A Fundação Elias Mansour (FEM), por meio do Ministério da Cultura (MinC), já conseguiu realizar as etapas das conferências municipais para a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) em 14 municípios do Acre, e espera encerrar o ciclo de debates, iniciado em Tarauacá, em 20 de setembro. Já a Conferência Municipal de Rio Branco, tem programação agendada para 1º e 2 de dezembro.
A 4ª CNC, que tem como tema central “Democracia e Direito à Cultura”, é uma oportunidade de a sociedade civil interferir e participar da formulação e execução das políticas culturais, visando garantir uma gestão democrática da política cultural em todo o estado.
Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, todos os esforços estão sendo feitos para garantir total apoio aos fazedores de cultura, com o objetivo de que ninguém seja prejudicado pela falta de conhecimento para a elaboração dos projetos.
“Estamos colocando nossas equipes em campo para auxiliar os fazedores de cultura, ressaltando que é de interesse de todos aproveitar esses espaços de debate e proposição de políticas para o setor cultural, envolvendo o poder público, a sociedade civil, as comunidades culturais, artistas, produtores, agentes e articuladores”, explica Kinpara.
Todos os encontros, segundo a coordenadora de Projetos, Elane Cristine Almeida, têm sido muito positivos, reunindo artistas, fazedores de cultura, lideranças indígenas, representantes do poder público e de diversos segmentos culturais.
“Os munícipes fazem questão de sempre demonstrar gratidão à equipe da FEM pelo incentivo e apoio que estão recebendo”, enfatiza Elane.
Nas etapas municipais, a FEM realiza primeiro uma oficina para elaboração de projetos. Somente depois faz a solenidade de abertura do evento, com a leitura do documento orientador do MinC. No dia seguinte acontece a plenária, com a apresentação das propostas e a eleição dos delegados municipais, representantes do poder público e da sociedade civil.
Após a realização das etapas municipais, a FEM iniciará a etapa estadual, prevista para início de dezembro. As propostas apresentadas por todos os municípios serão sistematizadas por eixos, para discussão em grupos e apresentação na 4ª CNC.
Os representantes municipais serão acolhidos em Rio Branco e, para isso, a FEM vem fazendo articulações com as autoridades municipais de cultura, a fim de que valorizem e contribuam ao máximo para a vinda de seus delegados eleitos. Nos municípios, as equipes da FEM atuam em parceria com os membros do Conselho de Cultura e servidores do escritório do MinC no Acre.