A cultura começa a semana de luto. Internado desde o começo de outubro na capital paulista, Danilo Miranda morreu na noite deste domingo, 29 de outubro. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório do diretor regional do Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo (Sesc/SP) será aberto ao público, das 10h às 15h, no teatro do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93). Às 17h, em Itapecerica da Serra (SP), acontece a cremação, no Cemitério Horto da Paz.
A morte foi anunciada no começo da madrugada nos perfis oficiais de Danilo Miranda e também do Sesc SP, através de comunicado de sua assessoria de imprensa.
Neste momento de grande consternação para todos nós, em nome da Presidência, do Conselho Regional e do corpo de funcionários do Sesc SP, prestamos nossa solidariedade e sinceros sentimentos à família e aos amigos de Danilo, e nossa homenagem ao querido diretor e companheiro”, diz parte da nota.
Danilo Santos de Miranda nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), em abril de 1943. Especialista em ação cultural, era formado em Filosofia e em Ciências Sociais, tendo realizado estudos complementares na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e no Management Development Institute, em Lausanne, na Suíça. Foi presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial, em 2004, e presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, em 2009. Atuava como conselheiro em diversas entidades brasileiras e estava à frente do Sesc/SP desde 1984.
Um dos homenageados no Prêmio Milú Villela em novembro do ano passado, Danilo Miranda representou o verbo “inspirar”. Leia abaixo os perfis dos premiados na publicação.
Saiba mais sobre o Prêmio Milú Villela – Itaú Cultural 35 Anos.
Os nomes que foram homenageados ganharam também uma série, Trajetórias, sobre suas vidas e atuações no mundo da cultura. Todos os episódios estão disponíveis na Itaú Cultural Play.
No começo da pandemia de covid-19, em maio de 2020, o Itaú Cultural lançou a série Diálogos, onde o então diretor Eduardo Saron conversava com gestores, produtores e nomes da cultura. A estreia foi com Danilo Miranda e pode ser assistida na íntegra no vídeo abaixo.
Na Revista Observatório 34, publicada digitalmente em abril deste ano, Danilo Miranda assinou um artigo sobre a importância de aprimorar metodologias de mensuração e contabilização para saber o real impacto econômico da cultura no Brasil.
“O entendimento e a geração de visibilidade para os diferentes ganhos trazidos pelas atividades culturais e criativas são decisivos para o seu desenvolvimento e, por conseguinte, para o desenvolvimento econômico brasileiro”, diz parte do artigo.
Leia aqui na íntegra.