Ryzen AI HX 370 atropela Intel Core Ultra 258V em games nos testes da AMD


Com o lançamento completo dos processadores Ryzen AI 300 e os Lunar Lake, a AMD resolveu cutucar a rival Intel e disponibilizou gráficos de comparação CPUs das duas famílias. No material divulgado pelo time vermelho, a AMD alcança um desempenho 75% mais forte do que sua concorrente em Full HD.

Os 16 testes foram realizados em resolução Full HD e os jogos foram configurados em qualidade média, resultando em um massacre por parte da AMD. Nos benchmarks, a companhia colocou o Ryzen AI 9 HX 370 contra o Intel Core Ultra 7 258V, resultando em ganhos médios de 75%, mas que podem chegar a mais 100%.

Dentre os destaques nessa bateria de testes, Call of Duty: Black Ops 6 e Baldur’s Gate 3 foram 105% melhores no Ryzen AI 9 HX 370 do que no modelo da Intel. Do outro lado, a menor diferença foi observada em Spider-Man Remastered, com um ganho de “apenas” 44%.

Testes da AMD foram realizados em um Zenbook S 16, enquanto a CPU da Intel estava em um Zenbook S 14 (Imagem: AMD).
Testes da AMD foram realizados em um Zenbook S 16, enquanto a CPU da Intel estava em um Zenbook S 14 (Imagem: AMD/Reprodução).

Testes feitos com FSR e XeSS

Embora os resultados sejam bem impressionantes, a segunda metade dos gráficos mostra que esses números foram obtidos com tecnologias como o FSR 3, AMD HYPR-RX e o Intel XeSS. Todos esses recursos visam oferecer um ganho adicional de frames por upscaling ou por uma série de outros recursos via driver.

O motivo para a AMD ter revelado esses benchmarks agora é o lançamento recente dos primeiros notebooks com processadores Intel Core Ultra 200V. Em contrapartida, os Ryzen AI 300 já estavam disponíveis alguns meses antes no mercado internacional.

Comparativo sem ajuda de outras tecnologias torna o embate entre processadores mais apertado (Imagem: AMD/Reprodução).
Comparativo sem ajuda de outras tecnologias torna o embate entre processadores mais disputado (Imagem: AMD/Reprodução).

Por mais que a AMD leve uma vantagem nos notebooks contra a Intel, é bom aguardar pelos benchmarks de veículos especializados, como o TecMundo, para fazer uma comparação direta.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *