Os 87 habilitados seguem para a próxima fase, de mérito cultural, e o resultado final deverá ser divulgado no final de novembro
Os artistas e produtores culturais de Anápolis já podem conferir o resultado da fase de habilitação das propostas dos projetos inscritos na Lei Paulo Gustavo. Ao todo, foram inscritos 136 projetos e destes, 87 foram habilitados e seguem para a próxima fase do processo, que irá avaliar o mérito cultural de cada projeto, 22 foram inabilitados e 27 considerados nulos por duplicidade na inscrição.
A lista dos habilitados foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira, 27, e também está disponível no site. Os projetos foram escolhidos após as devidas análises de documentação e seleção. “Esta é uma fase em que foram analisadas as documentações dos inscritos. Ao todo, o edital prevê 54 cotas, que agora serão disputadas pelos proponentes que passaram nessa fase do processo. Agora, os projetos serão analisados por pareceristas especialistas no âmbito cultural”, explica a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.
O edital, que destinará cerca de R$ 3 milhões para o segmento em Anápolis, contempla o apoio a produções audiovisuais, apoio a reformas, restauros, manutenção e o funcionamento de salas de cinema, bem como projetos de cinemas de rua e itinerantes. E também apoio à capacitação, formação e qualificação no audiovisual e apoio a cineclubes. Cerca de R$ 2 milhões do montante serão aplicados nos projetos audiovisuais.
E além das linguagens ligadas diretamente ao audiovisual, o edital também contempla outras linguagens, como artes visuais, cultura de rua, cultura popular e artesanato, dança, literatura, teatro, cultura circense e projetos musicais.
Para a secretária de Integração, Eerizania Freitas, a população anapolina será a maior beneficiada com os projetos que serão contemplados com a Lei Paulo Gustavo. “O segmento cultural, em especial o audiovisual, tem muito a ganhar com esse recurso. E quem mais ganha, de fato, são os anapolinos que poderão em breve ter acesso como expectadores. São projetos muito bons e que, com certeza, fomentarão muito a cultura no município”, comenta.
Próxima etapa
Os habilitados na análise documental seguem para a fase seguinte, que é a análise de mérito. Nesta etapa, o material será analisado por pareceristas que não pertencem à gestão municipal, nem ao Fundo Municipal de Cultura (FMC), e são, portanto, isentos. O processo de credenciamento para pareceristas segue até o dia 29 de outubro. Na próxima semana, será divulgado o resultado final do credenciamento e eles serão contratados para esse fim, dando pareceres técnicos para que a comissão do FMC possa homologar as análises.
Cronograma
27/10 – Divulgação das propostas habilitadas
30/10 a 01/11 – Período para recursos
08/11 – Resposta recursal
13/11 a 22/11 – Análise de mérito cultural
27/11 – Divulgação dos classificados