Como criar uma cultura de ESG & inovação?


No dia 18 de outubro, o Centro de Intraempreendedorismo da Fundação Dom Cabral lançou o relatório #NotEnough ESG e Inovação. Durante meu intercâmbio de pesquisa na Europa, nos dedicamos a essa pergunta: até que ponto o ESG e a inovação por meio do intraempreendedorismo de impacto criam valor financeiro?

Para gerar respostas, analisamos dados de 420 grandes empresas participantes do ranking 360º, organizado pela Época NEGÓCIOS, e realizamos mais de 30 entrevistas com conselheiros, executivos C-level, gestores e intraempreendedores. A pesquisa foi supervisionada por um conselho consultivo internacional composto por especialistas internacionais.

Concluímos que empresas com maior investimento e estruturas sólidas em termos de ESG e inovação criam maior valor para os seus stakeholders:

•Para acionistas e investidores: reduções de custos, redução do custo de capital;

•Para os colaboradores: atração de talentos por meio da melhoria do clima organizacional;

•Para os clientes: melhor retenção de clientes, reputação e branding;

•Para as comunidades: geração de renda e oferta de produtos e serviços direcionados aos mercados de baixa renda;

•Para o meio ambiente: práticas mais eficientes de gestão de resíduos.

Para colher esses benefícios, surge a pergunta: como é uma cultura organizacional que apoia projetos de inovação e sustentabilidade promovidos por intraempreendedores de impacto? Com base em nossos dados, bem como nos benchmarks mencionados pelos nossos entrevistados e membros do conselho consultivo internacional, os aspectos centrais de uma cultura ESG e inovação são:

•A empresa investe em ESG & inovação, desafia e treina seus funcionários para gerar ideias sobre prioridades claras;

•Apoia intraempreendedores que buscam ideias promissoras por meio de mentoria e fundos de investimento internos dedicados;

•A liderança vê ESG e inovação como diferencial para a empresa, está preparada para assumir riscos e vê os erros inerentes ao processo de inovação como oportunidades de aprendizagem.

Se sua empresa quer se beneficiar das sinergias entre ESG & inovação, a nossa recomendação é: comunique suas prioridades de ESG & inovação claramente, crie um processo estruturado de captar e desenvolver ideias, e apoie seus jovens talentos a implementarem as ideias mais viáveis. Para que isso aconteça, as áreas de ESG, inovação e pessoas precisam sentar à mesa e alinhar sua atuação, porque um processo bem estruturado cria benefícios claros para cada um.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *