O mês de outubro foi de sucesso nas vendas de videogames na Europa. Segundo dados publicados pelo Games Industry, Call of Duty: Black Ops 6 foi um dos grandes responsáveis por isso – para a surpresa de absolutamente ninguém, não é mesmo?
Todo ano é a mesma coisa: os meses de lançamento de CoD sempre têm grandes números. Agora, talvez, a diferença principal seja que ele está disponível sem custo adicional no Xbox Game Pass, o que pode ter contribuído diretamente para que ele tenha vendido bem menos do que Modern Warfare 2, de 2022, com os lançamentos alinhados – cerca de 28%.
Mesmo assim, Black Ops 6 representou um aumento de 5% em relação a Modern Warfare 3, do ano passado, e ajudou o mês de outubro a registrar um total de 18,5 milhões de games em toda a Europa, um aumento muito significativo de 12,4% em comparação com o mesmo período de cinco semanas de 2023.
Se considerarmos apenas as versões de PlayStation, as vendas de Black Ops 6 foram 26% maiores em relação a Modern Warfare 3 e 2% em relação a Modern Warfare 2. Em segundo lugar no ranking do mês ficou mais um “lançamento”: EA Sports FC 25. O jogo de futebol saiu no fim de setembro e vendeu um pouco menos, com uma queda de 2% em comparação com o título do ano passado no mesmo período de cinco semanas.
Dragon Ball: Sparking! Zero, da Bandai Namco, fecha o pódio. Nas primeiras quatro semanas no mercado, vendeu mais do que o dobro do jogo anterior que vendeu mais rápido, Dragon Ball Z: Kakarot, de 2020. Hogwarts Legacy, Super Mario Party Jamboree, Silent Hill 2, Dragon Age: The Veilguard, GTA 5 (sempre ele!), The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom e Undisputed completam o Top 10.
Mesmo com Black Ops 6, venda de consoles segue diminuindo
No setor de hardware, 422 mil consoles foram vendidos nos mercados monitorados, uma queda de 26% em comparação com o mesmo período de cinco semanas em 2023. Ao que tudo indica, estamos mesmo chegando ao momento da geração começar a declinar significativamente.
As vendas do PS5 caíram quase 29% em relação ao ano passado, as do Nintendo Switch diminuíram 10%, e as do Xbox tiveram uma queda superior a 49%. Até agora, neste ano, as vendas de consoles de jogos caíram 28%, analisando somente o mercado europeu, em relação ao ano anterior.