- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 24 Outubro 2023 15:08
“O futuro está ligado diretamente a soluções que envolvam tecnologias e projetos sustentáveis. Apresentar ideias que possam contribuir para isso e estimular crianças a caminhar com esse pensamento é incrível”, sintetizou a aluna do Sesi/Senai Sobradinho Ana Cecília Vivaldi, de 17 anos, ao falar da participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Muitos assistiram às explicações dos nossos projetos encantados, pois são inovações que podem mudar realidades.”
A estudante integra o grupo que criou o Infiltrado. É um filtro ecológico sustentável que utiliza carvão ativado extraído da planta leucena e quartzos, ambos encontrados no Cerrado, visando à melhoria da qualidade hídrica das comunidades.
O trabalho escolar foi um dos oito expostos no estande do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) — veja o resumo de cada um. Realizada de 16 a 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação busca mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e a inovação.
O casal Taís Tauana Sousa e Caio Oliveira, ambos de 21 anos, esteve no evento no sábado (21). Eles escolheram o passeio de fim de semana por serem entusiastas e estudantes da área de tecnologia da informação. “A feira de educação é uma oportunidade de estarmos ligados no que há de inovador e de conhecer novos campos do mercado de trabalho”, afirmou Caio. “Aqui vemos o quanto a garotada está à frente das gerações anteriores — são pequenos pesquisadores. Podemos dizer que eles têm um futuro promissor”, completou Taís. Os dois são alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Ela do curso de Informática Básica e ele de Programador Full Stack.
Além dos projetos criados por estudantes, o Sesi-DF apresentou ao público da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o programa F1 in Schools, apoiado pela Fórmula 1, que desafia crianças e jovens a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. Os estudantes precisam desenvolver um protótipo de veículo e preparar um plano de negócios.
A instituição também levou à programação duas iniciativas na área de cultura. Uma foi o Sesi-DF Cultural, que contribui para a democratização do acesso à arte com apresentações gratuitas. No dia 18, o grupo Circo Teatro Artetude encantou o público infantil com o espetáculo O Circo dos Irmãos Saúde, que interagiu com as crianças lhes tirando diversos sorrisos.
Representando o Vozes da Indústria — concurso musical voltado para trabalhadores da indústria e seus dependentes com o objetivo de descobrir e valorizar o potencial de novos talentos —, a cantora Josiane Alves, vencedora da edição de 2021 da disputa, apresentou, no dia 16, o show Brasilidades.
Descobertas para transformar a realidade
“O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é aproximar as pessoas do fazer científico e despertar o interesse pela área desde a infância. O conhecimento é o que nos liberta e, quanto mais dominamos os fenômenos que nos cercam, mais podemos agir sobre eles e, assim, transformar a realidade”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na abertura do evento, em 17 de outubro.
O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Graciomário de Queiroz, compareceu à cerimônia. Para ele, a iniciativa é um mecanismo para impulsionar crianças, adolescentes e jovens a descobrir expertises que lhes darão uma boa colocação no mercado de trabalho. “A indústria, por exemplo, necessita de profissionais engajados com a tecnologia. E, participando de eventos como este, eles garantirão a descoberta de um novo universo. É a ciência contribuindo para o novo amanhã.”
Também participaram da abertura do evento os ministros da Educação, Camilo Santana, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Saúde, Nísia Trindade, e das Comunicações, Juscelino Filho, além de outras autoridades dos governos federal e distrital.
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF