Dentro das comemorações pelo Novembro Negro, mês que destaca a Consciência Negra, a Escola Estadual Santo Antônio realiza nesta quinta-feira (21) uma série de atividades e apresentações envolvendo os alunos, em um evento batizado por Africanidades. De acordo com Isabel Pires, que é coordenadora pedagógica da escola, o evento, que segue até sexta (22), promove conhecimento e arte.
“Aqui a gente discute o tema ao longo de todo o ano letivo, desde a jornada pedagógica, que tivemos palestrantes que falaram sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura africana, afro-brasileira e indígena. E nesse mês de novembro, a gente tem feito atividades referentes à valorização da cultura negra. Hoje e amanhã estamos com as apresentações dos estudantes”.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Durante o evento estão sendo apresentados desfile da beleza negra, declamações de poesias de pessoas negras, performances artísticas com dança, música, roda de conversa, entre outras atividades, como um podcast, produzido pelos estudantes, com Flávia Sacramento, que é estilista de moda e ativista cultural. Segundo a coordenadora, os alunos participam ativamente do desenvolvimento de todas as atividades.
“É uma programação bem vasta, bem diversificada, produzida por nossos estudantes e por nossos professores. Além disso, temos também exposição fotográfica, que foi produzida por nossa professora Simone, que é uma professora da área de humanas, com estudantes do oitavo ano, referente também a um projeto que tivemos aqui na escola, que foi o Pretitude em Foco”, informou Isabel Pires.
A estudante Angela Gabriela Santos Sousa definiu o evento como perfeito e afirmou que o projeto melhorou a integração entre os alunos. “Adorei, amei. Foi tudo lindo, incrível e o projeto ajudou muito a união entre os alunos”, afirmou.