Yang Junfeng, Diário do Povo
A tecnologia “digital twin” consiste na representação digital de um objeto ou processo físico. Ela estabelece um vínculo entre os mundos real e virtual.
Plataforma de simulação virtual de uma estação de tratamento de água em Shanghai. (Foto de Shen Chunchen/Diário do Povo Online)
Na China de hoje, a tecnologia digital twin está capacitando várias indústrias em expansão, como o transporte digital, as cidades inteligentes e a protecção ambiental, tornando o desenvolvimento econômico e social mais inteligente.
Uma nova via expressa atualmente em construção na província de Anhui, no leste da China, recorreu à tecnologia digital twin desde o seu início. Uma versão virtual da via expressa está sendo construída simultaneamente, à medida que a construção avança.
“Enquanto primeira via expressa inteligente em Anhui, ela incorpora tecnologias emergentes para construir um modelo de digital twin subjacente”, disse um representante do Anhui Transport Consulting & Design Institute. Ele permite a recolha em tempo real dos movimentos dos veículos, do clima, e outros dados de tráfego multidimensionais e, assim, possibilita o monitoramento e gerenciamento precisos da via expressa.
De acordo com o representante, espera-se que a tecnologia digital twin melhore a eficiência do tráfego, reforce as suas capacidades de resposta a emergências e reduza a duração dos encerramentos resultantes de condições meteorológicas adversas.
Os intervenientes acreditam que a evolução e a aplicação de tecnologias digitais estão a conduzir a soluções de transporte mais eficientes e inteligentes. Num futuro próximo, a rede rodoviária chinesa será altamente digitalizada, com o aumento de um mercado de economia digital de um bilião de yuans (136,7 mil milhões de dólares) relacionado com autoestradas, injetando um novo impulso no setor dos transportes para promover a modernização do país.
O rápido desenvolvimento e a ampla aplicação da tecnologia digital twin geraram novas ideias de planejamento urbano, construção, governação e gestão.
Na Cidade de Ciência e Tecnologia da Baía de Yazhou (YZBSTC), em Sanya, província de Hainan, no sul da China, um novo parque industrial inteligente está em construção. Construído pela iFlytek, uma empresa líder em inteligência artificial (IA), este parque industrial recorre à tecnologia digital twin e construiu um modelo de informação modelando dados espaço-temporais relevantes, apoiando, assim, vários sistemas de aplicação.
“Aproveitando algoritmos de IA e a plataforma de digital twin, concluímos a atualização da recolha de dados de unidades individuais para o fornecimento de big data de todo o YZBSTC. As inovações digitais tornam o desenvolvimento e o planejamento urbano gerenciáveis, controláveis e visíveis”, disse um executivo da iFlytek.
Suzhou, na província de Jiangsu, no leste da China, recolheu dados abrangentes e de alta precisão sobre suas arquiteturas antigas, fornecendo apoio aos esforços de proteção e restauro. A Nova Área de Xiong’an, na província de Hebei, no norte da China, sincronizou o planejamento e a construção urbana virtuais e reais.
Os especialistas acreditam que a construção digital twin de uma cidade permitiria uma gestão urbana mais eficiente e sustentável.
Durante um exercício de controle de enchentes no Rio Amarelo em 2023, um “Rio Amarelo digital” “fluiu” rapidamente em uma plataforma digital twin panorâmica, exibindo os perigos possíveis que poderiam ser causados por condições climáticas extremas. Esta plataforma demonstrou claramente a progressão das cheias e os danos nas áreas de baixio, com o objectivo de melhorar a eficiência do controlo das cheias.
Wu Dan, vice-diretor do centro de engenharia de informação da equipe digital twin do Laboratório do Rio Amarelo, explicou que a tecnologia é crucial para a governança inteligente da bacia do Rio Amarelo e que aumentará de forma abrangente as capacidades para garantir a segurança hídrica em toda a bacia.
A tecnologia digital twin também forneceu suporte técnico para a proteção ambiental na província de Zhejiang.
Em maio deste ano, em uma zona úmida alpina de 1.800 metros de altitude na Reserva Natural Nacional de Baishanzu, um par de patos-de-bico-pintado chineses foi capturado pelas câmeras. Os dados de localização, meteorológicos e hidrológicos foram transmitidos de volta ao sistema por meio de dispositivos de monitoramento da Internet das Coisas e de uma plataforma digital twin.
“Foi a primeira vez que patos-de-bico-pintado chineses foram avistados em uma altitude tão elevada desde que a reserva natural foi estabelecida, fornecendo informações valiosas para os especialistas que estudam os padrões e hábitos de migração deste animal”, disse Ye Lixin, engenheiro da reserva natural.
Os especialistas acreditam que a tecnologia digital twin tem amplas perspectivas de aplicação na conservação ecológica. Ela só oferece aos cientistas mais ferramentas para investigar e salvaguardar o ambiente natural, mas também ajuda as agências governamentais e empresas relacionadas a encontrar um melhor equilíbrio entre o crescimento económico e a proteção ambiental.