Que profissão é essa? Sistemas de Informação e os caminhos da tecnologia


Por Joabson Silva – Publicada em: 27 de outubro de 2023

Quando você entra em um aplicativo, acessa sua rede social preferida, visita o site do seu banco para efetuar um pagamento ou lê uma notícia, você está transmitindo e recebendo informações através de sistemas criados para essa finalidade. Gerenciar o fluxo de dados que circulam, diariamente, por esses sistemas é uma responsabilidade atribuída ao profissional de Sistemas de Informação.

Planejar, organizar e desenvolver sistemas de processamento, armazenamento e recuperação de dados; administrar redes de computadores; controlar o fluxo de informações e construir sites são algumas das funções que podem ser adquiridas no curso de Sistemas de Informação da Uesb, campus de Jequié.

O mercado de trabalho para o setor de Tecnologia da Informação (TI) está aquecido e continua em expansão. Os sistemas informatizados estão presentes em empresas de qualquer tipo e tamanho e isto representa boas oportunidades de trabalho nesta área. O profissional pode atuar em diferentes segmentos de TI, tais como: administração de redes; análise e desenvolvimento de software; análise de sistemas; arquitetura e administração de sistemas; gestão de banco de dados; gestão de projetos de TI; e consultoria estratégica em TI.

Jeziel Lago é egresso do curso de Sistemas de Informação da Uesb (Foto: Acervo pessoal)

Analista de Sistemas formado pela Uesb, em 2016, Jeziel Lago trabalha atualmente desenvolvendo softwares na startup brasileira bancária Nubank. Ele viu no mercado tecnológico uma possibilidade de evoluir na área, que, para ele, ainda é carente de profissionais qualificados. “Cada vez mais, a demanda aumenta, mas a quantidade de pessoas qualificadas geradas pelas universidades/cursos não consegue suprir essa necessidade”, conta.

Ele destaca que suas atividades diárias envolvem entender as necessidades da empresa para melhor atender os clientes. “É preciso discutir possíveis soluções técnicas para atender essas necessidades, codificar as soluções, transformando-as em softwares e, por fim, monitorar e evoluir”.

Com essa perspectiva, Jeziel optou pela área de desenvolvimento de softwares, já que sua formação universitária possibilitou um repertório prático que colaborou nas demandas exigidas pelo trabalho. “O curso me proporcionou muitas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Durante a graduação, pude participar de projetos de pesquisa, os quais foram fundamentais para que eu consolidasse o meu interesse por desenvolvimento de softwares e, antes mesmo de concluir o curso, eu já estava atuando na área”, afirma. 

O curso na Uesb – Na Uesb, o curso de Sistemas de Informação é focado na concepção de um profissional que atue em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações. Para isso, a graduação oferece uma formação tecnológica e humanística com ênfase no estudo das organizações e proporciona uma combinação entre teoria e prática, tornando os estudantes mais habilidosos em enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

“O curso busca contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico no âmbito local, territorial, estadual e nacional, preparando profissionais que possam contribuir na mudança e transformação da realidade social em relação à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Para tanto, busca-se a formação de profissionais com reflexão crítica e humanística, com responsabilidade social”, pontua o professor Agnaldo Volpe, coordenador do curso.

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software da Uesb, campus de Jequié

Criado em 2005, o bacharelado em Sistemas de Informação funciona no campus de Jequié e já formou 118 analistas de sistemas que atuam em todo país. Com oferta anual de 33 vagas, as aulas são ministradas no período diurno.

Dentre os diferenciais do curso, está o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS), oriundo de convênio firmado entre a Universidade e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado da Bahia. O espaço proporciona ações de inclusão, inovação e difusão de conhecimentos em Ciências e Tecnologia.

Além disso, os alunos podem participar de diferentes projetos de pesquisa e de extensão, atividades de exposição participada e estudos em grupos. Atualmente, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possibilita ao estudante a realização de uma monografia, desenvolvimento e registro de software ou a publicação de artigos científicos.

Conheça mais sobre o curso de Sistemas de Informação clicando aqui


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *