Dupla estrangeira cria hit eletrônico de composição paraense ‘Rodopiado’ — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A composição paraense “Rodopiado” viralizou com mais de 12 milhões de visualizações na internet esta semana após a dupla estrangeira Sofi Tukker produzir remix com batidas de música eletrônica e gravar vídeo dançando a versão nas redes sociais.
A letra “Veneno, veneno. Veneno pinga da boca daquela cobra. Eu tava me olhando, mundiando, olhei pra ela. E digo, sou vaqueiro marajoara” já ganhou a boca do público e brasileiros anseiam pelo lançamento do hit com a batida eletrizante.
A música original foi produzida na Amazônia, por Ronaldo Silva, mestre da cultura popular, músico e compositor. O som foi um de seus primeiros lançamentos, ainda em disco de vinil, publicado na década de 1980 e lanado no álbum “Via Norte”.
O material traz em sua composição as batidas do carimbó, ritmo tradicional do Pará, mas que ganhou novos traços ao ser conduzido para uma pegada contemporânea, conquistando o público internacional.
Veja o remix abaixo:
Dupla estrangeira cria hit eletrônico de composição paraense ‘Rodopiado’
Para o compositor, a linguagem utilizada há 36 anos, falando o português e sobre as temáticas da Amazônia, permanece muito atual. Por isso, artistas como Gaby Amarantos e a própria dupla estrangeira resolveram regravar sua música.
“Acho muito legal porque é como se a música fosse vestida de outra forma. Fico feliz e agradecido por, ainda em vida, ter um reconhecimento como esse”, declarou o compositor Ronaldo Silva.
A canção integra a discografia de 15 álbuns do paraense, sendo tocada também na tradicional festa do Arraial do Pavulagem, uma das maiores manifestações culturais do Pará e que também foi fundada por Ronaldo Silva junto junto a outros produtores.
Dupla Sofi Tukker — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Dupla Estrangeira
Não é a primeira vez que os artistas Sofi Tukker, composto pelo estadunidense Tucker Halpern e pela alemã Sophie Hawley-Weld, reproduzem em suas batidas as letras brasileiras.
Outro hit da dupla que fez bastante sucesso é música “Drinkee” que conta com mais de 100 milhões de reproduções, sendo utilizado também uma composição brasileira como base.
A razão por trás do fascínio nas letras brasileiras, talvez seja pela proximidade de Sophie com o país. Ela já morou por 6 meses no Rio de Janeiro, onde estudava e imergia nas canções brasileiras.
As produções da dupla são voltadas pro gênero house music, possuindo também feat com o DJ brasileiro de música eletrônica, Vintage Culture, que toca a mesma vertente.
Repercussão
A marca da composição e a escolha da reprodução por Sofi Tukker deixou uma grande expectativa entre o público brasileiro. Nas cenas divulgadas nas redes sociais, apenas um trecho da música foi remixada e divulgada, trazendo um questionamento se vão publicar a integra do material.
Ronaldo Silva comenta sobre repercussão de composição na versão eletrônica — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ronaldo Silva questionado sobre o assunto declarou que pretende liberar os direitos autorais para dupla, assim podem tocar mundo a fora e disseminar a música do Pará em diversas culturas diferentes.
“Existe a felicidade da música chegar na cultura do outro. Fico imaginando o quanto já circulou pelo mundo, e isso é ,muito legal pra todos nós. Essa música foi feita a muito tempo atrás, acho demais que tenha sobrevivido e que chegue em outros lugares”, finalizou.
Expectativa
Anteriormente, a dupla Sofi Tukker já se apresentaram no festival Lollapalooza Brasil, trazendo também letras brasileiras misturadas ao remix da música eletrônica.
Nas redes sociais, o público relembrou a visita ao país e de como gostariam que esse momento se repetisse, mas agora com a composição de Ronaldo Silva, podendo ser cantada por milhares de pessoas ao vivo.
“Vivi pra ver canção popular do Ronaldo Silva virar hit mundial”, comentou uma pessoa.
Outra destacou “Do Pará pro Mundo, venham pro Brasil tocar esse set!”.
O g1 Párá, entrou em contato com a dupla para saber detalhes sobre o lançamento e a possibilidade de shows no Brasil. Até o momento desta publicação aguardamos retorno.