Na primeira coluna de 2025, falamos de duas grandíssimas estreias, no cinema e nos teatros. Ambas que trazem reflexões profundas sobre diferentes sociedades através de tramas que abordam o passado de ambos os países.
Além disso, há um pouco de música brasileira para curtir no fim de semana.
No cinema…
Estreou nesta semana nos cinemas brasileiros um dos filmes mais interessantes que poderá ser visto nesse início de ano e um provável concorrente de “Ainda Estou Aqui” no Oscar de Filme Internacional de 2025. Se trata de “A Semente do Fruto Sagrado”, do iraniano Mohammad Rasoulof.
Mesmo tendo sido gravado no Irã, o longa disputa a vaga no principal prêmio do cinema americano pela Alemanha. Isso porque ele foi rejeitado no próprio país pelo governo local e, inclusive, gravado totalmente escondido. Os dois protagonistas, por exemplo, estão presos. E o cineasta teve que fugir a pé do Irã para conseguir exibir o projeto mundialmente.
Na trama, recém-promovido a juiz de instrução, Iman luta contra a paranóia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares.
Quem está atrás de um filme reflexivo, político e intenso, precisa ir atrás de “A Semente do Fruto Sagrado”. É uma obra que vai discutir e questionar diretamente o governo iraniano, comandado pelo líder supremo Ali Khamenei, ao mesmo tempo que levanta um debate sobre a forma como as mulheres estão em meio a essa sociedade.
O longa está disponível no Cinesystem Botafogo, Estação NET Gávea e Rio, além do Kinoplex Fashion Mall.
No teatro…
Adaptação de “Os Irmãos Karamazov”. — Foto: Reprodução
Começou nesta semana e vai até o dia 25 de janeiro a temporada da peça que adapta o clássico livro de Fiódor Dostoiévski, “Os Irmãos Karamazov”. A direção é de Marina Vianna e Caio Blat. Já o elenco com o próprio Caio, além de Baby Santana, Luisa Arraes, Sool Miranda, Pedro Henrique Muller e mais.
A história é extremamente clássica e fala da Rússia antes da Revolução de 1917. Através disso, o público acompanha a disputa entre dois irmãos e seu pai, Fiódor, pela herança da família e o amor de uma mesma mulher. Em meio a isso, o pai deles é assassinado, o que pode ter sido cometido por um dos filhos, nenhum ou até mesmo os dois.
A peça tem exibições sempre de quarta-feira até domingo desde o dia da estreia, 8, até o próximo fim de semana, dia 19. Na última semana em cartaz, a peça vai passar a ser exibida de terça até sábado. O horário é sempre às 20h na Arena do Sesc Copacabana, na Rua Domingos Ferreira, 160.
Na música…
Começa nesta sexta-feira (10) o Universo Spanta, que reúne um pouco de tudo da música brasileira. Ele tem uma divisão muito interessante a partir dos dias com gêneros diferentes se misturando em cada um deles. Por isso, queria destacar um desses dias, o domingo (12).
Ele será focado na música regional do Brasil, com a grande atração sendo Zé Ramalho, mas também com outros grandes nomes. Duas delas na qual eu sou apaixonado são Lucy Alves e Juliana Linhares. Ainda tem Almério e Martins; Natascha Falcão; Rio Maracatu; Noites do Norte; e Boi de Miracema.
O Universo Spanta ocorre na Marina da Glória. O ingresso para esse dia, assim como para todos os outros, ainda está disponível. No domingo (12) eles estão R$ 260 (inteira) e R$ 130 (meia). Eles podem ser comprados diretamente no site do festival.