Ana Cristina Froner é a nova diretora do IEACEN


O Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN) e o Teatro de Arena, instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), têm nova diretora. Ana Cristina Froner passa a ser responsável pela gestão e curadoria dos projetos do instituto – com sede no Multipalco Eva Sopher, no complexo cultural do Theatro São Pedro – e do Arena – localizado no viaduto da Otávio Rocha, na Borges de Medeiros. Ela assume o posto deixado por Gabriela Munhoz, recentemente empossada como diretora artística do Theatro São Pedro.

Atuante na área há mais de 20 anos, Ana Cristina é formada em Artes Visuais, com especialização em Gestão Cultural. Tem experiência em coordenação e execução de projetos via Lei Rouanet, com destaques para premiações como o Troféu Açorianos de melhor espetáculo.

Foi diretora do Departamento de Cultura da Universidade Luterana do Brasil e diretora artística de instituições como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Museu Julio de Castilhos. Ana também tem experiência com projetos sócio-culturais e, atualmente, integrava a equipe de programação artística do Theatro São Pedro e de assessoria de projetos culturais do Centro Histórico Cultural da Santa Casa (CHC Santa Casa).

SOBRE O IEACEN

Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN), fundado em 14 de novembro de 1990, destina-se a atender as atividades que compõem as artes cênicas — circo, dança, teatro e ópera — em todo o Rio Grande do Sul. O principal objetivo do instituto é construir uma base sólida capaz de sustentar a continuidade da produção artística do Estado e o acesso da população gaúcha à pluralidade de linguagens e estéticas do setor e promoção da diversidade em suas múltiplas dimensões.

Este ano, a equipe do IEACEN mudou-se para o Multipalco Eva Sopher, complexo cultural do Theatro São Pedro. Em julho, ocorreu o lançamento do projeto Lab Multipalco, com a abertura de editais de ocupação, que buscam ampliar o acesso de classes e artistas de regiões descentralizadas através de apoio logístico do parceiro Sesc/RS.

SOBRE O TEATRO DE ARENA

O Teatro de Arena, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), localiza-se nos altos do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico de Porto Alegre. Fundado pelo Grupo de Teatro Independente, foi inaugurado em 17 de outubro de 1967, com a peça “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. O Arena atuou como um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar (1964-1985).

O acervo Sonia Duro, que antes ficava no Teatro de Arena, passou a ser digital desde setembro de 2022. Estão disponibilizados de forma on-line, os textos teatrais censurados durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Trata-se de uma coleção com mais de 600 autores e 1200 publicações. A coleção de publicações está disponível na página Acervos da Cultura RS.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *