O Sevilla anunciou que identificou e entregou às autoridades um torcedor por praticar racismo e xenofobia durante o empate por 1 a 1 contra o Real Madrid, neste sábado. Em nota, o clube disse que expulsou e denunciou o racista do estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Como manda a lei espanhola, a nota não cita nomes, mas o jornal Marca registrou o momento em que um homem imita um macaco para insultar Vinicius Junior (veja mais abaixo).
Sevilla 1 x 1 Real Madrid | Melhores Momentos | Campeonato Espanhol
A nota do Sevilla na íntegra:
O Sevilla FC informa que após detectar comportamento xenófobo e racista de um torcedor em suas arquibancadas, identificou, expulsou do estádio e denunciou imediatamente esta pessoa às autoridades. Além disso, serão aplicados os regulamentos disciplinares internos.
O Sevilla FC é contrário e condena qualquer comportamento racista e xenófobo, mesmo que isolado, como é o caso, e mostra a sua disponibilidade e colaboração com as autoridades para erradicar estas atitudes, que não representam um adepto como o do Sevilla.
Relatos de quem esteve no estádio dizem que houve registro de gritos de macaco e sons que imitam o animal em alguns momentos do jogo. Em um deles, Vinicius Junior esteve envolvido. No fim do segundo tempo, o brasileiro reclamou de cera dos rivais, empurrou Nyland e começou uma pequena confusão. O jornal Marca registrou, nesse instante, um homem imitando um macaco (veja acima).
O Real Madrid não se manifestou sobre o caso. A LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol, se limitou a republicar o comunicado oficial do Sevilla e reforçar sua campanha antirracista.
Gringolândia: caso Vinicius Junior é histórico na luta contra o racismo
O Real é líder do torneio, com 25 pontos, e o Sevilla ocupa a 13ª posição, com nove. Os dois times voltam a campo na próxima terça, pela Champions League: a equipe de Carlo Ancelotti visita o Braga, em Portugal, e o time de Sergio Ramos pega o Arsenal, em Londres.