos para desenvolver os trabalhos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *